Mastocitose

Mastocitose

Postby anagrd on Fri Jun 13, 2008 1:03 pm

Boa tarde Drª Graça

Vim aqui ao forum a uns meses atras a pedir aconselhamento acerca de umas manchas acastanhadas que a minha filha de 3 naos tinha na zona pelvica, pernas...
Depois de varias pediatras e dermatologistas hoje dizeram-me que poderia ser uma Mastocitose, que deveria fazer uma biopsia mas que nao aconselhava por agora devido a idade... nao lhe receitaram nada. Sou leiga no assunto nao sei se deveria obtar ja agora pela biosia, nao sei os prós, mas queria saber o que ela tem e se houvesse tratamento começar agora...
Dizeram-me para voltar daqui a 6 meses... eu acho uma eternidade, pois a 6 meses começou ela com a 1ª mancha e já tem as duas coxas cheias de manchas...
Estou desesperada :cry: , li na net e vi que poderia ter consequencias mais graves...
Que conselho me dá???

obrigada .

anabela
anagrd

Re: Mastocitose

Postby gracabastos30344 on Sat Jun 14, 2008 7:23 am

Bom dia:
Mando-lhe um artigo com uma revisão sobre mastocitose, mas quero que leia SÓ a parte da urticária pigmentosa, que deve ser o que a sua filhota tem. São situações benignas e que desparecem habitualmente na adolescência. Os principais inconvenientes são estéticos (ainda bem que a maioria desaparece na adolescência!) e a comichão, mas essa trata-se facilmente com anti-histamínicos.
Não sei se vale a pena a biópsia, por um lado porque e diagnóstico habitualmente faz-se só pelo aspecto das lesões, por outro lado porque não há outro tratamento para além de ir tratando a comichão.
http://srv.bertha.gob.ni/biblioteca/Neo ... itosis.pdf
Não desespere; habitue-se às manchinhas, sabendo que não é nenhuma doença grave e que irá desaparecer.

Bjs

Graça Bastos
gracabastos30344
Site Admin

Postby anagrd on Sat Jun 14, 2008 10:09 am

Drª Graça
Muito obrigada pela sua resposta e pela rapidez da mesma
Mais uma vez é de louvar a sua iniciativa do forum, e de atender aos nossos inumeros pedidos!!!
Sem querer ser muito chata, será que há forma atraves de analises ou outro exame de saber se é mesmo isso que ela tem sem ter de recorrer à biopsia???
Ela tinha o valor dos neutrofilos muito baixos nas ultimas analises que fez, era para repetir desta vez, mas o medico falou em repetir e depois do esqueceu-se de as marcar e eu abananada fiquei em branco :(, é melhor repetir???

obrigado

bjs

anabela
anagrd

Postby gracabastos30344 on Sun Jun 15, 2008 7:50 am

Bom dia:
O diagnóstico é feito pelo aspecto da lesão e pelo tal sinal de Darier que está descrito no texto que lhe mandei.
Na dúvida é a biópsia que faz o diagnóstico, mas se os dermatologistas dizem que não é necessário, será escusado fazer.
Quanto aos glóbulos brancos baixos, tem que falar com o médico dele para perceber se vale a pena repetir.

Bjs

Graça Bastos
gracabastos30344
Site Admin

Postby anagrd on Tue Jul 01, 2008 1:57 pm

boa tarde drª Graça cá estou novamente a dar novidades da minha piolha e pedir mais uma vez a sua preciosa opiniao.

Ontem fui a outra dermatologista devido as manchas que a minha filha tem, desta vez a dermatologista foi mais "suave", observo-a e fez uns testes na pele, a ver se ficava vermelha e nao ficava vermelha, nem mostrava relevo, ela disse que poderia ser urticária pigmentosa, e mandou fazer analises, uma das quais a triptase... depois de ver os resultados logo se via se se fazia a biopsia

a minha duvida é a seguinte, ela anda a tomar um antibiotico mas mesmo assim fez as analises ontem, por ordem medica, mas nao sei até que ponto é que o antibiotico pode ou nao camuflar os resultados, sou leiga no assunto, ela fez as normais ao sangue, a triptase, ao ferro e a proteina c.

uma segunda duvida é se a urticária pigmentosa é a mesma coisa que a mastocitose, é, nao é???

muito obrigado por estar sempre aí...

bjs

anabela
anagrd

Postby gracabastos30344 on Wed Jul 02, 2008 7:26 am

Bom dia:
Sim, a urticária pigmentosa é uma das formas de mastocitose, aquela que é muito benigna e que costuma melhorar com a adolescência. está descrita no link que lhe mandei.
Quanto às análises, penso que não tem importância estar a tomar antibiótico.

Bjs

Graça Bastos
gracabastos30344
Site Admin

Postby anagrd on Wed Jul 02, 2008 7:58 am

Muito obrigada pela resposta

;)
anagrd

Postby anabelagm on Wed Aug 06, 2008 8:47 am

cá estou eu novamente a pedir ajuda e um conselho!!!

fui a uma dermatologista com a minha filhota acerca das manchas, ela falou em urticaria pigmentosa mas mandou fazer analises....

as analises estao todas dentro dos valores normais a nao ser estas:
Plaquetas: 413
IGE 158 ( valor de ref <60 )

Tambem fez a Triptase e o valor deu normal 2.12

Entretanto depois do resultado das analises falei com a medica ao telefone, conforme ela tinha dito devido a nós estarmos longe do Porto, ela diz a fugir que os valores estavam normais, que se quizesse que era melhor fazer a biopsia para confirmar a doença!!!

Fiquei atonica no momento, ´nao sei se faço ou nao a biopsia, deve custar muito a piolhita e nao a quero fazer sobfrer maias por uma coisa que nao tem remedio, mas de outro lado se nao for mastocitose???

pelo que li na internet ela nao deveria comer certos alimentos nem tomar certa medicação e a medica nao me alertou para nada disso!!!!

uma das minhas duvidas é tambem o facto do valor do IGE ser tao elevado, é quase o triplo do maximo.... dos meninos com quem contactei que têem mastocitose nenhum tem o IGE alterado.... nao será talvez sinonimo que é outra coisa??? o que quer dizer o IGE elevado'=??? que tipo de exame deveria fazer???

obrigado

bjs
anabelagm

Postby sunrise on Thu Aug 07, 2008 2:58 pm

Olá

O IGE elevado indica a predisposição para alergia, ou seja a tua filha é alérgica a alguma coisa que já se pode ter manifestado ou até podes nunca saber o que é ...

Jinhos
ImageImageImageImageImageImageImageImage
ImageImage
ImageImage
sunrise

Postby anabelagm on Tue Aug 12, 2008 9:30 am

anabelagm wrote:cá estou eu novamente a pedir ajuda e um conselho!!!

fui a uma dermatologista com a minha filhota acerca das manchas, ela falou em urticaria pigmentosa mas mandou fazer analises....

as analises estao todas dentro dos valores normais a nao ser estas:
Plaquetas: 413
IGE 158 ( valor de ref <60 )

Tambem fez a Triptase e o valor deu normal 2.12

Entretanto depois do resultado das analises falei com a medica ao telefone, conforme ela tinha dito devido a nós estarmos longe do Porto, ela diz a fugir que os valores estavam normais, que se quizesse que era melhor fazer a biopsia para confirmar a doença!!!

Fiquei atonica no momento, ´nao sei se faço ou nao a biopsia, deve custar muito a piolhita e nao a quero fazer sobfrer maias por uma coisa que nao tem remedio, mas de outro lado se nao for mastocitose???

pelo que li na internet ela nao deveria comer certos alimentos nem tomar certa medicação e a medica nao me alertou para nada disso!!!!

uma das minhas duvidas é tambem o facto do valor do IGE ser tao elevado, é quase o triplo do maximo.... dos meninos com quem contactei que têem mastocitose nenhum tem o IGE alterado.... nao será talvez sinonimo que é outra coisa??? o que quer dizer o IGE elevado'=??? que tipo de exame deveria fazer???

obrigado

bjs

Drª Graça, escrevi este post durante as suas férias e entretanto nao o deve ter visto!!
:oops:
bjs

anabela
anabelagm

Next

Return to Pele