vitaminas: Dagravit 8 e ferro

vitaminas: Dagravit 8 e ferro

Postby olha por mim on Wed Jul 09, 2008 8:57 am

Olá Drª. Graça.
Desde já muito obrigado por ter criado este fórun...nem imagina a ajuda que já me deu...
Eu ando numa grande dúvida...tenho um filhote de 6 meses e meio e agora mudei de pediatra...
A pediatra anterior tinha receitado Vigantol 1 gota por dia até fazer 1 ano...no entanto esta pediatra agora disse-me para deixar a vigantol e para começar a tomar 10 gotas por dia de Dagravit 8 e 4 gostas 2x ao dia de ferro...
A minha dúvida é se deve ou não tomar...já falei com muitas colegas mamãs e ninguém conhece estas vitaminas apenas dão o vigantol...eu comecei a dar-lhas mas tenho notado que ele queixa-se muito da barriga e tem muito prisão de ventre...
O que acha? Será q ela receitou estas vitaminas por achar q o meu filho tem algum problema???Ou é normal receitarem este tipo de vitaminas? Não sei o que fazer...gostaria de ter uma opinião de quem percebe do assusnto...
Obrigado e beijos
olha por mim

Re: vitaminas: Dagravit 8 e ferro

Postby maeprincesa on Wed Jul 09, 2008 6:09 pm

Olá!!

Olha como mamã de dois meninos seguidos pela Dra digo-te que ela não receita nada a bebés saudáveis. Ferro só é receitado se analises de sangue revelam baixa de ferro, vigantol é vitamina D que o nosso sol nos fornece e a eles muita diariamente, e dragavit ao que sei é calcio :o .Estranho. Hoje em dia os leites deles têm tudo o que eles necessitam, eu nunca dei nada ao Salvador...Acho que o ideal é eles não tomarem nada, a não ser que necessitem, porque comem mal ou porque as análises assim o revelam....
Beijocs!
Sara
http://maeprincesa2.blogspot.com/
maeprincesa

Postby gracabastos30344 on Wed Jul 09, 2008 7:37 pm

Boa noite:
Hoje venho aqui a esta hora pq amanhã não posso vir.
Meninos saudáveis, na minha opinião não precisam de vitaminas.
E sim, o ferro dá dores de barriga e fezes duras.
Não lhe sei responder porque é que lhe foram receitadas e por isso é melhor questionar quem lhas receitou para perceber se é prática habitual dela ou se encontrou algo no seu menino que justifique a necessidade de suplementos desses.

Questionem sempre os vossos médicos quando não perceberem. Isso é bom para vocês e para o próprio médico.

Bjs

Graça Bastos
gracabastos30344
Site Admin

Postby olha_por_mim on Mon Jul 14, 2008 1:41 pm

Obrigado pelos conselhos...pelo que já perguntei é mesmo habitual a pediatra receitar estas vitaminas...mas por outro lado como o meu filho nunca gostou de leite as vitaminas é uma maneira de ele ter o q necessita e ñ recebe pelo leite...e tb ñ gosta de fruta...penso q daí ela ter receitado...mas como ela está de férias agora acho q não é das melhores alturas para lhe telefonar...mas assim q ela regressar telefonarei para lhe perguntar...
Qt a Dagravit não é apenas cálcio...mas sim tb vitamina A, C, D e outros componentes q agora ñ me lembro do nome...
Muito obrigado pela ajuda...e já agora se me pudessem responder a só mais uma pergunta...é que eu aos 6 meses comecei a dar manga e papaia ao Rodrigo e na consulta a pediatra disse-me que os frutos tropicais eram só a partir dos 3 anos...para eu dar apenas maçã, pêra e banana...mas o meu Rodrigo já não gosta lá muito de fruta e estar a comer sempre o mesmo ele aborrece, pois como sofre de prisão de ventre tento não dar muito banana e assim só me resta a maçã e a pêra...será q ñ posso mesmo dar outro tipo de fruta???
Obrigado mais uma vez...desculpem se estou a ser chata...
Beijinhos
olha_por_mim

Postby maeprincesa on Mon Jul 14, 2008 5:26 pm

Olá!!

Em relação ao leite a dra dir-te-à que os elefantes são grandes e fortes e não bebem leite...Hoje em dia há imensos alimentos igualmente importantes, e se ele come papas e iogurtes, o importante está lá. Em relação às frutas, eu sempre dei a partir dos 6 meses manga, papaia,pera, maça, banana, meloa, melão...Se ele não fez nenhuma reasção alérgica, só lhe poderá fazer bem! O risco de dar determinados alimentos cedo demais é o das alergias. E tudo depende da cultura, no brasil até se começa por dar frutas e essas entram logo na ementa. Eu só deixei kiwi, morango e ananás para depois dos 12 meses.
Bjos
Sara
maeprincesa

Postby gracabastos30344 on Tue Jul 15, 2008 6:33 am

Bom dia:
:) a mãe princesa já me conhece muito bem:) :)
Pois, essa é a minha opinião: mais nenhum mamífero bebe leite depois do período de amamentação e continuam a crescer muito mesmo sendo herbívoros...
Mal não fará, dar o Dagravit, embora tb possa haver intoxicações por vitaminas... mas não há-de ser o caso.
Quanto à introdução de novos alimentos saíu um artigo no pediatrics deste mês sobre isso e ao que parece, apenas o leite de vaca necessita de ser introduzido o mais tarde possível. Está disponível online: http://pediatrics.aappublications.org/c ... 122/1/e115.
Ora, os meninos que vivem nos trópicos não comem fruta? Terão que importar maçãs e peras para comerem no 1º ano de vida? :)

Bjs

Graça Bastos
gracabastos30344
Site Admin

Postby olha_por_mim on Wed Jul 16, 2008 10:49 am

Olá mais uma vez!!!
Quero agradecer à mãe princesa que realmente percebe já muito do assunto...e agradecer à Drª. Graça...Muito obrigado...têm razão no que dizem... :)
Quanto à fruta eu já tinha dado papaia e manga ao Rodrigo...e ele gostou muito de manga...e deu-se bem com as novas frutas...por isso achei estranho até aos 9 meses estar a dar apenas maçã pêra e banana...coitado...ele já nem pode ver essa fruta à frente...acho que vou dar outro tipo de fruta pois mal penso q ñ lhe fará...
Os iogurtes tb me disse para dar apenas a partir dos 9 meses...mas eu já experimentei dar e ele gostou...e já que ñ gosta muito de leite agora a partir dos 7 meses vou começar-lhe tb dar um iogurte...aproveito e junto com a fruta pois ele assim gosta...hehehe...é so manias...e mal de certeza q ñ lhe fará...
Obrigado mais uma vez.
Beijocas
http://olha_por_mim.blogs.sapo.pt
olha_por_mim

Postby maeprincesa on Mon Jul 21, 2008 9:33 pm

Olá!!!

Deixa-me dizer-te que o Salvador deixou de beber leite aos 4 meses e por essa altura ntroduzi o meu 1º danone, indicado mesmo a partir dos 4 meses. Podes dar iogurte na maior!!!Agora sou eu que faço os iogurtes dele na iogurteira, sem corantes, nem conservantes e com o leitinho dele!
Bjo
Sara
http://maeprincesa2.blogspot.com/
maeprincesa

Return to vitaminas e outros suplementos