meningite

meningite

Postby pipas on Tue Mar 17, 2009 11:32 pm

Boa noite Dra. Graça,
Gostava de saber a sua opinião sobre o seguinte:
Ontem ligaram-me da escola do meu filho (que tem 21 meses) a pedir para o ir buscar porque tinham acabado de saber que uma menino da sala dele estava internado com meningite desde domingo. Ao fim do dia tivemos uma reunião com um delegado de saúde que nos informou que a criança estava com uma eventual meningite "decapitada" porque esteve a tomar um antibiótico para uma suposta otite (ao que parece automedicado pelos pais!!!!!) que camuflou os resultados da punçao lombar. Os resultados forma inconclusivos e por isso não temos a certeza se é uma meningite viral ou bacteriana. Saberemos quando sairem os resultados dos exames à cultura efectuada. Até lá estamos todos (os pais) sem saberem muito bem o que fazer.... o delegado receitou às crianças e educadoras um antibiótico profilático para irradicar a possível bactéria da garganta. Neste momento as crianças não vão à escola e o delegado pediu que as controlassemos até ao próximo sábado (na sexta feira passada foi o último dia de contacto com a criança infectada). Fomos todos devidamente alertados sobre quais os sintomas a ter em atenção : febres altas, irritação, sonolência, dor na cabeça e nuca rigida.
Neste momento estou cheia de dúvidas:
- dar ou não dar o antibiótico ao meu filho?
- E nós? Naõ deveriamos tomar também? E o irmão? E os colegas da escola do irmão?
- A delegação de saúde não deveria ter encerrado a escola (em caso de dúvida)?
- Em que condições é que a meningite se propaga? Sei que as crianças destas idades não têm "nojos" e por isso trocam de chuchas, beijam-se, etc....
- Quais as sequelas da meningite bacteriana? E da viral?

Tentei pesquisar no blog sobre o tema e não encontrei nada sobre a meningite que respondesse às minhas questões.
Esta é daquelas situações que pensamos que só acontecem nos outros colégios, normalmente longe da nossa cidade e que aparecem no noticiário da TVI.....
Muito obrigada e desculpe o testamento,
p
pipas
 
Posts: 7
Joined: Tue Jan 06, 2009 2:35 pm

Re: meningite

Postby pipas on Tue Mar 17, 2009 11:40 pm

Entretanto lembrei-me de outra questão:
Relativamente ao sintoma nuca rigida e com dor, é uma coisa muito notória, ou pode ser uma dorzinha ou impressão? Hoje de manhã e agora ao fim do dia ele agarrou-se ao pescoço e disse ai ai o pescoço mamã....
Este comentário dele foi na sequência de o ter contrariado com qualquer coisa e passou em 2 segundos. Ele é mto esperto e já percebeu que se passa qualquer coisa com o pescoço dele que que está a deixar perturbada. Passo a vida a pedir para ele olhar para baixo e para cima!!!
Isto será apenas manha dele porque já percebeu que isto me afecta, ou pode ser algum indício? tenho a ideia que a rigidez da nuca e a dor no pescoço na sequência de uma meningite é uma coisa muito forte, que não passa e que aparece repentinamente. É assim?
De resto ele está mto bem disposto, dorme bem, não tem comido muito bem (mas penso que devido ao negativismo próprio desta idade, porque se lhe der um gelado ele delira, agora uma sopa.....)

Muito obrigada,
P
pipas
 
Posts: 7
Joined: Tue Jan 06, 2009 2:35 pm

Re: meningite

Postby PaulaChagas on Wed Mar 18, 2009 11:13 am

Bom dia.
Bem sei que está à espera de uma resposta da Dra. Graça, mas como mãe sei que deve estar a passar um mau momento de agonia.
Foi uma das questões que coloquei a Dra. Graça, pois também sempre me assustou e fiquei esclarecida.
Os sintomas de uma menigite não são passageiros, as crianças ficam prostradas, apáticas, com febres altas, manchas no corpo que ao passar com o nosso dedo não desaparecem, ou seja se for o eritema súbito ao passarmos com os dedos as manchas ou pintas conforme são pressionadas desaparecem no momento e voltam a aparaecer, quanto ao pescoço a criança não consegue tocar nem baixar o queixo até encostar ao peito, é muito doloroso. :cry:.
Não sei se fui esclarecedora e se aliviei alguma coisa.
Vai correr tudo bem, eles tem muitas manhas e aprecebem-se quando estamos angustiadas.
Beijos
Paula Chagas
User avatar
PaulaChagas
 
Posts: 15
Joined: Tue Jul 01, 2008 3:47 pm
Location: Seixal


Return to Outros temas

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests

cron