Abaixo do percentil 1...?

Abaixo do percentil 1...?

Postby EliGee on Thu Feb 19, 2009 4:54 pm

Olá Dra. Graça...

Não sei se se recorda, já lhe deixei aqui um post sobre a possível intolerãncia ao gluten que a minha Filha de 18 meses tem (deixei no forum sobre alimentação).

Por acaso, anteontem, consultei a tabela de percentis da OMS. Sabia que a minha filha está abaixo do P5 mas não sabia exactamente em qual e, por curiosidade, fui ver... Ela está efectivamente abaixo do P1... pesa qualquer coisa como 7,5kg.

A minha irmã é Enfª e comentei com ela. Ela sempre foi da opinião que eu deveria esquecer o pediatra e procurar 2ª opinião, consultar especialidades, sei lá. Ela acha que não pode ser só uma possível DC a explicar tão baixo peso e ontem alarmou-me muito (eu que até andava mais tranquila com este assunto)...

Só tenho consulta com o pediatra dela a 25 de Março... a ideia era manter a DIG e voltar a pesar, repetir análises ao sangue e encaminhar para a gastro. Agora a minha irmã falou-me em doenças do foro endocrinologico e até de diabetes (eu tive DM gestacional)... fiquei muito apreensiva. Realmente ela come tão bem e mesmo com a DIG eu acho que ela não está assim a engordar nada de especial, mesmo que até tenha ganho o peso esperado na ultima pesagem, e eu não consigo sossegar.

O pediatra disse que a diabetes não é possível diagnosticar e bébés tão pequenos, é verdade? Que doenças endocrinologicas podem estar associadas a baixo peso? Acha que devo agilizar o processo e procurar 2ªs opiniões e/ou consultas de especialidade?

Ontem já não dormi nada de jeito... (para que é que eu fui ver a tabela?!!!)

Bjs e muito obrigada!
EliGee
 
Posts: 9
Joined: Tue Feb 10, 2009 12:04 pm

Re: Abaixo do percentil 1...?

Postby EliGee on Wed Feb 25, 2009 1:11 pm

Olá Dra. Graça e Obrigada!

:D É o habito, converso bastante com mamãs de bebés com doença celiaca (DC é a abreviatura! ;) ) e como tal acabo por empregar as abreviaturas... DIG é abrv. para Dieta Isenta de Gluten... :oops:

Bem, antes de mais quero lhe dizer que estou mais calma, sim senhor. :oops:

Vou mandar-lhe então as curvas de crescimento como me pediu, farei isso mais logo, porque não tenho aqui comigo o Boletim dela

Bjs e mais uma vez obrigada! ;)
EliGee
 
Posts: 9
Joined: Tue Feb 10, 2009 12:04 pm

Re: Abaixo do percentil 1...?

Postby EliGee on Tue Mar 03, 2009 6:32 pm

Dra. Graça,

Obrigada pela opinião. No seguimento dela já temos consulta marcada com o Dr. Paulo Ramalho, Gastroenterologista Pediatrico na Clínica Gerações.

Foi-me altamente recomedado como especialista em Doença Celíaca e espero que me seja útil para tirar dúvidas e obter um diagnóstico mais completo e definitivo.

Mais uma vez muito obrigada!

Bjs!
EliGee
 
Posts: 9
Joined: Tue Feb 10, 2009 12:04 pm

Re: Abaixo do percentil 1...?

Postby EliGee on Mon Mar 30, 2009 11:01 pm

Olá novamente, Dra. Graça!

Já tivemos consulta com o gastrenterologista. Ele desvalorizou os resultados das análises ao sangue para o gluten. Passou mais analises para fazer. Todas vieram dentro do valor de referencia excepto a Hormona do Crescimento

IGF 1 97 para um valor de referencia entre 12-51
IGF BP3 de 2.6 para um valor de referencia <2.3

Sabe o que pode significar uma Hormona de Crescimento alta num bebe no P5 de comprimento e sem percentil de peso?

So temos consulta dia 14 com o pediatra e ainda não consegui marcar com o Dr. Paulo. Não sei se tenho motivo para ficar preocupada... (imagino que não :) )

Bjs e mais uma vez obrigada!
EliGee
 
Posts: 9
Joined: Tue Feb 10, 2009 12:04 pm

Re: Abaixo do percentil 1...?

Postby EliGee on Tue Mar 31, 2009 10:32 am

Obrigada!

Bem, então nesse caso já posso contar com mais analises. Ela fez analises da tiroide, o phadiatop pediatrico, IgE total, IgA, IgG sericos, ionograma, creatinemia, velocidade de sedimentação, alergia as proteinas do leite. Estava tudo dentro dos valores de referencia.

Bem, mais uma vez obrigada. Vou esperar sossegadamente pela consulta. Continuo convencida que é DC e ela continua com a dieta (que nunca deveria ter sido aconselhada, mas enfim...) e a ganhar peso, mas sei que vou ter de voltar a reintroduzir o gluten e esperar...

Bjs!
EliGee
 
Posts: 9
Joined: Tue Feb 10, 2009 12:04 pm


Return to Outros temas

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 9 guests

cron