Leite, cálcio e ferro

Leite, cálcio e ferro

Postby AnaeRodrigo on Wed Apr 22, 2009 3:06 pm

Boa tarde Dra Graça
tenho um menino de 8 mesitos que nunca gostou mt de leite e está super magrinho e com uma anemia.
Ultimamente anda a comer melhor---está a tomar ferro e protovit
mas o leite é q n consigo q ele beba quase nada...bebe diariamente 200/250 ml de leite (s26 gold), com mt insistencia, e lancha cerelac ou iogurte com fruta...parece-me q deveria beber mais leite mas não sei como fazer...
pode sugerir-me leites mais saborosos? hoje comprei o nutriben continuação para ver se gosta...
já tentei colocar papa no leite mas resulta apenas para mais 30ml, qd resulta!
será q posso dar papa lactea preparada com leite? sobrecarrega?????
o q posso fazer mais?
Obrigado
Ana
AnaeRodrigo
 
Posts: 47
Joined: Tue Oct 23, 2007 12:23 pm

Re: Leite, cálcio e ferro

Postby hveiga on Wed Apr 22, 2009 3:31 pm

Olá.

Espero não dizer asneiras, mas cá vai (enquanto a Drª Graça não passa por aqui):

- Não há valores mínimos nem máximos para consumos diários de leite
- não deves dar papa lactea com leite. a papa já tem leite (lactea) e não deve ser adicionado outro
- quando não se bebe leite podemos ir buscar-se os seus nutrientes a outros alimentos; papa lactea, iogurte, queijo, manteiga, e outros não lacteos que contêm cálcio (bróculos) e os restantes nutrientes.
- se a criança não gosta de leite mas come bem iogurtes ou papa e dado que ainda é pequenino, substitui a refeição de leite por iogurte ou por papa, por queijo magro se já mastigar e em peq. quantidade, agora no verão podes tentar gelados de leite (caseiros ou não)

Acima de tudo não penses que beber 200 ml é muito ou pouco! É o que é!

A anemia e a magreza deves combater com os alimentos indicados por pediatra, mas também com bom senso e criando ao menino gosto pela alimentação, senão é um circulo vicioso.

As melhoras e calma.
hveiga
 
Posts: 45
Joined: Tue Nov 06, 2007 10:40 am

Re: Leite, cálcio e ferro

Postby AnaeRodrigo on Wed Apr 22, 2009 3:46 pm

Obrigado
eu sei q a papa lactea já tem leite e q se prepara com agua mas a minha ideira era se faría mal para a saude duplicar....nem q fosse tipo mt raramente....eu smp bebi leite com cerelac...mas o meu filho é mt pequeno...dái a minha questão...
queijo e manteiga ainda n come - tem 8 meses
eu substituo o lanche por papa lactea preparada com agua ou papa n lactea preparada com leite ou então por iogurte com fruta...mas o meu problema é à noite...por volta das 24:00 e por volta das 7:00 em q ele está "grogue" e só o biberão dá jeito...qd ele acorda, pelo menos as 7, acabo por dar papa...
Obrigado pela opniõa e ajuda...

sobre a anemia...eu acho q ele tem gosto em comer...só q n se reflecte na evolução, está no percentil 10 de altura e no peso n tem curva de percentil...ele come em geral bem, só mm o leite é q não....
ana
AnaeRodrigo
 
Posts: 47
Joined: Tue Oct 23, 2007 12:23 pm

Re: Leite, cálcio e ferro

Postby hveiga on Wed Apr 22, 2009 5:29 pm

E já tentaste dar cerelac liquida? ... lá muito doce e calórica é! Eu detesto, mas os meus adoram!
Vendem-se nuns pacotes de 250ml. Não sei é se podes dar com frequência! Outra alternativa e fazeres papa lactea num biberão, rasgas mais a tetina e tentas.
Mas se calhar o que se passa é que ele já não precisa do leite às 24h!
Podes também tentar iogurte liquido em biberão, embora normalmente sejam demasiado doces também.

Boa sorte.
hveiga
 
Posts: 45
Joined: Tue Nov 06, 2007 10:40 am

Re: Leite, cálcio e ferro

Postby AnaeRodrigo on Thu Apr 23, 2009 8:36 am

Olá
cerelac liquida já tentei...não gostou!!!
eu coloco papa no leite, apenas um pouco mas mm assim consigo dar apenas a qt indiquei...200/250ml por dia, com mt insistencia pois caso contario bebia uns 100ml ao todo...
talvez n precise do leite das 24 mas a realidade é q se eu não der às 24 ele por volta das 1/2h da manhã acorda...e por outro lado como está tão pequenino n queria cortar mais refeições....mas mm q n dê as 24 nem ele acorde (já aconteceu 2/3 vezes), as 7 da manhã bebe o mm q se tivesse bebido as 24...
iogurte liquido nunca tentei mas como ele só tem 8 meses ainda só dou os iogurtes naturais ou o primeiro danone...será q já posso dar liquidos? essa é uma hipotese q nunca me passou pela cabeça...
Obrigado
Ana
AnaeRodrigo
 
Posts: 47
Joined: Tue Oct 23, 2007 12:23 pm


Return to Leite

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron