Cor dos olhos

Cor dos olhos

Postby Silvia on Wed Jun 04, 2008 10:00 am

Bom dia Dr.ª Graça,

a pergunta que lhe vou fazer pode parecer um bocadinho "descabida", mas o facto é k me deixou a pensar.
Eu tenho os olhos claros, azul/verde e o meu marido tem os olhos verdes escuros, até aqui tudo bem, mas a minha filha tem os olhos castanhos (plo menos é o k parece).
Qdo estudei biologia no secundário tivemos algumas noções de genética e segundo me lembro o castanho é dominante e o azul/verde é recessivo por isso ñ será estranho ela ter os olhos assim? Lembrei-lhe de lhe perguntar pq sei k a Dr.ª além de ser médica tem acesso a informação priveligiada e talvez me pudesse dar umas luzes.

Desculpe a pergunta,eu sei k é uma parvoíce, mas como também o k aprendi foi mt básico ñ consigo perceber mt bem esta coisa das combinações.
Silvia

Re: Cor dos olhos

Postby sunrise on Thu Jun 05, 2008 10:24 am

Mas o teu marido tem olhos verdes ou aqueles castanho cor de avelã que parece esverdeado? ...

Pelo que estudei tb acho que deveria ter olhos claros porque como os olhos claros são recessivos os pais têm ambos dois genes recessivos de cor clara. Mas lembro-me de ouvir que só havia olhos azuis e castanhos e que o verde era uma mutação do castanho.

Se calhar baralhei mais ... :D

Deixa-me estar quieta e ouvir quem perceb disto. lllllllooolllll

Jinhos
ImageImageImageImageImageImageImageImage
ImageImage
ImageImage
sunrise

Postby gracabastos30344 on Thu Jun 05, 2008 6:06 pm

Boa tarde:
Provavelmente é porque os olhos do pai têm castanho misturado. Mas se quer que lhe diga, tinha que ía estudar sobre isso e hoje não tenho tempo. Volte a lembrar-me no sábado, que espero ter tempo livre.

Bjs

Graça Bastos
gracabastos30344
Site Admin

Postby Silvia on Thu Jun 05, 2008 10:27 pm

Para terem uma ideia aki ficam fotos pra comprar. ;)

Image

Como é normal a cor dos olhos por x varia ligeiramente, um piuco mais claro ou mais escuro, mas a cor mantem. Como podem ver a cor dos olhos dela ñ é mt semelhante à dos nossos.
Image
Silvia

Postby sunrise on Fri Jun 06, 2008 10:14 am

Mas o teu marido não tem olhos verdes ... verdes ...

Ele tem o que costumo chamar olhos cor de avelã ... É um castanho tímido :D

Logo, deve ter um gene dominante de olhos castanhos pelo menos ... A genética tem destas coisas ...

Os olhos dela são diferentes dos vossos sim, até no formato. Mas os meus filhos também nem parecem meus (mas são porque vi nascer :D)

Costumo dizer que sou só barriga de aluguer ...:D

Jinhos
ImageImageImageImageImageImageImageImage
ImageImage
ImageImage
sunrise

Postby Silvia on Fri Jun 06, 2008 2:46 pm

A Clara por acaso é parecida conosco, nas fotos é k ñ se nota pq só aparece os olhos.

O giro é k as pessoas k o conhecem de miúdo dizem k ela é a cara do pai e as k me conhecem de bebé dizem k ela é igual a mim qdo tinha a idade dela. :D

Deve ter sido uma mistura mt bem feita :D :D
Image
Silvia

Postby gracabastos30344 on Fri Jun 06, 2008 8:11 pm

ah, pois, é que os olhos do pai são assim como os meus: algumas pessoas dizem que tenho olhos verdes e outras dizem que tenho castanhos. Ou seja, têm castanho misturado com verde...
gracabastos30344
Site Admin

Return to Olhos