Choro até desmaiar

Choro até desmaiar

Postby Neka on Tue Aug 05, 2008 2:59 pm

Boa tarde Dra. Graça,

Ontem o meu filho de 15 meses deu-me dos maiores sustos da minha vida! Quando estava a tentar colocar a fralda a seguir ao banho, ele (como habitualmente) não parava quieto e tive que o agarrar para parar. Como foi contrariado começou a chorar até ficar roxo, o que tb é frequente, normalmente o que faço é soprar-lhe e ele acaba por reagir. No entanto, desta vez, não resultou e quando agarrei nele, revirou os olhos e acabou por perder os sentidos, como não sabia o que fazer e confesso que fiquei um bocado em pânico, comecei a soprar-lhe e a abaná-lo e aos poucos ele voltou a si. Começou a chorar e até acabou por adormecer no meu colo.

Estou um pouco assustada, pois não é a primeira vez que isto acontece, a última foi há cerca de 1 semana e meia, mas aconteceu quando ele deu uma queda e por acaso estavamos no hospital porque ele estava doente, com laringite, e as enfermeiras q lá estavam ouviram o choro e acudiram rapidamente. Ele também desmaiou nesse dia, mas elas tiraram-mo do colo e deitaram-no numa maca e como estavam à minha frente não vi o que fizeram e como estava muito abalada nem sequer me ocorreu perguntar...

Queria saber a sua opinião, pois hoje estive a pesquisar sobre isto e a tentar saber como proceder, e já li que se deve dar uma palmada para que eles não cheguem a desmair, tb li que não se deve fazer nada e mesmo que desmaiem devemos esperar que voltem a si sozinhos ou que se desmaiarem devemos deitá-los e levantar as pernas. Enfim, várias opiniões que me deixaram baralhada.

Desculpe o testamento, mas gostava de ter a sua opinião.

Obrigada.

Neka
Neka
 
Posts: 14
Joined: Wed Oct 31, 2007 12:31 pm

Re: Choro até desmaiar

Postby patricism on Wed Aug 06, 2008 8:31 am

neka

ontem ia responder-te ao post, mas tive receio de estar a "brincar" com algo mais sério do q eu estava a pensar ser.
agora q a dra graça já falou sobre o assunto, sinto-me á vontade para te contar duas experiências:

_ sou educadora, e tenho uma menina na minha sala, com 3 anos, q reage como o teu filho. em casa chega a desmaiar, comigo, nao passa da fase de ficar "roxa", pois eu falo "muito a sério" com ela e com firmeza qd ela começa a ficar sem ar e a nao "dobrar" o Choro, e ela retoma a normalidade (digo-lhe "NAO", "SABES QUE NAO TE ADIANTA DE NADA" ,"NAO É ASSIM QUE SE RESOLVEM AS COISAS", ETC. , e ela acalma e depois entao conversámos sobre o motivo q a fez reagir desta forma)

_ tive outra criança, essa com menos de 1 ano, q só reagia assim em casa, e q um dia a mãe "se encheu" e lhe deu um valente estalo, e ela nunca mais o voltou a fazer - sei q esta não foi a melhor atitude a tomar, mas só ta dou como exemplo para perceberes q o comportamento é voluntário e não doença (como informou a dra Graça)

vais ver q isso passa, se fores bem firme com ele; se ele percebe q esta é uma forma de conseguir o q quer, entao continuará a fazê-lo

patricia
patricism
 
Posts: 36
Joined: Tue Dec 04, 2007 11:40 pm

Re: Choro até desmaiar

Postby Neka on Wed Aug 06, 2008 8:55 am

Bom dia,

Muito obrigada Dra. Graça e Patrícia pelas vossas respostas, deixaram-me bem mais descansada :)

Estava preocupada com o facto de poder originar algo mais grave, ou que ele sofresse alguma consequência do desmaio, mas pelos vistos não há esse perigo. É uma questão de me tentar manter mais calma quando voltar a acontecer, o que não será fácil, mas é uma questão de "treino", de qualquer forma espero que não se volte a repetir, pelo menos a questão dos desmaios, que é o mais difícil de gerir. Pode ser que aos poucos também perca este hábito, tenho essa pequena esperança ;)

Bjs

Neka
Neka
 
Posts: 14
Joined: Wed Oct 31, 2007 12:31 pm


Return to Outros temas

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests

cron