Piscar e esfregar os olhos

Piscar e esfregar os olhos

Postby TaniaC on Tue Nov 04, 2008 9:46 am

Bons dias!!
O que hoje me traz aqui é o facto do Rodrigo (3 anos) desde há cerca de 2 semanas, andar a piscar e a esfregar os olhos... a minha primeira reacção foi, claro, pensar que se trataria de falta de vista ou algo do género... no entanto, parece-me repentino demais para ser isso, já que ele entrou este ano para o Jardim Infantil e, pensei também, que poderia ser algum tique que ele tenha apanhado de algum outro miúdo. Falei com a educadora que tb já havia reparado... pedi para que estivesse atenta a algum sinal de falta de vista, ao que ela me disse que não lhe parecia (deve ter mais experiência nestas coisas que eu...), mas de facto a mim tb não parece... acha que devo dar importância e falar com a pediatra dele? Ou espero mais um pouco até perceber se é tique? (Eu própria, pelos 7,8 anos, desenvolvi um tique igual... a imitar uma amiga...) às vezes tb sinto vontade de piscar os olhos, pois sinto-os como se estivessem secos (ou são reminiscências do mei tique infantil, lol)... Ah, e os olhitos dele, ao final do dia, estão avermelhados...
Que acha?

Tânia
TaniaC
 
Posts: 76
Joined: Wed Feb 13, 2008 7:00 pm

Re: Piscar e esfregar os olhos

Postby xanapaula on Tue Nov 04, 2008 10:43 am

Experimenta lavar os olhos com soro fisiológico e vai controlando.
xanapaula
 
Posts: 45
Joined: Tue Jul 01, 2008 9:24 am

Re: Piscar e esfregar os olhos

Postby mariapeca on Wed Nov 05, 2008 9:11 am

Bom dia

Posso relatar a minha experiência:

O meu filho o ano passado na altura com 3 anos começou a piscar muito os olhos principalmente à noite...ao inicio também pensei ser tique e não liguei nenhuma, depois liguei à pediatra que pensou poder ser alguma alergia e mandou dar um anti-histaminico a ver se passava. Nunca nos passou pela cabeça que visse mal porque ele "via muito bem" mesmo coisas pequeninas, a opinião era unanime tanto em casa como no infantário como até a própria pediatra que nunca lhe notou desvio nenhum. Deixei andar umas semanas até que por acaso conheci este fórum e coloquei a pergunta à Dr.ª Graça que foi de opinião que fosse visto por oftalmologia até porque estava na idade da consulta de rotina.

Falei com a minha pediatra que concordou e me indicou um médico mais vocacionado para crianças. Lá fui eu à consulta mais por descargo de consciência do que outra coisa. Bem o que é certo é que o rapaz via mesmo muito mal, passou a usar óculos e tem umas lentes tipo fundo de garrafa mesmo muito grossas. Eu nem queria acreditar (nem eu nem ninguem que lidava com ele) porque ele nunca demostrou nada, o que o médico explicou é que eles aprendem a ver mal porque não sabem que há outra forma de ver. Só quando começam a exigir mais da vista (porque já fazem trabalhinhos no infantário e veêm mais tv) é que se começam a notar os sintomas.

Ele adaptou-se muito bem aos óculos e anda feliz da vida, como sempre. Isto tudo para dizer que se calhar não faz mal nenhum fazer a tal consulta de rotina de oftalmologia porque o mais certo é não ser nada mas se for alguma coisa vai muito a tempo de corrigir.

Bjs

Maria
mariapeca
 
Posts: 11
Joined: Wed Oct 22, 2008 8:00 am

Re: Piscar e esfregar os olhos

Postby TaniaC on Wed Nov 05, 2008 11:34 am

Mariapeca,
obrigada pelo teu testemunho... é certo que não devemos "deixar passar" estes pequenos promenores, por muito que queiramos "enfiar a cabeça na areia"... vou mesmo falar com a pediatra dele... já tinha pensado nisso, agora tenho certeza que é o correcto...

Beijinhos!!
TaniaC
 
Posts: 76
Joined: Wed Feb 13, 2008 7:00 pm

Re: Piscar e esfregar os olhos

Postby TaniaC on Thu Nov 06, 2008 4:45 pm

Obrigada Dr.ª Graça, pela sua opinião profissinal!!! :D Iremos, sem dúvida, a um oftalmologista... já fomos à cirurgia pediátrica (hipospádia), ao ortopedista (pés chatos) e agora, no oftalmologista, o que nos sairá na rifa?? Felizmente que tudo está muito avançado e muitos problemas já têm soluções!! Avé Ciência!!

Beijocas!!!!
TaniaC
 
Posts: 76
Joined: Wed Feb 13, 2008 7:00 pm


Return to Olhos

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 6 guests

cron