aftas, pintas vermelhas e febre

aftas, pintas vermelhas e febre

Postby rute cs on Tue Jul 15, 2008 1:55 pm

Boa tarde, Drª Graça

Há alguma doença que tenha como sintomas aftas na língua e nos lábios, pintas vermelhas (estilo sudamina, com relevo) e febre? É que a minha filha de 11 meses e meio fez um ciclo de febre de cerca de 30 horas durante o fim de semana, vomitou rigorosamente tudo o que tinha no estômago após dar-lhe o brufen na noite de sábado para domingo; 2ª feira acordou já sem febre, mas nessa mesma tarde apareceram-lhe as tais pintas vermelhas (ao longo das pernas, e uma coisa muito dispersa nos braços e no fundo do tronco). Apercebi-me 2ª feira à noite que tinha várias bolhinhas de aftas na ponta da língua, que hoje, 3ª feira, se espalharam já ao lábio inferior. Tem alguma dificuldade em comer e a baba pinga constantemente da boca. As gengivas parecem-me normais. Dei-lhe Neostil ontem à noite e hoje de manhã e as pintas atenuaram um pouco. Hoje depois do almoço a temperatura voltou a subir (37.8º rectais). Ela está bem disposta, não fosse o desconforto para comer, que a leva a comer menos...

Será prudente levá-la à pediatra? O que fazer para minorar os sintomas? E que Ben-u-ron dar com a idade dela: 125 ou 250?

Obrigada!
Rute CS
rute cs
 
Posts: 15
Joined: Wed Oct 24, 2007 1:06 am

Re: aftas, pintas vermelhas e febre

Postby rute cs on Wed Jul 16, 2008 12:09 pm

Bom dia, Drª Graça

A minha filha já está melhor hoje. As pintas vermelhas já atenuaram bastante e já quase não se baba. A bolhinha que tinha ontem no lábio já não se via ao fim do dia. Ainda tem as aftas na ponta da língua, mas nada de febre. Pelo que li sobre a escarlatina, não me parece que os sintomas dela se enquadrem, nem em qualquer outra doença. Dá ideia de se tratar de um somatório de pequenas coisas. As gengivas e a língua estão normais, fora as duas ou três aftas na pontinha. Entretanto, lembrei-me que ela se desequilibrou na 6ª feira quando andava com bonecos nas mãos e não amparou correctamente a queda. Na altura, ela queixou-se da boca, mas eu não vi nada magoado. Pode ser que tenha trincado ligeiramente a língua e isso tenha provocado aftas?
Quanto à sudamina, recomenda algum gel de banho ou creme especial para estas ocasiões? Em quanto tempo desaparece (já começou na 2ª feira...)?
Um abraço!
Rute
rute cs
 
Posts: 15
Joined: Wed Oct 24, 2007 1:06 am

Re: aftas, pintas vermelhas e febre

Postby rute cs on Wed Jul 16, 2008 9:47 pm

Drª Graça,

reparei que a minha filha está com umas bolinhas nas pontas dos dedos grandes dos pés, o que me parece uma micose, possivelmente provocada pelas sandálias, que são fechadas nessa zona. Poderá a micose ter passado à boca quando ela lá leva os pés e, isso sim, ter provocado as aftas? Nesse caso, qual seria o tratamento para os pezitos e para a boca? Tenho-lhe posto, por indicação do farmacêutico, Collu-Hextril spray, que vi que não serve só para as aftas, mas também para as micoses bucais. As micoses bucais provocam febre?

um abraço,
Rute
rute cs
 
Posts: 15
Joined: Wed Oct 24, 2007 1:06 am


Return to Outros temas

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests

cron