febre muito alta com 5 dias

febre muito alta com 5 dias

Postby xiribi on Sun Jan 27, 2008 10:46 pm

Boa Noite.
Há umas semanas vim cá expor uma suspeita de bronquiolite (o tal arrasta da expiração), mas que não passou disso mesmo. Foi apenas uma virose que passou rapidamente e respiração depressa ficou limpinha.
Agora sim, estou deveras preocupada, e o azar dos azares é que mais uma vez não consigo contactar o pediatra do meu filho hoje...
Começou com febre moderada terça à noite e quarta feira já batia os 39.8 graus, Os sintomas associados eram ranhoca (transparente) e alguma tosse (só no início da noite) com alguma expectoração. Na altura liguei ao pediatra que em face do facto de a febre ceder com benuron e de o miudo estar bem disposto e comer relativamente bem, disse-me para aguardar mais uns 2 ou 3 dias a ver a evolução... A verdade é que sempre foi isso que fiz em caso de virose, o meu catraio é um miúdo que faz febre alta facilmente e as afecções dele costumam ser essas viroses que ao fim de alguns dias passam, apenas medicando a febre alta (acima dos 39), a maior parte das vezes sem necessitar de ser visto por médico.
Ternho feito uns aerossois só com soro, tratei o melhor possível da limpeza do nariz e a febre foi-se mantendo alta (sempre acima dos 39), mas cedendo facilmente ao benuron (que umas vezes durava as 6h outras ía até às 8h), até sábado, dia em que começou a baixar naturalmente e passou todo o dia sem benuron e muito bem-disposto, pelo que pensei que ao fim de 4 dias, os virus deviam ter morrido e até o levei a apanhar um pouco de ar à rua, agasalhado.
Hoje, domingo acordou de manhã com 40 de febre e visivelmente afectado (mole, sem apetite, sem energia e muito chorão, tudo coisas raras nele). Fomos logo às urgências em Faro e o médico disse que ele tinha um corrimento amarelado na garganta (à semelhança do que escorre do nariz) e a garganta ligeiramente vermelha. Como não haviam indícios de rigidez na cabeça, nem manchinhas, afastou-se a hipótese de coisas mais graves. Não pediu análises mas receitou amoxicilina (8 dias) e actifed (5 dias) por suspeitar que possa haver causa bacteriana, mas foi inseguro no diagnóstico e disse que estava a jogar pelo seguro, apesar de não estar certo se haviam sinais suficientes de infecção por bactérias.
Eu confesso que sou muito conservadora em relação ao uso dos antibióticos (o meu filho felizmente nunca teve de tomar, apesar de frequentar creche e ter algumas viroses durante o inverno), e é certo que não sou médica, mas o meu instinto diz-me que não há razão para tomar a amoxicilina. Acresce que o meu filho é uma criança terrível para tomar o que quer que seja de medicamentos orais (terrível mesmo, no hospital tentaram dar-lhe brufen xarope das mais variadas maneiras, com seringa, com conta-gotas, com iogurte, com colher e ninguém conseguiu que ele engolisse o diabo do xarope). Ora, eu bem sei que a toma de antibióticos é uma coisa séria que deve ser rigorosa nas quantidades, na duração e nos horários. Como suspeito que o que o meu filho tem é uma virose e dado que sei que seria praticamente impossível dar-lhe o antibiótico de forma regrada, acho que prefiro esperar até amanhã e ver se ele tem melhoras... Se a febre começa a ceder de vez. Se de facto é mesmo uma virose e não precisa de antibiótico... Mas é um risco perigoso porque a febre que o afecta é muito alta, eu sei...
Agora à noite não quis comer absolutamente nada mas estava mais bem-disposto, mais brincalhão, embora um pouco sonolento (que me parece ser efeito do actifed, que lá consegui dar-lhe metade da dose misturada com fruta moída, mesmo assim foi um filme de baba e ranho...). A temperatura está a aguentar baixa (38 rectal) após 6h da última toma do benuron, estou a aguardar pelas 8h e ver se ele precisa de tomar outro (parece-me que sim, senão antes). E ele parece-me melhorzinho no geral, apesar de ter perdido completamente o apetite (no entanto se eu lhe oferecer uma batata frita, diz logo que sim e aposto que era capaz de comer um pacote... :D ).
Sinto que o meu instinto também deve valer de alguma coisa, e apesar de estar longe de ser médica, sou relativamente informada e leio muito sobre o assunto... sei que a grande maioria das doenças nesta idade (20 meses) são de origem viral, mas é óbvio que me sinto insegura por estar a "desobedecer" ao médico que receitou antibiótico. E verdade seja dita, apesar de o miudo hoje se ter ido um bocado abaixo, não me parece que esteja assim tão mal, apesar da febre alta (que nele é comum e eu já conheço de gingeira a sua evolução)...
Acham que fiz mal em não dar o antibiótico? O facto de estar há 5 dias com febres altas é grave? Posso esperar até amanhã à tarde e consultar o pediatra nessa altura?
Enfim, peço desculpa pelo testamento... mas as dúvidas são sempre muitas e a descrição também... e a mamã fica sempre nervosa ao ver o seu filho doente...
E ainda uma última pergunta (dado que eu habitualmente só medico a febre acima dos 39, se o bebé estiver genericamente bem): que inconvenientes tem esta atitude de deixar a febre "actuar"? Há repercurssões por ter febres altas durante 5 dias, afecta alguma coisa? Pergunto-me se o organismo dele aguenta temperaturas tão altas durante tanto tempo...

obrigada e beijinhos
xiribi

Re: febre muito alta com 5 dias

Postby xiribi on Mon Jan 28, 2008 1:03 pm

gracabastos30344 wrote:Bom dia:
provavelmente a resposta já vem tarde.
Por vezes depois das viroses as bactérias aproveitam-se dos estragos e instalam-se. Para ter a certeza se é essa a situação do seu filhote, eu teria feito radiografia de torax e um doseamento de PCR no sangue, que é uma análise que ajuda a perceber se se trata de vírus ou bactéria. Mas mesmo as situações bacterianas das vias aéreas superiores muitas vezes passam sem antibiótico, senão a raça humana não tinha resistido ao longo dos tempos (se antes do aparecimento dos antibióticos morressem de cada vez que tinham uma otite ou uma amigdalite). No entanto há algumas situações que devem ser medicadas, mesmo que sejam só das vias aéreas superiores.
Se o seu menino melhorou sem o antibiótico, provavelmente é a mãe é que tem razão e trata-se apenas duma virose, que por vezes demoram 5-7 dias ou mais.
Mas se ele hoje ainda não estiver melhor, deve ser reobservado.
A febre é uma defesa do organismo, como sabe. não faz mal deixá-lo ter febre desde que não passe dos 39-40. O difícil nessa situação é aguentar o mau estar deles, que normalmente ficam muito queixosos enquanto têm febre.

As melhoras do rapaz

Bjs

Graça Bastos

Não vem tarde não... Vem sempre a jeito e muito lhe agradeço por isso! :)

Pois acho que o meu instinto estava correcto... Passou a noite toda sem febre (e sem benuron) e hoje de manhã já andava aos "pinotes" a fazer das dele... Bebeu 300 ml de leitinho e ainda comeu um pouco de pão com manteiga... E sem febre, embora ainda com uma ranhoca a dar para a cor do sol...
Agora vamos ver se não há mais nenhuma "recaída"... Ainda assim, tenho o pedi (já viu o termo carinhoso?! :lol: )de alerta para o caso de ter de levar lá o menino de surpresa...

beijinhos e muitíssimo obrigada
xiribi

Return to Febre