Hidrocefalia externa

Hidrocefalia externa

Postby Atenas on Mon Mar 24, 2008 8:18 am

Bom dia!

Dra. Graça, venho mais uma vez recorrer à sua ajuda. Foi diagnosticado à minha filha (8 meses)um pequeno grau de hidrocefalia externa inactiva. Seria possível a Dra. facultar-me alguma informação sobre o tema (fiz pesquisa na net mas não encontrei muita coisa).

A próxima consulta de Neurocururgia ficou marcada para Setembro. Temos recomendação para vigiar frequentemente o PC e estarmos atentos a sinais de hipertensão intracraneana: vómitos, sonolência,...

O Neurocirurgião deixou ao nosso critério fazer uma Eco Transfontanelar (marcada para amanhã). Uma vez que já fizemos Raio-X, TAC e Ressonância Magnètica, que informação é que a Eco pode acrescentar.


Gostaria também de lhe perguntar se é "muito grave" ela ainda não se sentar devidamente sem apoio? Acho que não o faz porque tem a cabeça ( percentil 90) muito desproporcional ao corpo (peso percentil 25 e altura percentil 50). Temos feito alguns exercicios recomendados pela Pediatra e noto alguma evolução em apenas 5 dias.

Qualquer informação da sua parte é preciosa.

Obrigada.
Atenas
 
Posts: 12
Joined: Mon Oct 22, 2007 5:38 pm

Re: Hidrocefalia externa

Postby Atenas on Wed Mar 26, 2008 10:53 am

Bom dia Dra.

Desde já obrigada pela sua disponibilidade em ajudar.

Tenho comigo o relatório da Eco TF que diz o seguinte: "...observamos plagiocefalia e assimetria encefálica por obliquidade do eixo maior antero-posterior de trás para diante e da direita para a esquerda condicionando aumento de volume do espaço subaracnoideu anterior e do sistema ventricular.

Foram identificadas as estruturas medianas embora desviadas, nomeadamente o cavum do septum plucidum, a fossa posterior, a cisterna magna, os espaços subaracnoideus, os ventrículos laterais, assim como os corpos calosos.

Observa-se a presença de líquido a nivel dos ventrículos laterais e junto aos espaços fronto-parietais, identificando-se discreta assimetria e a presença de derrame nos ventrículos laterais.

Não se observam sinais de lesão expansiva supra-tentorial, observando-se normal "desenho" a Doppler do polígono de Willis assim como das artérias peri-calosas bilateralmente que se apresentam simétricas (na morfologia e débito, que não na situação topográfica) e sem outras alterações valorizáveis.

Foram observadas as artérias cerebrais medianas, a cerebral anterior, as comunicantes posteriores e o tronco basilar".


O relatório da RM Encefálica diz: "...revela plagiocefalia aparentemente de natureza mecânica com rectificação da curvatura da calote parieto-occipital esquerda e fronto-parietal direita a condicionar obliquidade do eixo maior antero-posterior de trás para diante e da direita para a esquerda. Essa assimetria craniana condiciona assimetria do parênquima encefálico que se acompanha de discreto aumento de volume do espaço subaracnoideu anterior e do sistema ventricular com leve inclusão dos cornos temporais aumento este compatível com pequeno grau de hidrocefalia externa.
Não observamos sinais de lesão ocupando espaço, intra ou extra-axial, supra ou infra-tentorial, nem se outras lesões parenquimatosas focalizadas traduzidas por alterações da emissão de sinal das estruturas de substância branca e de substância cinzenta, ou pela presença de imagens vasculares de significado patológico.
Sem evidência de anomalias do desenvolvimento nomeadamente da migração neuronal e da organização cortical e padrão de mielinização compatível com a idade."


Seria possível a Dra. explicar-me o significado de "mecânica" no contexto de "plagiocefalia aparentemente de natureza mecânica ".

A minha filha já começou a sentar-se sem apoio, embora por pouco tempo e com muitas oscilações à mistura, mas sempre é um avanço.

Obrigada Dra. Graça.
Atenas
 
Posts: 12
Joined: Mon Oct 22, 2007 5:38 pm


Return to Outros temas

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 5 guests

cron