Ajuda

Ajuda

Postby AnaV on Wed Jul 09, 2008 9:20 am

Bom dia Dra e "colegas", venho ver se consigo aqui convosco uma "luz" porque ando mesmo em desespero...
A minha filha faz 5 anos em Setembro e já vos falei dela nos tópicos de baixo peso, percentis baixos (ou nulos!), etc etc... acresce q é alérgica à proteína do leite de vaca e só pode beber leite de lata HA.
Ela sempre comeu pouquito, mas lá ia indo qualquer coisa... logo de início fizemos todas as análises, porque a evolução ponderal sempre foi muito fraca, e exceptuando a dita alergia, não revelaram mais nada. Teve problemas respiratórios e o pediatra mandou fazer singulair de prevenção, estando bem há mais de um ano. Para terem uma ideia, ela ronda os 13 kg e há um ano q não aumenta nada (limita-se a perder um pouco e a recuperar, nunca passando dos 13 kg e muitas vezes vem abaixo disso).
Ela vomita com muita facilidade, sobretudo quando tentamos insistir em "mais um bocadinho".
Comeu sempre muito bem as sopas (eu acho q ela sobrevive pelas sopas!), muito pouco da outra comida; não aprecia fruta (1/4 de maçã, quando vai, é coisa para mais de meia hora) e c o problema do leite, apenas pode comer iogurtes de soja, q tb não a seduzem. Comia bons pratos de papa feita c o leite dela, ao menos isso...
Na escola é um filme, é sempre a última a terminar e tirando a sopa, pouco come. Entrou agora de férias, mas nos últimos dias já dizia de manhã em casa q não queria ir porque a obrigam a comer!
Acontece q este panorama já bem desanimador agravou-se muito de há 2/3 semanas p cá e para piorar, rejeita a papa. De manhã não consigo alimentá-la, vomita quase todos os dias e às vezes dá vómitos mesmo antes do pequeno almoço. A minha sogra queria levá-la para a praia mas não acho grande ideia ir para a praia em jejum!
Com tudo isto está magra como nunca, só tem "pele e osso" e tem mesmo má carita. Ainda nem a pesei porque sinceramente, até tenho medo!
Estou preocupada porque não tenho alternativas para o leite e não há nada q ela coma c gosto - excepto salsichas "cocktail"... até tenho vergonha de confessar q é o jantar dela todos os dias há uma semana.
O pediatra já recomendou desparasitar por duas vezes (com 6 meses de intervalo), já tomou um ano dragavit mas entretanto tirou-lho porque diz q vitaminas a mais tb n faz sentido. Não notei qualquer diferença, tb. Nunca quis dar nada q lhe estimulasse o apetite.
Tenho consulta dos 5 anos em Setembro; pensei em falar com ele hoje mas já o conheço o suficiente para saber q vai dizer q não conhece crianças q tenham morrido de fome qd os pais lhe oferecem comida... mas eu não posso vê-la assim tão debilitada e ando preocupadíssima.
Desde já agradeço a paciência para o meu desabafo e agradeço todas as sugestões!
AnaV
AnaV
 
Posts: 19
Joined: Tue Oct 23, 2007 10:41 am

Re: Ajuda

Postby anacsantos on Wed Jul 09, 2008 1:53 pm

Boa tarde

O meu filho foi alergico a PLV ate ter 2 anos, altura em que passou.

Nunca me privei de lhe dar nada, pois à imensas alternativas que podem ser feitas. Não houve prato que deixasse de fazer, fazia-o era com os ingredientes dele. Por exemplo, lazanha, feita com bechamel caseiro onde o leite era de soja e a carne de frango ou peru. Bolos feitos com mateiga de soja. Até cheese cake fiz com queijo creme de soja. Tostas com queijo em barra feito apartir do tofu. Os yogurtes misturava-os com fruta fresca moida. Gelatina vegetal e Gelados (dos de bola) de soja!

O supermercado do Corte Inglês tem uma imensa oferta de produtos para meninos alergicos PLV. São mais caros? Pois são, muito mais. Mas também se podem declarar no IRS!

A mim estranha-me é que ela não faça reação as salsichas, uma vez que as mesmas sao feitas com leite!

xxx

A
Ana
anacsantos
 
Posts: 22
Joined: Sat Oct 20, 2007 10:39 pm

Re: Ajuda

Postby AnaV on Wed Jul 09, 2008 3:46 pm

O meu problema não é a falta da oferta, que felizmente hoje em dia é bastante... é q ela pura e simplesmente não toca em nada sem ser obrigada e não come nada com gosto. Nem gelados, nem iogurtes, nem fruta, nada. Até aqui comia bem as papas, agora até isso acabou.
A minha luta constante é fazê-la comer o que quer que seja...precisava de um "milagre" que lhe desse algum apetite, alguma motivação para comer... sobretudo ao início do dia.
AnaV
 
Posts: 19
Joined: Tue Oct 23, 2007 10:41 am

Re: Ajuda

Postby AnaV on Thu Jul 10, 2008 8:25 am

Muito obrigada pela rápida resposta, Dra!
Estou a ver q a alergia dela então é algo estranha... toma o leite HA normalmente mas com o leite normal, apesar de a reacção ser menos intensa do q antes, ocorre sempre - aparecem manchas vermelhas em redor da boca, olhos lacrimejantes e inchados e vomita. Para ter uma ideia, na Páscoa, lambeu um pedacinho mínimo de ovo kinder e pronto, foi o suficiente. A história do "mais leite q cacau" é mesmo verdade :D sim, porque ela é um óptimo revelador de publicidades enganosas: várias bolachas q dizem ter leite, quando ela as prova e não reage, já sabemos q é mentira ;)
Quando fizemos análises, o IgE era perto de 300 e o leite, com um valor limite de 0,qualquer coisa, nela foi acima dos 80! Eu ainda olhei bem a ver se não me estaria a escapar nenhuma vírgula, mas não, era mesmo aquilo!
É curioso o q me refere do Atarax... agora q penso nisso, quando o pediatra a mandou fazer um tempo, ela comeu melhorzito... vou tentar novamente, mal tb n lhe faz. Ele tb já falou na parte psicológica, disse q n lhe parece ser o caso, mas "ralhou-me" para eu ter cuidado c as insistências porque às tantas o problema pode ganhar essa vertente e com a facilidade de vómito q ela tem, aí é q eu vou ver o q é um problema!, disse ele.
Mas custa-me vê-la tão fraquita... só q realmente tenho mesmo q aprender a dominar-me e a levar um dia (e uma refeição...) de cada vez.
Mais uma vez obrigada pela disponibilidade e tudo de bom!
Ana
AnaV
 
Posts: 19
Joined: Tue Oct 23, 2007 10:41 am


Return to "O meu filho não come..."

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests

cron