Aquecimento de leite

Aquecimento de leite

Postby becas001 on Tue Dec 16, 2008 12:51 pm

Na lata do leite diz la que o leite em po nao pode ser aquecido. mas entao nao podemos utilizar os aquecedores de biberons ou em banho maria para aquecer o leite???????
é que eu mts vezes faço-o mas dps a bia demora a acordar e ele arrefece e eu as vezes deito-o fora pk nao sei se posso aquecer.
qual as vossas opinioes????????
becas001
 
Posts: 28
Joined: Wed Dec 10, 2008 12:31 pm

Re: Aquecimento de leite

Postby becas001 on Tue Dec 16, 2008 4:17 pm

Eu nem me refiro a reaquece refiro-me mesmo a aquecer uma unica vez, ou seja o que me acontece é o seguinte, eu fervo a agua e depois coloco num atermos. 10 minutos antes dela beber o biberon eu faço a quant de leite dela, e deixo a arrefecer mas as vezes ela demora mais tempo a acordar ou a troca-la e o leite fica muito frio, neste caso gostava de saber se o posso aquecer.
Ela geralmente bebe o leitinho todo mas se sobra-se tambem nao o reutilizava deixa-o fora.
O meu problema é que ela nao pode tar mt tempo espera que o leite arrefeça pois começa a berrar muito com fome dai eu prepara-lo um bocadinho antes.
becas001
 
Posts: 28
Joined: Wed Dec 10, 2008 12:31 pm

Re: Aquecimento de leite

Postby Catarina Fadigas on Wed Dec 17, 2008 5:10 pm

Olá

Agora fiquei preocupada. Desde que o meu filho bebe leite de vaca normal, isto é, desde que tinha um ano e já vai com 2 anos e 4 meses que lhe aqueço o leite no biberão de plástico no micro-ondas. Será que estou desde essa altura a fazer-lhe mal? :(

Beijinhos

Catarina
Catarina Fadigas
 
Posts: 15
Joined: Thu Oct 23, 2008 3:11 pm

Re: Aquecimento de leite

Postby xanapaula on Sat Dec 20, 2008 8:37 am

Bom dia.
Em relação ao aquecimento dos biberãos o meu marido ( Eng. Quimico) esclareceu-me o seguinte: Normalmente os biberãos têm na sua composição polietileno. O aquecimento destes materiais não liberta dioxinas. Seria preciso que fossem queimados, o microondas não o faz. Por isso acha que esta nova teoria é mais uma daquelas que de vez em quando aparece na internet só para alarmar e não para esclarecer.
Eu sou de Física, a quimica não é bem a minha área mas sou levada a concordar com ele, e não é por ser meu marido, até porque nunca vi nenhum estudo como deve ser sobre este assunto.
Bjs
E Bom Natal para todos
Paula
xanapaula
 
Posts: 45
Joined: Tue Jul 01, 2008 9:24 am

Re: Aquecimento de leite

Postby Catarina Fadigas on Sat Dec 20, 2008 9:33 am

Olá

Obrigada Paula pela informação. Estava mesmo preocupada por ter passado mais de 1 ano a aquecer o biberão no microondas.
No entanto, como mais vale prevenir do que remediar, já comecei a aquecer o leite num copo e depois passo para o biberão. Mais trabalho, mas por eles vale tudo. :lol:
Aproveito para desejar um bom Natal para todos e que os nossos meninos tenham muito amor e paz nas suas casinhas, para poderem crescer felizes e com saudinha.

Beijinhos

Catarina
Catarina Fadigas
 
Posts: 15
Joined: Thu Oct 23, 2008 3:11 pm

Re: Aquecimento de leite

Postby xanapaula on Tue Dec 23, 2008 3:29 pm

Olá Drª Graça.
Bom é assim: o meu marido ficou admirado por os biberons serem feito de policarbonato ( PC ). Deve existir algum motivo economicista porque o mais lógico seria usar-se polietileno, não consegimos averiguar a razão de não serem. E o problema começa por serem feitos de PC pois contém o tal bisfenol A que pode ser libertado com o aquecimento. No entanto este composto tem uma temperatura de "segurança": Pode ser usado até aos 120ºC, a partir daí é que pode começar a libertar níveis que poderão ser tóxicos.
No entanto o aquecimento de biberons no microondas nunca atinge esta temperatura, nem anda lá perto, por isso ...
Estive a pesquisar e as marcas que encontrei todas usam PC, no entanto há uma marca que começou a fabricar biberons livres de bisfenol A, se pesquisarem na internet por: PORTUSPHARMA - Biberão Anti-Cólicas FLOW * Livre de Bisfenol A — Porto vão encontrar.
Outra coisa que encontrei é que no fundo dos biberons e outros utensílios de plástico vem escrito de que material são feitos. Se estiver PC já se sabe o que é, mas também lá estará um nº. Os mais perigosos são o 3 e o 7. Sei que os da Chicco são nº 7, pelo menos os que tenho cá em casa e têm 3 anos e meio.
Concluindo: o conselho do meu marido é usar biberons de vidro e quanto aos de plástico, não os aquecer. Devo referir que o problema não é o aquecer no microondas ( ele não faz mal) mas o simples acto de aquecimento, mesmo em banho-maria.
Espero que tenha respondido sem alarmar ninguém.

Bom Natal para todos e um grande beijinho
Paula de Sines
xanapaula
 
Posts: 45
Joined: Tue Jul 01, 2008 9:24 am


Return to Leite

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron