Dilatação pielocalicial

Dilatação pielocalicial

Postby mamazé on Thu Dec 06, 2007 12:39 am

Boa noite Dra Graça!

Queria a sua opinião pq estou :roll: - o meu bébé teve dilatação pielocalicial pré-natal - na eco das 12 semanas era bilateral com cerca de 4mm, na ecografia das 32 sem a dilatação era só à esquerda com 9.4mm, sem caliectasia, e por fim às 36 sem mantinha-se só à esq por volta dos 10 mm. Na altura foi-me explicado q é uma situação frequente, mais em rapazes, e na grande maioria dos casos desaparece após o nascimento, sendo poucos os casos em q traduz patologia renal. Explicaram-me q após o nascimento a abordagem variava: repetir a eco nos 1ºs dias e se mantivesse dilatação iniciava trimetroprim até ao ano de vida (e posteriormente outros exames consoante o grau de dilatação), e outra hipótese seria íniciar o antibiótico à nascença (durante 1 ano? tb) sem saber se havia dilatação e só fazer a eco depois do 1º mês de vida.
No meu caso o bébé fez a eco ao 2º dia de vida e a dilatação tinha desaparecio completamente (o médico foi mto minucioso e até repetiu a eco 1h mais tarde para ver com a bexiga cheia pq daria uma ideia se houvesse refluxo). A pediatra da maternidade disse-me q tava tudo bem, para "esquecer" o assunto e não seria necessário repetir eco renal. Foi o q fiz e não pensei mais nisso.
Acha q estou a proceder bem? Será q o meu bébé deveria repetir a eco maislalguma vez? Pq é q num caso o bébé faz antibiótico "às cegas" (a maioria das dilatações desaparece logo não é) e outros não? Terá maior risco de infecção urinária?
Não falei nisto ainda com a minha pediatra pq só agora aos 4 m tive a 1ª consulta (fui seguida no C. Saúde) e estava descansada, mas conheço um caso em tudo semelhante ao meu em q iniciou ab e só vai fazer eco lá para os 3 meses. Fiquei preocupada...
Desculpe o testamento..e obrigado desde já pela sua resposta
Bjs
Maria José
PS - o meu filhote tem 4 meses e é super-saudável, p50, excepto PC q é p95
mamazé

Re: Dilatação pielocalicial

Postby mamazé on Thu Dec 06, 2007 6:15 pm

Obrigado Dra Graça!

Realmente já tinha percebido q com a evolução rápida da medicina e dos exames de diagnóstico não há consensos em muitos temas..
mas realmente o q interessa é q no meu menino desapareceu a dilatação :D
Mais uma vez muito obrigado pela sua disponibilidade!
Bjs
M, José
mamazé

Postby Ticha_1 on Wed Dec 10, 2008 2:18 pm

No meu filho, foi diagnosticada dilatação renal de 72mm na eco das 35 sem.
No dia em que saíu do Hospital, inciou o trimetropim, fez a primeira eco com 1 mês, a dilatação tinha diminuido para 53mm, voltou aos 2 meses e já tinha o rim normal..
Continuou a fazer o trimetropim até aos 7 meses, fez a última eco aos 18meses e teve alta das consultas de Neo Natologia no hospital.
Nunca fez nenhuma infecção urinária..
Ticha_1

Postby sol13 on Fri Jan 23, 2009 11:50 am

Olá,

Eu estou grávida (2ª gravidez) de 33s e foi detectado essa dilatação no rim esquerdo com 4mm, também o obstetra me disse para não me preocupar que em principio iria desaparecer.....mas já fiquei ansiosa com as vossas histórias.

Se não desaparecer terá de tomar Antibiótico no primeiro ano de vida????'
e mais???
Image

Image
sol13

Postby gracabastos30344 on Sat Jan 24, 2009 5:09 pm

Olá:
Não se preocupe com isso por favor. 4mm é quase nada, vai ver que na ecografia que fizer depois de nascer já não tem nada.
Já não se usa a profilaxia antibiótica nesses casos.
viva a gravidez calmamente e depois dê notícias sobre a eco pós-natal.

Bjs

Graça Bastos
gracabastos30344
Site Admin

Postby moikafia on Sat Feb 07, 2009 8:55 am

Olá, sou nova no forum e encontrei-o justamente por andar a pesquisar sobre dilatação pielocalicial.
na Eco das 23 semanas foi diagnosticado que o meu bebé tinha uma dilatação do ventriculo esquerdo na cabeça, repeti a eco 1 semana mais tarde e a dilatação mantinha-se (9.1mm) repeti a eco ás 29 semanas e graças a Deus esta dilatação tinha baixado estando agora com 5mm, ou seja dentro da normalidade, contudo, nesta mesma eco, os medicos conseguiram-me assustar ao dizer que ambos os bacinetes estavam com uma dilatação de 7 mm. Como se não chegasse, disseram ainda ( e apesar do despiste ter dado negativo e a eco das 13 semanas também) que havia hipótese do bebé nascer com problemas ao nível dos cromossomas... Fiquei desesperada! Não sabia como havia de reagir ou o que havia de pensar... Falei com a minha obstetra que me disse que eles "pintaram" o caso da pior forma, para não me preocupar porque qdo muito o bebé podia vir a ter problemas ao nível de infecções urinárias, mas q provavelmente não passaria de um susto e que desapareceria depois do bebé nascer. Disse-me tambem q os bebés com problemas desse tipo, geralmente mexem pouco, e o meu mexe que se farta...
Não sei o que heide pensar, ando muito nervosa e preocupada com este facto, vou repetir a Eco dia 11 de Fevereiro.
Gostaria de obter mais uma opinião ácerca deste tema, se a Drª não se importar. Fico desde já muito grata.
moikafia

Postby gracabastos30344 on Sun Feb 08, 2009 1:25 pm

Olá:
Chegou ao forum em má altura. Isto anda completamente piratiado e confuso por isso.
Enfim, vamos lá a ver se consegue encontrar aquilo que escreveu e ler a minha resposta.
Eu estou com a sua obstetra.
As ecografias fetais com a alta definição são relativamente recentes. Provavelmente a maior parte dessas dilatações ventriculares e mesmo as pielo-caliciais são coisas transitórias do desenvolvimento fetal, que nunca viríamos a dar por elas antes da possibilidade de ver o feto nas ecos.
Se a dilatação ventricular desapareceu, óptimo, esqueça essa.
Agora tem para a preocupar só a dilatação pielo-calicial. Mas essa dilatação é uma "anomalia" muito frequente. Habitualmente desaparece completamente durante o primeiro ano de vida do bebé e não traz qualquer complicação. Dilatações muito grandes sim, devem preocupar um bocadinho, porque pode querer dizer que há alguma anomalia das vias urinárias, por exemplo, qualquer coisa que esteja a obstruir o fluxo urinário e que por isso vá dilatando e estragando o rim. Não me parece ser o caso do seu bebé, porque a dilatação é muito pequenina.
Não stress, não pense muito nisso para já, porque provavelmente é um antecipar de sofrimento que nunca vai chegar a existir.

Bjs

Graça Bastos
gracabastos30344
Site Admin

Postby moikafia on Thu Feb 12, 2009 6:04 pm

Muito obrigada pela sua opinião Drª.
Contudo, vou pedir mais uma opinião, caso não se importe...
Ontem fiz nova Eco na MBB em Coimbra, (32semanas + 5 dias) e os médicos, após eu ter perguntado se havia hipóteses do bebé nascer com problemas, enrolaram um pouco, não dizendo nada e acabaram por me mandar embora a dizer q estava tudo bem e não tinha que me preocupar, nem me falaram em medidas nem me disseram nada de especial...
Mas continuo preocupada, axaram uma nova medida que não é normal, mas não me disseram nada, só qdo saí de lá vi no relatório... Cavum SP 13 mm.
resumo:
bacinetes estão ambos com 8mm,
o VP direito com 6mm
Cavum SP 13 mm
DBP 88mm
DOF 106mm
PC 304,7mm
PA 281,,
CF 62mm
DBP/DOF 0.83
PC/PA 1.08
Peso estimado 2.010 (abaixo do percentil50).
Mediante tudo isto, que conclusões podemos tirar?? Agradeço imenso Drª Graça...
moikafia

Postby gracabastos30344 on Sat Feb 14, 2009 3:31 pm

Olá:
tenho muito pena mas não a sei ajudar. Nem sequer sei o que significam a maior parte das siglas que descreve... :(
Contacte a sua obstetra que ela deve saber ajudá-la...

Boa sorte

Graça Bastos
gracabastos30344
Site Admin

Postby joaomaria on Fri Mar 06, 2009 3:54 pm

Boa tarde Drª Graça,

Fiz uma ecografia com 24 semanas, onde foi detectado uma dilatação do rim esquerdo na ordem dos 9mm, a minha questão é se essa dilatação neste período é demasiadamente preocupante ou não haverá risco de destruição do rim até ao nascimento.

Obrigado pela sua atenção,

João Maria
joaomaria

Next

Return to Infecções urinárias