Tosse, expectoração e febre

Incluem infecções desde o nariz até à faringe (obstruções nasais, tosses, amigdalites, adenoidites, faringites)

Tosse, expectoração e febre

Postby InêsF on Wed Dec 10, 2008 5:33 pm

Boa tarde Dra. Graça,

O meu filho, com 14 meses, está há cerca de 3 semanas com tosse e alguma expectoração. Nada de especial. Teve apenas uma ou duas noites mais agitadas, mas nunca perdeu a fome, a boa disposição e nunca teve febre. Até a noite passada.
Acordou a meio da noite a choramingar, fui vê-lo e estava a ferver. Tirei a febre (no rabinho) e estava com 39,1. Dei-lhe água (com um bocadinho de açúcar) e um ben-u-rom, às 3.30h da manhã. Acalmou, adormeceu e acordou bem disposto, com fome e sem febre. Ficou assim até meio da tarde, quando a minha empregada, que fica com ele em casa, achou que estava quente e lhe deu outro ben-u-rom (14h). Costuma dormir uma boa sesta à tarde e hoje não quis. A tosse piorou muito (desde que começou ha 3 semanas nunca esteve assim) e a expectoração também, apesar de ser completamente transparente.
Agora, 18.30h, está sem febre ou se tem é pouquinha, mas ainda deve estar sob o efeito do ben-u-rom.
Já li em vários posts que as Mães também costumam dar Brufen para além do be-u-rom. Quando é que se recorrem aos 2 medicamentos? Apenas quando a febre é muito alta?
Amanhã a Pediatra dele está no consultório e não sei se hei-de ir lá para o ver, talvez para auscultar. Acha necessário? Este tipo de sintomas são normais nestas idades e nesta altura do ano, mas como ele nunca teve nada, não sei até quando se deve deixar andar, ficar à espera que passe, tendo apenas os cuidados básicos em casa (dar muita água, soro e água do mar no nariz, aspirar o nariz, ben-u-rom, etc.).
O ben-u-rom que tenho em casa, 125mg, diz na caixa que é indicado dos 3 meses ao 1º ano de idade. 1º ano inclui os 14 meses ou é só até aos 12? A partir dos 12 meses dá-se um mais forte?
Desculpe este testamento e estas perguntas talvez tão "básicas", mas são dúvidas de uma Mãe inexperiente que teve ontem o primeiro pequeno susto com o seu bebé! :)
Muito obrigada!
Um beijinho,
Inês
InêsF
 
Posts: 9
Joined: Wed May 28, 2008 10:27 am

Re: Tosse, expectoração e febre

Postby InêsF on Thu Dec 11, 2008 9:23 pm

Boa noite Dra. Graça,

Muito obrigada pela resposta.
Hoje o Henrique passou bem o dia, apesar da muita expectoração e tosse. Febre acho que não teve, nem medi porque não o senti quente. Mas, ao fim da tarde, reparei que tem um dente a rebentar. A febre baixinha também pode ter sido por causa disso, não?
Já agora, posso perguntar-lhe a sua opinião acerca dos vários tipos de termómetros, ou seja, qual acha mais prático e mais seguro? Eu só tenho um antigo de mercúrio que usei agora para lhe medir a temperatura rectal, mas, como é óbvio, é muito pouco prático. Aconselha os que medem a temperatura no ouvido ou na testa?
Numa das minhas pesquisas, li que quando as crianças têm febre/gripe devem ter uma alimentação com baixo teor proteico. Qual a razão?

Mais uma vez obrigada.
Bjs,
Inês
InêsF
 
Posts: 9
Joined: Wed May 28, 2008 10:27 am


Return to Infecções respiratórias altas

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron