Introdução de comida à colher

Introdução de comida à colher

Postby sglsantos on Tue Nov 04, 2008 1:05 pm

Boa tarde Drª,
tenho uma menina com 4 meses e uma semana que supostamente iria hoje à consulta dos 4 meses para fazer a introdução dos novos alimentos. No entanto, a consulta foi remarcada para daqui a 3 semanas.
A semana passada regressei ao trabalho e coincidência ou não, ela começou a comer cerca de metade do que comia.
Como já tinha os 4 meses, comecei por iniciativa própria a dar-lhe papa ao jantar à cerca de 3 dias, mas parece que também não aprecia muito :(
Como falta ainda muito tempo para a consulta estava a pensar em introduzir a sopa e a fruta, mas como o meu filho mais velho já tem 4 anos, já não me lembro muito bem como a sopa é feita e nem que legumes verdes se pode dar nos primeiros tempos. E carne devo dar já?
Quanto às papas, tenho que dar a primeira papa ou pode ser com sabores?
Obrigada
sglsantos
 
Posts: 5
Joined: Tue Sep 02, 2008 6:19 pm

Re: Introdução de comida à colher

Postby mariapeca on Tue Nov 04, 2008 4:01 pm

Boa tarde

A papa pode ser de sabores não pode ter é gluten até aos 6 meses. Quanto à sopa se pesquisar no fórum já há vários tópicos sobre isso. A carne introduz-se 15 dias depois de iniciar a sopa...primeiro é só cozer a carne na sopa e retira-se antes de triturar, passado uns dias já pode ficar e ser ralada junto com a sopa.

Maria
mariapeca
 
Posts: 11
Joined: Wed Oct 22, 2008 8:00 am

Re: Introdução de comida à colher

Postby Neska on Tue Nov 04, 2008 4:05 pm

Olá

Comecei a dar a sopa/papa/fruta a partir dos 4m.
A carne so introduzi aos 6, como ja foi dito primeiro so entrava na cozedura, depois é que passou a comer a carne propriamente dita.
As primeiras sopas deverão ser somente com legumes base, se bem me lembro, batata ou arroz, cenoura, abobora.. e pouco mais...
Ah, foi-me recomendado colocar o azeite no final... nunca deixando ferver... E nao colocar sal...

Agora, as mamãs mais experientes e a Drª Graça que me corrijam se me enganar... :D

Beijinhos
Vanessa

ImageImage
Neska
 
Posts: 5
Joined: Wed Feb 27, 2008 3:31 pm
Location: Algarve

Re: Introdução de comida à colher

Postby Catarina Fadigas on Tue Nov 04, 2008 4:35 pm

Olá,

O meu filho tem 4meses e 3 semanas e começou a introdução dos alimentos aos 4 meses.
O pediatra aconselhou-me a começar com uma papa sem gluten, tipo nutriben 1ªpapa lA, para fazer com água, uma vez que eu amamento. Passados duas semanas aconselhou-me a introduzir a sopa, começar com uma base de batata e cenoura durante três dias e depois ir introduzindo outros legumes a cada três dias, por causa das reacções alérgicas. Os legumes aconselhou:abóbora, alface, feijão verde, agrião, alho francês,...Passado uns dias introduzir a fruta: só maça, pêra e banana. Aos 5 meses aconselhou a introduzir a carne: frango, borrego, perú.
A doutora tem neste tópico um plano alimentar que costuma dar aos seus meninos e que é muito útil. Embora tenha um filho com 2 anos também já não me lembrava muito bem e foi uma grande ajuda consultar os diferentes postes neste fórum sobre 1ª sopa.

Bjs

Catarina
Catarina Fadigas
 
Posts: 15
Joined: Thu Oct 23, 2008 3:11 pm

Re: Introdução de comida à colher

Postby sglsantos on Wed Nov 12, 2008 12:32 pm

Olá a todas,
Antes de mais obrigado pelas dicas anteriores mas agora preciso novamente da vossa ajuda :D
A minha piolhita parece que não gosta de nada, faz caretas para a papa, para a sopa, para a fruta... Cospe tudo, farta-se de chorar...
Já experimentei fazer a sopa com batata doce, fazer a papa mais grossa ou mais rala, mas ela reaje sempre da mesma maneira, ao principio cospe e depois começa a chorar, põe as mãozinhas na cara como se estivesse para dormir, até que tenho que desistir. Assim, que lhe tiro o babete e a limpo, fica toda eléctrica e risonha :lol:
Alguma dica?
sglsantos
 
Posts: 5
Joined: Tue Sep 02, 2008 6:19 pm


Return to Diversificação alimentar

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron