Introdução de novos alimentos!

Introdução de novos alimentos!

Postby asdbp on Sat Feb 16, 2008 6:56 pm

Sou mãe de um menino com 7 meses e acho que estou a precisar de variar a sua alimentação!
A rotina dele tem sido mais ou menos esta:
7h00 - leite (artificial)
10h00 - papa
13h00 - sopa com legumes e carne + fruta
16h00 - leite
19h00 - sopa com legumes e carne + fruta
1h00 - leite
4h00 - leite

Carne: borrego, perú, vaca, frango
Fruta: banana, pêra e maçã
Legumes: batata, batata doce, cougette, arroz, cenoura, abóbora, couve-flor, bróculos, alho francês, alface.

Peixe e iogurte natural: só aos 8 meses

Será que posso introduzir outros legumes e outras frutas?
Ainda é cedo para o iogurte?
Estará correcta esta rotina alimentar?

Gostava de variar mais a alimentação do piolhito e ja estou a ficar sem ideias....

Muito obrigada pela sua disponibilidade e atenção e um bom fim de semana!
asdbp
 
Posts: 11
Joined: Tue Oct 23, 2007 11:36 am

Re: Introdução de novos alimentos!

Postby mama&simao on Sat Feb 16, 2008 9:47 pm

Olá. O meu pequenote também tem 7 meses e come iogurte ao lanche com fruta e bolacha maria triturada. Podem-se introduzir frutos tropicais como a manga e a papaia. Dou algumas vezes esta fruta ao meu filho e ele gosta bastante especialmente quando a misturo no iogurte! :mrgreen:
Image
mama&simao
 
Posts: 19
Joined: Wed Jan 16, 2008 10:34 pm

Introdução de novos alimentos!

Postby asdbp on Sun Feb 17, 2008 1:03 pm

Muito obrigada pela sua resposta! Acho que está na altura de diversificar um bocadinho a alimentação do meu menino!
Mais uma vez muito obrigada!!!
;)
asdbp
 
Posts: 11
Joined: Tue Oct 23, 2007 11:36 am

Re: Introdução de novos alimentos!

Postby Mafalda (mom of 2) on Sat Aug 09, 2008 10:44 pm

Olá Dra. Graça!
Tenho uma dúvida: aos 5 meses pára-se a papa ou acrescenta-se a sopa+fruta sem retirar a papa?
Obrigada e beijinhos
Mafalda (mom of 2)
 
Posts: 7
Joined: Mon Jul 07, 2008 10:04 pm

Re: Introdução de novos alimentos!

Postby Mafalda (mom of 2) on Sun Aug 10, 2008 4:36 pm

Obrigada! :)
Mafalda (mom of 2)
 
Posts: 7
Joined: Mon Jul 07, 2008 10:04 pm

Re: Introdução de novos alimentos!

Postby anabasilio on Thu Sep 18, 2008 2:57 pm

gracabastos30344 wrote:Este é o plano alimentar que costumo usar em crianças saudáveis:

DO NASCIMENTO AOS 4 MESES

Peito em horário livre ou Leite para lactentes:
30cc de água para cada medida rasa de leite
Não existem alimentos proibidos para a Mãe que amamenta; deve evitar tabaco, álcool e café.

DIVERSIFICAÇÃO ALIMENTAR

Se a criança for alimentada exclusivamente a peito, pode iniciar a diversificação apenas aos 6 meses.

Normas gerais:

Não insistir, se a criança recusar; neste caso oferecer leite no fim;
Dar sempre os alimentos sólidos à colher;
Não introduzir alimentos novos com intervalos inferiores a 3 dias.
Oferecer água.

4 MESES

Papa:
Papa láctea (já tem o leite incorporado e faz-se com água) ou não láctea (faz-se com o leite que o bebé costuma beber) de cereais, sem glúten 1 vez por dia.

4 MESES E MEIO/ 5 MESES

Sopa de Legumes

1ª Sopa composta por exemplo por: batata, cenoura e cebola
Sem sal
Fio de azeite no final da cozedura

Introduzir, a pouco e pouco, os restantes legumes:
Alface, abóbora, batata doce, feijão verde, alho francês, agrião, nabiça, grelos, espinafres, alho e outros.

Fruta
No final da sopa oferecer uma peça de fruta:
Banana, pera e maçã, de preferência crua e ralada, para começar. Depois pode ir introduzindo outras frutas excepto citrinos, kiwis e morangos que por serem mais alergizantes só se devm dar depois dos 9 meses.

5 MESES

- Introduzir a carne – 30 a 40 gramas / dia
- Borrego, vitela, pato, coelho, frango e perú.
Não dar mioleira ou miudezas. Porco depois dos 9 meses pela maior probabilidade de indução de alergias.

6 MESES

- Leite para lactentes muda para leite de continuação.
- Pode começar a comer papa com glúten, pão e bolachas.
- Iogurte natural normal, igual ao que os adultos comem, sem açucar e adoça-se com fruta e com bolachas.
Não dar mel ou adicionar açúcar.

6/7 MESES

Passa a comer 2 Sopas por dia. (uma com carne / uma com peixe)
- Peixe ( fresco ou congelado)
- Pescada, Linguado, Pregado, Besugo, Corvina, Garoupa, Peixe-Espada.


9 MESES

- Individualizar os alimentos, ou seja, tentar que comece a comer 2º prato: tire uma parte do peixe que ía misturar na sopa e desfie-o; dê-o à colher com, por exemplo batata cozida esmigalhada, temperado com azeite; pode fazer o mesmo com a carne moendo-a; pode acompanhar também com arroz ou massinha; convém sempre um fiozinho de azeite para ser mais fácil engolir
- Gema de Ovo: pode-se misturar na sopa ou depois de cozida moê-la e dar à colher
- Sumo de laranja
- Queijo meio-gordo.
- Sopa de legumes com grão, feijão, ervilhas
- No fundo, a partir desta data só a clara de ovo é desaconselhada

12 MESES

- Ovo inteiro
- Leite de Vaca de preferência gordo até aos 2 anos se o percentil do peso não for exagerado; se for dar leite meio-gordo
- Passa a comer de tudo da alimentação do adulto.


Olá Boa Tarde Dra Graça,

Comecei à 3 dias atrás a colocar carne na sopinha da Matilde. A primeira foi borrego e ela gostou... :P

No entanto estou com uma dúvida:

Ainda não testei todos os legumes (ex: couve flor e brocolos) para ver se faz alergia. Como devo proceder fazer primeiro só a sopa de legumes e após os 3 dias começar a dar com a carne? ou posso introduzir logo de uma vez por exemplo a couve flor e o frango?

E em relação às frutas novas só introduzo depois de já ter testado a sopa que dei antes, correcto?

Desculpe estas perguntas mas fiquei na dúvida.

Bjs
Ana
Image
anabasilio
 
Posts: 31
Joined: Wed Apr 23, 2008 8:47 pm

Re: Introdução de novos alimentos!

Postby anabasilio on Fri Sep 19, 2008 6:42 pm

gracabastos30344 wrote:Olá:
A lógica de esperar 3 dias entre cada novo alimento é para ver se há alergia a esse alimento ou não, porque por vezes a reacção não é imediata...
poratnto se hoje testa uma carne nova, não deve testar ao mesmo tempo uma fruta nova, porque depois se ela manifestar alguma reacção alérgica ficamos sem saber a que alimento foi.
Os legumes são muito pouco alergizantes, por isso acho que não faz mal tentar dois de cada vez.

Bjs

PS: Ela está menos "coliquenta"?



Olá Dra Graça,

Felizmente as cólicas estão a dar tréguas...coitadinha acho que merece...já sofreu o suficiente.

Ontem dei-he papaia e acho que ficou com algumas dorzitas.

A outra boa noticia é que já faz cocó sozinha...Estou super contente. Nunca pensei ansiar tanto por uns cocós :oops:

Obrigada por tudo.

Bjs
Ana
Image
anabasilio
 
Posts: 31
Joined: Wed Apr 23, 2008 8:47 pm


Return to Diversificação alimentar

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron