Intolerância ao glúten

Intolerância ao glúten

Postby EliGee on Tue Feb 10, 2009 12:30 pm

Dra. Graça,

Antes de mais, queria agradecer-lhe a iniciativa deste blog, que me surpreendeu e me deixou muito feliz por existir. Sou o género de mãe que raramente corre para os médicos por tudo e por nada mas que, de vez em quando, tem algumas dúvidas! Obrigada pela oportunidade de as esclarecer!

A minha filhota tem 18 meses (fez ontem) e pesa 7,5kg. Nasceu de cesariana (sofrimento fetal) com 2.735 kg e evoluiu no P5 até por volta dos 9 meses, nessa altura desceu. O nosso pediatra pediu-me que substituisse a sopa que já comia ao jantar por mais 1 papa e aumentar o valor calórico das refeições. Já tinhamos introduzido o gluten aos 6 meses e aos 9 meses começou a comer muito pão, boiões de sobremesa, bolachas, duas papas diárias, massas... ela é "boa boca" graças deus, desde que nasceu!

Dos 11 para os 13 meses ganhou 30g... :roll: Li sobre o gluten e pedi ao pediatra que passasse análises. Sem valores de Ac para o endomísio e a transglutaminase, valores acima do esperado para a Gliadina IgG. O pediatra retirou o gluten e desde os 13 meses que não come nada com gluten. Aos 15 meses (dois meses depois) a primeira pesagem acusou mais 260gr.

No entanto, e como sei que a confirmação de um diagnóstico de doença celíaca se faz atravez de biopsia, ouvi dizer que esta deveria mesmo ter sido feita logo depois do resultado das análises ter revelado esse valor, sob pena de o diagnóstico futuro poder se inconclusivo...

É verdade? Que opinião tem sobre o caso dela? Ela nunca apresentou nenhum outro sintoma que não fosse a má progressão do peso numa altura em que comia muitas coisas com gluten.

Antecipadamente grata pela atenção!
EliGee
 
Posts: 9
Joined: Tue Feb 10, 2009 12:04 pm

Re: Intolerância ao glúten

Postby EliGee on Wed Feb 11, 2009 10:12 am

Ola Dra. Graça!

Muito obrigada pela sua opinião. Já estava quase decidida a marcar consulta de gastro e agora acho que vou mesmo pedir ao pediatra que faça esse encaminhamento.

Mais uma vez obrigada!

Bjs
EliGee
 
Posts: 9
Joined: Tue Feb 10, 2009 12:04 pm


Return to Outras dúvidas

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron