Eczema atópico

Eczema atópico

Postby TaniaC on Wed Dec 10, 2008 9:05 am

Boa tarde Dr.ª Graça!
Foi diagnostico ao meu bebé de 4 meses e meio, o Tiago, um eczema atópico... já li sobre o assunto, já percebi que, mais do que grave, é muito chato e estou pronta para enfrentar mais isto (depois de uma hipóspadia, pé chato e asma alérgica do primogénito, que venham os problemas do "benjamim"...)! A minha única dúvida é do despoletar da situação, ou seja... antes de me aperceber que algo se passava com a pele dele, percebi que esta era muito seca e desde cedo larguei a mustela para passar a usar cremes mega hidratantes (Aveia, Lutsine, A-dherma...). Na consulta dos 4 meses a pediatra dele recomendou-me passar a usar os cremes para peles atópicas da uriage (os quais eu já queria experimentar) e foi o que fiz! Ah, ele também começou a ganhar crosta láctea e para isso comecei a usar o champô musse da A-dherma... comecei com esses novos creme (banho + creme de corpo) e ele, uma semana depois, começou a ganhar uma alergia, umas pintinhas vermelhas só na superfície da pele, sem serem sensíveis ao tacto... por acaso quando dei por isso estava no CS para a vacinação e a enfermeira recomendou que eu ficasse atenta, assim fiz. Quase uma semana depois as pintinhas começaram a sentir-se ao tacto e falei para a pediatra, que me mandou levá-lo ao seu consultório. Assim que ela pôs os olhos nele disse logo que ele tinha um eczema atópico... mandou-me fazer um tratamento com o pandermil e 2 emolientes diferentes, e agora já me sinto expert nestas coisas de hidratá-lo... a minha dúvida recaí na origem deste eczema... já seu que poderá ser genético, mas porque é que só se manifestou depois de aplicar os cremes para peles atópicas? Será que tem alguma coisa a ver? Confesso que os larguei logo... ficou a "sombra" de que poderia ter sido por os utilizar, afinal foi a única coisa que mudou nas rotinas dele...
Outra coisa, a crosta láctea não passa... já não tem tantas crostas amareladas, mas sim uma espécie de caspa ou pele seca a "esfarelar"... será que posso pôr na cabeça o pandermil? Ando a pôr, 2 vezes por dia, óleo de amêndoas doces, ou óleo de aveia, mas mesmo assim não passa...

Obrigada e beijinhos!!!
TaniaC
 
Posts: 76
Joined: Wed Feb 13, 2008 7:00 pm

Re: Eczema atópico

Postby TaniaC on Fri Dec 12, 2008 9:25 am

Hum... tenho de experimentar a vaselina...
Obrigada pela sua opinião!! De facto o que está pior é a cabeça... está cheia de peles brancas a sair... mas pronto, vai-se pondo óleos...

Beijinhos!!
TaniaC
 
Posts: 76
Joined: Wed Feb 13, 2008 7:00 pm

Re: Eczema atópico

Postby TaniaC on Wed Dec 17, 2008 2:09 pm

Boa tarde,
Dr.ª Graça, o que é que eu faço à cabeça do meu piolhito?? O eczema,no corpo, está mais ou menos controlado, agora a cabeça... está uma desgraça... Ele tem crosta láctea, que entretanto já saio, dando origem a uma espécie de caspa... estou a dar-lhe banho (corpo + cabeça) com um creme de banho para peles atópicas da uriage... coloco óleo de amêndoas doces umas 3 vezes por dia... mas ele tem fases em que anda cheio de comichões na cabeça chegando, mesmo, a ferir-se... não sei o que fazer... ele dorme mal (pois os dentes andam também a chatear...) e nota-se que está incomodado...
Acha que ponha o creme do corpo na cabeça também? Ou não há nada a fazer?
TaniaC
 
Posts: 76
Joined: Wed Feb 13, 2008 7:00 pm

Re: Eczema atópico

Postby TaniaC on Thu Feb 19, 2009 12:17 pm

Bons dias!!
Ontem fui a um novo pediatra/alergologista com o Tiago por causa do eczema... tenho conseguido controlar o eczema no corpo, mas a cabeça... continua "casposa"... já usei vaselina, óleo de amêndoas doces, creme do corpo (a-derma exomega) e, agora, kelual. Este médico receitou-me um outro produto, quimopramil (será?? não percebo a letra...), e mandou-me dar-lhe banho apenas 3 vezes por semana... a outra dermatologista a que fui mandou dar banho diário... waht to do? Banho dia sim dia não ou banho diário? Não me recordo se o banho diário era quando ele estivesse com uma crise ou se era recorrente... que lhe parece?

Obrigada!

PS - por ter ido a outro pediatra senti que "traí" a nossa pediatra habitual... que irá continuar a ser a mesma...
TaniaC
 
Posts: 76
Joined: Wed Feb 13, 2008 7:00 pm

Re: Eczema atópico

Postby TaniaC on Mon Feb 23, 2009 12:59 pm

Bons dias!
Tem razão, o nome da pomada não é a que escrevi, mas agora também não me lebro do nome, mas hei-de pôr aqui, pois resultou lindamente na cabeça dele!!
Em relação aos banhos, vou dando dia-sim, dia-não... a pele dele tem andado mais ou menos boa, acho que a tenho controlada... vou continuar com este esquema... banhos dia-sim, dia-não, creme 2 vezes por dia e pronto... tem resultado...

Beijokas e obrigada!!
TaniaC
 
Posts: 76
Joined: Wed Feb 13, 2008 7:00 pm

Re: Eczema atópico

Postby TaniaC on Mon Feb 23, 2009 1:58 pm

A pomada que, até agora, resolveu o problema da "caspa" do Tiago chama-se QUINODERMIL... é muito pastosa e custa a espalhar, mas vale a pena... pus 3 vezes (2 na sexta e uma no sábado) e hoje (segunda-feira) ainda não tem qualquer caspinha no couro cabeludo!!

Beijokas!!
TaniaC
 
Posts: 76
Joined: Wed Feb 13, 2008 7:00 pm


Return to Eczema

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron