Pés

Pés

Postby Neka on Wed Nov 14, 2007 12:48 pm

Olá Dra. Graça,

O pediatra do Afonso (7 meses) viu na ultima consulta q ele está com tendência para virar os pés para dentro e disse-me para tentar evitar q ele durma de barriga para baixo, o que ele até nem faz frequentemente. Será que há algo mais q se possa fazer?
Ele já gatinha (arrasta-se) :) pelo chão e se tiver apoio já se levanta sozinho e aguenta-se em pé apoiado (numa mesa ou sofa) bastante tempo. Será que ainda é muito cedo para se por em pé e está a fazer mal aos pézinhos? :? Ele pesa 9,5 kg e mede 73 cm.

Mais uma vez, muito obrigada.

Bjs

Neka e Afonso
Neka

Re: Pés

Postby romiragaia on Fri Nov 16, 2007 12:07 pm

Tenho uma bebé com 1 mês e duas semanas. Gostava de saber com quantos meses lhe devo começar a calçar sapatos, e se existe alguma característica ou marca que deva escolher na compra dos mesmos.

Obrigada.
Rosa
romiragaia

Postby Guest on Fri Jul 25, 2008 10:30 am

Bom dia!
Em primeiro lugar parabéns pelo fórum! Foi uma óptima ideia... Que pena não haver um espaço como este há 3 anos atrás! :lol:

gracabastos30344 wrote:Está provado que sapatos ortopédicos não corrigem alterações dos pés. A indústria de sapatos não gosta nada desta idéia e por isso há sapatos caríssimos que as mães compram porque acham que é essencial para a formação dos pés do filhote. Não é verdade.

Em relação a este assunto, estou um pouco confusa.
O meu filho tem actualmente 3 anos e há cerca de um ano atrás, a pediatra começou a notar uma postura incorrecta dos pés e pernas na forma de andar. Aconselhou uma ida ao ortopedista, que, na altura, disse que era cedo para fazer algo específico e pediu uma reavaliação aos 6 anos. Disse para o deixar andar descalço, evitar que dormisse de barriga para baixo na posição fetal e encorajá-lo a andar de triciclo.

A questão é que nas consultas posteriores, a pediatra continuou a notar um agravamento da má postura e acabámos por ir a outro ortopedista, a seu conselho.
Desta vez a história foi bastante diferente. Assustou-nos um pouco, disse que a vigilância devia ser apertada, e deu uma série de recomendações: andar descalço, muita praia, pedalar, andar em bicos de pés, proibir que esteja de joelhos e prescreveu umas sandálias ortopédicas.

Agora, depois de dar 70 € por umas sandálias, deparo-me com este fórum e com a Drª Graça a dizer que os sapatos ortopédicos não corrigem alterações e fiquei confusa. :shock:
Guest

Postby gracabastos30344 on Sun Aug 03, 2008 7:42 am

Bom dia:
Pois... percebo que fique confusa, mas a minha opinião é a que transcreveu para aqui...
O máximo que posso fazer é tentar pôr aqui literatura sobre isso, ou transcrever dum livro de pediatria... mas hoje não porque é o meu último dia de férias. Só aqui vim para ver se adianto trabalho para amanhã que tenho a agenda muito cheia na clínica e vai ser dificil responder a tudo. Ponha-me nos lembretes: literatura sobre calçado, para ver se eu não me esqueço.

Bjs

Graça Bastos
gracabastos30344
Site Admin

Postby sara on Tue Aug 05, 2008 11:27 pm

Obrigada pela resposta pronta, mesmo durante as férias! :D
Fico então a aguardar literatura sobre o assunto.

Bom regresso ao trabalho! ;)

Ah, o post de cima foi escrito por mim, mas sem fazer "login". :oops:
sara

Postby Anabela78 on Thu Sep 18, 2008 8:38 am

Ola muito bom dia Dr. Graça.
Mais uma vez aqui venho eu para a Sra.Dr. me tirar umas das minhas dúvidas em relação ao meu filhote.
Dr. o meu André tem agora 32 meses,tem sido uma criança saudavel,sem grandes problemas de saúde apenas teve ate aqui uma ou duas constipaçõeszitas e apanhou este último Inverno uma Laringite.
Anda no Infantario desde que completou os seus dois anos.
A questão que aqui ponho a Dr. é a seguinte: de algum tempo para ca tanto eu como a familia temos andado a notar que ele ao andar anda com os pés para dentro,ate mesmo no calçado se nota isso,rompe mais a sola de dentro,tem os pés ainda muito "lisos" entende dr.?
Ele tem os pés gordinhos,e o que mais me preocupa é que o pai de pequeno teve tendência para ter os pés chatos,derivado a isso andou ate a idade dos 6 ou 8 anos com botas ortopédicas.
O pediatra do meu filho por enquanto ainda não tem ligado muito a isso apesar de eu insistir sempre nas consultas nesse assunto mas ele diz que ainda é cedo para avilar se tem ou não os pés chatos.
Mas eu como mãe prefiro corrijir o problema no cedo que no tarde,penso eu não sei....é a minha dúvida como mãe preocupada.
Sera dr. ainda muito cedo para avaliar se o meu filho tem problemas nos pészitos dele?
Mais outra pergunta dr. que não tem nada a ver com isto,de quanto em quanto tempo devo ir ás consultas com o meu filho ao pediatra?

Obrigado desde já pela sua atenção Dr.Graça.

Atenciosamente.
Anabela Anacleto
Anabela78

Postby gracabastos30344 on Fri Sep 19, 2008 5:51 pm

Boa tarde:
Nessa idade quase todos têm o pé chato... é normal... têm gordura na planta dos pés.
Por outro lado actualmente já não se usam botas ortopédicas (veja por favor nos outros tópicos que isto já foi aqui explicado) porque se chegou à conclusão que não corrigiam nada e eram são muito incómodas...
Na consulta dos 3 anos, se o pediatra achar necessário, estará então na altura de ser observado por ortopedia.
Quanto à periodicidade das consultas, a partir dos 3 anos, em crianças saudáveis eu só faço rotinas uma vez por ano... mas isso é o meu esquema, não quer dizer que todos os pediatras façam assim.

Bjs

Graça Bastos
gracabastos30344
Site Admin

Return to Ortopedia