Soja - dúvidas

Soja - dúvidas

Postby mãe babada on Tue Mar 04, 2008 11:31 am

Bom dia Dr.ª. Graça,

Já tive oportunidade de ler algumas respostas suas acerca da importância do leite na alimentação das crianças da idade do meu filho (33meses), mas venho pedir-lhe alguns esclarecimentos, porque estou um pouco insegura.

O leite de vaca foi introduzido na alimentação do meu menino aos 12 meses. Antes apenas bebia o Nutribém AR, por ter refluxo (e tomava Motilium).

Coincidência ou não, um mês depois fez a sua 1ª gastroenterite.
Durante os 10 meses que se seguiram, estava 15 dias bem e 3 semanas com diarreia…
Segundo o pediatra eram gastroenterites virais.

Cansada, resolvi, por iniciativa própria retirar toda a lactose da sua alimentação e dar-lhe leite de vaca da marca mimosa, mas com pouca lactose. Nunca mais fez uma gastroenterite…

Mas se lhe dava o referido leite, queijo e iogurtes no mesmo dia, as fezes ficavam muito moles e amarelas.

Optei por mudar de pediatra. Neste momento consultamos uma pediatra, sua homónima, que adoro e, curiosamente partilha da sua opinião sobre o leite de vaca.
Pediu-me para durante 2 meses apenas dar leite e iogurtes de soja, a ver o que mudava nos hábitos intestinais do menino.
Estou a seguir o seu conselho, mas sinto-me insegura, porque além da prisão de ventre que surgiu, tenho muitas dúvidas sobre os produtos de soja…
Existem muitos no mercado, mas são todos adequados para crianças?

Também já se fala em tantas contra-indicações destes produtos…

Diariamente o meu filho bebe 250ml deste leite e come um iogurte de soja, será suficiente?

Para terminar, o pequeno descende de pais alérgicos (asma, bronquite, urticária) e desde muito cedo que é consultado em alergologia e faz medicação de prevenção.

Ás vezes questiono-me, não seria aconselhável fazer umas análises?

Desculpe o testamento, mas estou um pouco confusa e, como em Setembro o menino inicia o infantário, penso que esta questão alimentar não vai ajudar na sua integração.

Muito obrigada.
:)
mãe babada
 
Posts: 13
Joined: Tue Mar 04, 2008 9:49 am

Re: Soja - dúvidas

Postby mãe babada on Wed Mar 05, 2008 6:32 pm

Drª. Graça,

Muito obrigada pela sua resposta.

Fiquei mais tranquila e esclarecida. Vou fazer a experiência sugerida pela pediatra do meu filhote (Drª. Graça Camacho)
Não temos nada a perder.

Se houver alergias logo se vê.

Bjs ;)
mãe babada
 
Posts: 13
Joined: Tue Mar 04, 2008 9:49 am

Re: Mais dúvidas...

Postby mãe babada on Mon Apr 14, 2008 12:18 pm

Olá Dr.ª Graça,

Mais uma vez venho pedir a sua preciosa ajuda, porque o meu pimpolho, que está quase a fazer 3 anos, que não come a sopa sem ser completamente passada, e no que respeita a sólidos apenas come os seguintes alimentos:

Pão, bolachas, batata frita, banana, maçã, pêra, alface e alguma massa ou arroz.

Os restantes alimentos, quando não se recusa a provar, provocam-lhe vómito!

Ando nesta luta à quase um ano: já tentei insistir (ao ponto de o deixar a chorar), já fiz chantagem e promessas, mas mesmo assim neste momento o prato vai à mesa e quase sempre volta intacto…

A introdução da sopa e das papas foi feita com dificuldade, apenas as tomava pelo biberão!
Apenas com 13 meses consegui que comesse à colher.
Sempre foi um acriança com apetite e come muito bem a sopa, iogurtes, e os alimentos que já mencionei.

Para o pediatra anterior nunca foi motivo de preocupação e, o tempo foi passando…

Actualmente a sua homónima chamou-me à atenção para este facto, uma vez que o menino irá em breve para o infantário, e lá não terá direito a comida passada!

Concordando com ela, resolvi dedicar mais atenção a este assunto e até já foi observado por uma psicóloga.

Desta observação conclui-se que não existe nenhum problema físico ou emocional para ele se recusar a comer a nossa comida.
E que não devo insistir, dar tempo ao tempo e que possivelmente no infantário ele irá comer o que os outros meninos comem, por imitação.

Estou completamente confusa, se por um lado a psicóloga me tranquilizou, continuo a pensar que a pediatra está certa: vai ser mais uma adaptação entre outras que terá de viver quando entrar para o infantário.

Agradecia imenso que me desse a sua opinião.

Bjs
:)
mãe babada
 
Posts: 13
Joined: Tue Mar 04, 2008 9:49 am

Re: Soja - dúvidas

Postby mãe babada on Tue Apr 15, 2008 8:52 am

Bom dia,

Muito obrigada Drª. Graça, e maeprincesa.

Estou mais tranquila :D

Vou tentar relaxar... e em Setembro veremos.

Vou dando notícias ;)

Bjs

Mãe babada (e ansiosa) ;)
mãe babada
 
Posts: 13
Joined: Tue Mar 04, 2008 9:49 am

Re: Soja - dúvidas

Postby mãe babada on Thu Jun 12, 2008 11:38 am

gracabastos30344 wrote:Bom dia:
Essa minha homónima tem de apelido Gonçalves? Se sim, não podia estar melhor entregue!
Nessa idade ele pode comer à vontade os produtos de soja. E se há artigos que falam de contra-indicações da soja, do leite de vaca também há. O único mal que vejo na soja é nos alérgicos por poder haver reacção cruzada.O leite não faz falta, em minha opinião. Se acha que ele lhe faz mal, não lho dê

Bjs

Graça Bastos


Olá Drª. Graça,

É possivel esclarecer-me um pouco mais sobre a reação cruzada da soja?
O meu filho tem alergias respiratórias, toma anti estaminicos (Kestine), faz Seretaide e Nasomet.
Toma leite e iogurtes de soja à alguns meses, nunca notei nenhuma alergia alimentar.
À cerca de 3 semanas que lhe surgiram borbulhinhas na cara (principalmete em redor do nariz, boca e mãças do rosto).
Como coincidiu com o seu 3º aniversário, e na festinha comeu amendoins e cajus pensei ser essa a causa. Nunca mais voltou a comê-los...
E passado tanto tempo não desaparecem...
Melhoram com a aplicação de um hidratante p/peles atópicas, mas intensificam-se passadas uma horas.
Foi observado pela pediatra, uma semana após o seu aparecimento, que disse terem o aspecto de alergia alimentar... e que iria passar.
Já tentei falar com o alergologista, mas está no estrangeiro.
Por outro lado, estou (instintivamente) desconfiada do leite de soja que ele tem consumido: Soymilk e P.Doce.
Iniciei hoje com a marca Alprosoya, para tirar a dúvida.

Qual a sua opinião?

Obrigada pela disponibilidade

Bjs
mãe babada
 
Posts: 13
Joined: Tue Mar 04, 2008 9:49 am

Re: Soja - dúvidas

Postby mãe babada on Fri Jun 13, 2008 9:19 am

Bom dia,

Muito obrigada Drª. Graça, vou aguardar...
Possivelmente na próxima semana já poderá ser observado pelo alergologista, para receitar a pomada que fala.

Mas entretanto já fico mais descansada, excluindo a alergia alimentar.

Bom fim-de-semana

Bjs
:)
mãe babada
 
Posts: 13
Joined: Tue Mar 04, 2008 9:49 am


Return to Leite

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron