Manchas Vermelhas/ Marcas de Nascença

Manchas Vermelhas/ Marcas de Nascença

Postby CristinaMarques on Sun Apr 19, 2009 6:06 pm

Boa tarde e, desde já, parabéns pelo site e forúm.
Sou mãe de primeira viagem de uma bebé com 5 semanas, nascida de parto normal. A minha bebé nasceu com marcas vermelhas no rosto simétricas (nos dois lados do rosto) de cor avermelhada, que tendem a ficar mais vermelhas com o choro ou com o calor. As manchas localizam-se na testa (na vertical) estendem-se pelo nariz até ao lábio superior e ainda nas duas pálpebras dos olhos (ocupando-as quase na totalidade). Para além das manchas no rosto, nasceu ainda com manchas espalhadas pela cabeça, principalmente na nuca (onde de tão concentradas, a zona está sempre muito vermelha) e num dedo de um pé. Após o nascimento e já quando nos encontrávamos em casa, surgiram novas manchas nas costas e na cabeça.
O Pediatra da minha filha, desvaloriza as manchas, dizendo-me que são hemangiomas e que tendem a desvanecer ou a desaparecer até ao primeiro ano de vida.

As manchas da minha bebé preocupam-me muito, não só pela parte estética (sobretudo as do rosto, pois são grandes) mas também porque ao que tenho lido, sobretudo na internet poderão estar associadas a uma série de síndromas.
Assim, para além de este post, ser uma espécie de desabafo da minha preocupação, gostaria de saber se os vossos bebés tiveram ou ainda têm manchas deste género e, nesse caso, como foi a evolução das mesmas.

Á Dr.ª Graça, pergunto como posso diferenciar hemangiomas de marcas de nascença (manchas vinho do porto ou manchas salmão). Ao que tenho lido, aparentemente e para além da cor, a localização das manchas também é relevante para a classificação. Gostaria ainda que me informasse se é possível nesta fase diagnosticar com rigor que tipo de manchas a bebé tem. Já agora, informo que a bebé nasceu com 37 semanas e 4 dias, com 2.6 kg e com a ajuda de ventosa. Terá a ventosa provocado estas manchas no rosto e na cabeça? Posso nesta data fazer alguma coisa ... ou resta esperar a sua evolução? Para além de um pediatra, há alguma especialidade médica que esteja habilitada a tirar-me estas dúvidas?

Obrigada,
Cristina
CristinaMarques
 
Posts: 2
Joined: Sun Apr 19, 2009 5:41 pm

Re: Manchas Vermelhas/ Marcas de Nascença

Postby cpimenta on Wed Apr 22, 2009 3:42 pm

Boa tarde.

O meu filho de 7 meses tem uma marca desse género na testa que também fica mais vemelha quando ele chora. Mas acho que não há motivo de perocupação. O meu filho mais velho de 3.5 anos teve uma marca exactamente igual que desapereceu por volta dos 2 anos e tal. O mais engraçado é que também eu tive uma marca igual e no memso sítio.
Portanto se o pediatra diz que desaparece acredita e não te preocupes.
cpimenta
 
Posts: 5
Joined: Mon Mar 02, 2009 2:52 pm

Re: Manchas Vermelhas/ Marcas de Nascença

Postby CristinaMarques on Thu Apr 23, 2009 8:06 am

Olá e obrigada pelo teu testemunho.
Vou voltar a falar com o Pediatra na próxima consulta, pois as manchas, principalmente as dos olhos estão a ficar mais escuras (em determinadas alturas ficam com uma tonalidade roxa).
É engraçado referires que também tiveste uma mancha idêntica à dos teus filhos ... segundo a minha mãe também eu nasci com manchas muito similares à da minha filha.
CristinaMarques
 
Posts: 2
Joined: Sun Apr 19, 2009 5:41 pm


Return to Pele

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests

cron