Lanches e jantares

Lanches e jantares

Postby TaniaC on Mon Mar 02, 2009 2:41 pm

Boas tardes!

O Tiago (7 meses) foi amamentado exclusivamente até aos 5 meses (deixei de o fazer porque ele comia com os olhos as nossas comidas...) e ainda bebe da "vaquinha mãe" (lol). Iniciei a papa no 1º dia do ano, a sopa dia 13 de Janeiro e desde Fevereiro que come carnes vermelhas (excepto porco) e, mais tarde, brancas. Está a almoçar sopa e a jantar papa, já agora, comecei com a Nutribem 1ª papa, e ao 6º mês, e com autorização da pediatra, comecei a dar a cerelac (a normal, que se faz com água)... como ele tem um eczema atópico, o pediatra imunoalergologista disse-me para não lhe dar essa papa pois, apesar de lhe ter feito análises às alergias, nomeadamente à alergia da proteína do leite de vaca e de ter dado negativo, acho por bem que eu comprasse uma papa não láctea e que lha fizesse com o leite que ele bebe... pois, mas para isso teria de comprar um leite hipo-alergénico... confesso que não segui o conselho dele...
Bem, disse-me também para não lhe dar iogurtes até fazer 1 ano (e o mesmo com o leite da vaca e papas lácteas) mas o que é certo é que já lhe dei tudo isso e não lhe fez nada...
O peixe é para introduzir aos 8 meses e o jantar é para ser substituído pela sopa também aos 8 meses, sendo que a pediatra habitual mandou dar ao lanche papa ou iogurte (ainda esta coisa do eczema estava nos príncipios...).
A minha questão:
Posso já começar com a substituição do jantar e dar a papa ao lanche? E será que em vez de lanche, não posso dar a papa ao pequeno-almoço e o lanche seria maminha?
É que ele mama de 2h/2h de noite e a última mamada é sempre pelas 5h, 6h e depois só volta a mamar pelas 10:30h... assim, comia uma papinha logo pela manhã, ficava mais alimentado até à hora do almoço e ao lanche (saio do trabalho às 15:30h) mamava!

Eu sei que a introdução de alimentos tem a ver com a imaturidade do sistema digestivo deles, mas acha que seria muito grave?

Obrigada!!
TaniaC
 
Posts: 76
Joined: Wed Feb 13, 2008 7:00 pm

Re: Lanches e jantares

Postby hveiga on Mon Mar 02, 2009 6:29 pm

Olá.

Em relação à introdução de alimentos e regime alimentar não falo porque estás a fazer tudo muito diferente do que eu fiz :D ... nestas coisas não há formulas unicas, quem é unico são os pais e as crianças!

Em relação a dares a papa ao peq. almoço eu sou defensora. Eu desde que iniciei 2 sopas que passei a papa para o peq. almoço e foi optimo; no nosso caso a ideia é habituarem-se a ficar de barriga cheia pela manhã e não sair de casa sem comer. Até há uns meses eles (casal de gémeos com 26 meses) bebiam leite de madrugada e depois na ama/creche pelas 9h00 davam a papa.
Desde Setembro que passaram a comer a papa em casa pelas 7h30 (já não acordam para leite antes) e depois almoçam às 11h30 na creche.
Nós pais ficamos descansados porque achamos que eles vão mais compostinhos com uma boa tijela de papa (seja qual for) do que só com leite... é que eu não arrisco esperar que de manhã com sono mastiguem pão... ahhh e ultimamente ainda levam mais 2 ou 3 bolachas para o caminho a pedido deles.
Contei-te tudo para justificar porque acho uma boa opção... :oops: sou uma faladora!

Boa sorte.

Lena
hveiga
 
Posts: 45
Joined: Tue Nov 06, 2007 10:40 am

Re: Lanches e jantares

Postby TaniaC on Tue Mar 03, 2009 12:10 pm

Lol, obrigada Lena!
Acho mesmo que vou por esta opção... é que hoje, mais uma vez, ele mamou às 5h da manhã e só "mamiscou" (mamar+petiscar) agora (11h) e só vai almoçar pelas 12h... ou seja, ficou 6 horas sem mamar e em vez de mamar decentemente, "mamiscou" distraído com a minha presença... por isso acho que vou mesmo optar pela papa matinal...

Gracias!!
TaniaC
 
Posts: 76
Joined: Wed Feb 13, 2008 7:00 pm

Re: Lanches e jantares

Postby TaniaC on Wed Mar 04, 2009 11:40 am

Em relação ao meu leite, como ele mama mais de noite, noto que a minha produção é mais abundante durante esse período, por isso torna-se complicado tirar leite para fazer as papas... no entanto, posso experimentar... Não quero deixar de dar o meu leite, estou confiante pois ele mama mesmo muito de noite, imperetrivelmente, de 2h/2h, não se prejudica por deixar uma refeição de maminha durante o dia. E depois há esta questão... mais uma vez, hoje mamou às 5h da manhã e ainda não me chamaram de casa para lhe dar a maminha da manhã (são 10h40!!)... daí mudar o lanche para o pequeno almoço...

Vou ver o que acontece se tirar leite para fazer a papa... se me aguento, se o leite se aguenta...
Obrigada!!!! :D
TaniaC
 
Posts: 76
Joined: Wed Feb 13, 2008 7:00 pm


Return to Diversificação alimentar

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron