2.ª bronquiolite em menos de um mês

2.ª bronquiolite em menos de um mês

Postby Pat on Tue Jan 06, 2009 10:46 am

Bom dia Dr. ª Graça

A minha filha tem 30 meses, esteve em casa até Setembro do ano passado , data em que entrou no Infantário . Até Novembro foi-se mantendo razoavelmente com algumas constipações e um pouco de ranho e tosse mas nada de mais. Na 2ª semana de Dezembrou começou a ficar mais congestionada e com mt mais tosse , febre e alguma pieira e desenvolveu uma conjuntivite. No hospital diagnosticaram-lhe uma bronquiolite tendo feito nebulizações com ventilan e atroven durante 5 dias e celestone 3 dias. Por recomendação da Pediatra que a viu depois manteve o Ventilan e Atrovent por mais 2 dias. Na noite do final do ano começou a ficar novamente com tosse mas ainda passou bem a noite nos dias seguintes a tosse foi sempre a aumentar até tornar-se tipo tosse de cão (e por isso durante a noite e tb de tarde quase não dorme com tanta tosse) , no inicio com bastante ranho e com algumas dificuldades respiratórias. No domingo fui com ela hospital pois embora desta vez nunca tivesse febre via-se que tinha novamente pieira. Foi-lhe diagnosticda nova bronquiolite sendo que agora mais avançada que a 1.ª embora com bom nivel de oxigenação no sangue. Estamos novamente a ventilan + atrovent e celestone. A minha duvida é que, para além de a tosse continuar a ser uma tosse de cão e mt forte (já à perto de cinco noites que. sem exagero, quase não dorme com a mesma , não sei se marque nova consulta para a pediatra para debater o problema das bronquiolites . Ou seja será normal que só agora com 2 anos e meio é que ela comece a fazer bronquilites e por duas vezes em menos de um mês? Será da entrada no infantário? ( De qq forma ela em Dezembro depois de ter a bronquilote , devido à recuperação e aférias minhas só esteve no mesmo 2 manhãs sendo a ultima dois dias antes de começar a ter outra vez problemas) Ela tem por parte do pai e familiar chegados do mesmo ( mãe e irmãos ) um historial grande de antecedentes com problemas respiratórios (asma, sinusite , rinite ) . Ela sempre teve tendência a no inverno ganhar mt ranho , mesmo estando em casa, e chegou a ganhar 2 ou 3 grandes constipações mas nunca chegando a bronquiolites . Faz Zyrtec durante o Inverno devido a andar frequentemente com o nariz congestionado e fazer devido a isso ligeirissimas apneias quando era mais pequena. Bem isto já está um testamento mas queria uma opinião sobre o assunto pois estou em duvida se a deva levar a um alergologista ou se deva só falar com a pediatra e aguardar pelos 3 anos .

Bjs e desde já obrigada
Pat
 
Posts: 9
Joined: Mon Nov 19, 2007 11:12 am

Re: 2.ª bronquiolite em menos de um mês

Postby Pat on Wed Jan 07, 2009 8:22 am

Oh Dr.ª agora fiquei mesmo preocupada. É que a filhota de vez em quando tb se queixa que lhe doi a cabeça e eu até agora tenho desvalorizado um pouco pq ela diz isso mas depois continua vai brincar ou distrai-se e não continua a queixar-se.

De q forma tenho consulta sexta será que deva fazer alguma coisa antes? Ela parece estar a ficar com um pouco menos de tosse e continua sem febre mas fiquei mesmo preocupada.

Será que se for infeccção a Mycoplasma pode evoluir para outra coisa sem dar sinais? Devo esperar a consulta ou levar ao hospital ? É que a Pediatra só chega na sexta.

Bjs
Pat
 
Posts: 9
Joined: Mon Nov 19, 2007 11:12 am

Re: 2.ª bronquiolite em menos de um mês

Postby Pat on Tue Jan 13, 2009 8:39 am

Bom dia Dr.ª

Bem lá fomos com a pequena à Pediatra na pasada sexta feira e segundo o que ela disse os bronquios ainda tinham sinais de inflamação . Pusemos a hipótese de fazer ou não análises mas atento ao facto de ela ainda não estar normal e de ainda necessitar de fazer ventilan a Pediatra decidiu adiar até à primavera a relização das análises pois quer que ela esteje uns tempos sem medicação. Assim por agora ficou a fazer uma semana de ventilan em câmara expansora 3 x dias e fluxotaide 2x dias durante 15 dias passando a 1 x dia até ao final de Março (inicio de Primavera) bem como continuar o Zyrtec.
O que ela disse é que é possivel que o genes herdados do pai e familia (até pq desde que ela nasceu e mesmo estando em casa no Inverno anda sempre ranhosa e com o nariz congestionado) levem a que, perante uma maior exposição a virus com a entrada no Infantário , façam que tenha uma maior hiperreactividade brônquica pelo que deveria fazer o fluxotaide e o Zyrtec para tentar prevenir isso. Tb disse que neste momento quer ela tenham ou não alergias precisa de fazer tratamento como se fosse asmática , embora segundo ela até aos 6 anos não gosta de fazer esse diagostico pq assusta os pais e pq essa situação possa ser reversível . Embora confie nela e esteja a fazer as coisas conforme o prescrito gostaria de ter a sua opinião sobre este tratamento e sobre a análise dela perante esta situação. Para além disso a filhota embora esteja melhor da tosse quando acorda e durante a noite ainda tosse várias vezes e ainda tem muito ranho principalmente ao acordar e de manhã , será que essa demora a passar a tosse e ranho é normal na evolução das bronquiolites? É que parece-me que da 1.ª bronquiloite que as coisas acabaram por evoluir mais rápido. Bem, talvez seja impressão minha que já estou cansada de a ver sempre ranhosa e a tossicar.

Bjs e desculpe o testamento mas estou um pouco confusa com isto pois embora desde sempre os médicos me tivesse dito que ela corria mais riscos de ter alergias e problemas respiratórios dado os antecedentes familiares até à entrada no Infantário nunca tinha tido mts problemas e tinha esperança de que não os viesse a ter.
Pat
 
Posts: 9
Joined: Mon Nov 19, 2007 11:12 am


Return to As bronquiolites

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron