Corticoides para maturação fetal pulmonar. Inconvenientes?

Corticoides para maturação fetal pulmonar. Inconvenientes?

Postby pral100 on Mon Mar 23, 2009 12:07 am

Gostaria de saber se existem efeitos secundários que prejudiquem o bebe ou a mãe na utilização de corticoides para maturação fetal pulmonar. Tenho lido que só faz bem. Então porque não levam todas as gravidas? Qualquer grávida pode de repente entrar em trabalho de parto. Deve ter concerteza alguns efeitos indesejáveis como outras drogas quaisquer.

Tambem li que o efeito apenas dura 7 dias. E após esses 7 dias? A Maturação pulmonar "volta para tras"?

Tenho 33S. Alguem me pode ajudar? Estou com muito receio de levar a injecção desnecessáriamente.

Obrigada pela vossa ajuda.
pral100

Re: Corticoides para maturação fetal pulmonar. Inconvenientes?

Postby gracabastos30344 on Tue Mar 24, 2009 10:52 am

Olá:
Esta pergunta é mais para obstetra do que para pediatra.
Em todas as medicações que se faz tem que se pesar o risco/benefício. todos os medicamentos para além de serem benéficos para uma coisa, têm efeitos secundários que variam habitualmente de pessoa para pessoa.
Tomar corticóides numa gravidez normal é disparate, porque não são necessários e os corticóides são medicamentos preciosos mas com bastantes efeitos secundários com grande variação individual.
os benefícios para o feto se nascer prematuramente é tanto que no caso de haver ameaça de parto pré-termo são sempre maiores do que os riscos.
Se dura só 7 dias, não sei. Penso que o efeito na maturação pulmonar se mantem... mas eu já não estudo neonatologia desde que saí do hospital, ou seja, desde 2003... :o Já esqueci muita coisa que deixei de usar no dia a dia e por outro lado não me tenho actualizado nessa área.

bjs

Graça Bastos
gracabastos30344
Site Admin

Return to Bebés prematuros