Nariz entupido, secreções e tosse

Incluem infecções desde o nariz até à faringe (obstruções nasais, tosses, amigdalites, adenoidites, faringites)

Nariz entupido, secreções e tosse

Postby milemos on Thu Feb 26, 2009 6:56 pm

Olá, há algum tempo que tenho acompanhado o forum e admiro a disponibilidade e ajuda que a Dra. Graça dá a todas as mães e o esclarecimento de todas as questões.

Apesar de não ser mãe de 1ª viagem, por vezes surgem dúvidas... a minha filha mais nova tem 5 meses e de há 3 dias que anda com o nariz entupido e com muita ranhoca (esbranquiçada). Ontem começou com uma tosse muito seca e apesar de não ser constante tem vindo a aumentar. Estou constantemente a pôr-lhe soro (quase de hora a hora e sempre antes das refeições), ela dorme com a cabeceira elevada e desde ontem que lhe faço vapores de cerca de 20 minutos na casa de banho.

A minha dúvida é se estes são os procedimentos correctos para ajudar a fluidificar as secreções e quando devo consultar o pediatra, a que sinais de alarme?

obrigada
milemos
 
Posts: 3
Joined: Thu Feb 26, 2009 6:28 pm

Re: Nariz entupido, secreções e tosse

Postby milemos on Sat Feb 28, 2009 7:59 pm

Obrigada pelas respostas.

Entretanto ontem, ao final da tarde, como a tosse começou a ser mais persistente e a bebé estava cada vez mais aflita, liguei para o consultório do pediatra e ele conseguiu vê-la. Indicou que se tratava de uma constipação, e que não tinha nada nos brônquios e para além das secreções que estavam nas vias áereas, tinha a garganta vermelha da tosse.

Indicou que deveria continuar com os procedimentos que estava a fazer e para lhe colocar Isophy spray 2 vezes por dia.

Hoje, por duas vezes sangrou da narina esquerda, é normal?

Obrigada uma vez mais

M.
milemos
 
Posts: 3
Joined: Thu Feb 26, 2009 6:28 pm

Re: Nariz entupido, secreções e tosse

Postby cssl on Sun Mar 01, 2009 2:56 pm

milemos wrote:Olá, há algum tempo que tenho acompanhado o forum e admiro a disponibilidade e ajuda que a Dra. Graça dá a todas as mães e o esclarecimento de todas as questões.

Apesar de não ser mãe de 1ª viagem, por vezes surgem dúvidas... a minha filha mais nova tem 5 meses e de há 3 dias que anda com o nariz entupido e com muita ranhoca (esbranquiçada). Ontem começou com uma tosse muito seca e apesar de não ser constante tem vindo a aumentar. Estou constantemente a pôr-lhe soro (quase de hora a hora e sempre antes das refeições), ela dorme com a cabeceira elevada e desde ontem que lhe faço vapores de cerca de 20 minutos na casa de banho.

A minha dúvida é se estes são os procedimentos correctos para ajudar a fluidificar as secreções e quando devo consultar o pediatra, a que sinais de alarme?

obrigada

O meu tb anda assim... e tb tenho feito o mesmo... mas já anda assim há 1 mês! Tomou a oxilamina e não passou. O Pediatra disse para tomar Codipront... mas ele ainda liberta expectoração e ainda "ranhocas" no nariz... não sei se dê, ou não...
Image
cssl
 
Posts: 13
Joined: Sun Mar 01, 2009 2:50 pm

Re: Nariz entupido, secreções e tosse

Postby SaraB on Mon Mar 02, 2009 10:44 am

Olá!!

Acho que a Dra.Graça não gosta de inibidores da tosse, como é o caso da oxolamina e do codipront, em bebés pequenos. A tosse é um mecanismo de defesa, na grande maioria das vezes, e se está lá, é porque é útil porque se não tossirem afogam-se nas secreções....
O codipront já tomei para tosse seca e irritativa que tinha, e aquilo é uma bomba....ALém de dar um sono incontrolável...
As melhoras deles!
Sara
SaraB
 
Posts: 17
Joined: Wed Feb 18, 2009 11:32 pm

Re: Nariz entupido, secreções e tosse

Postby cssl on Mon Mar 02, 2009 9:57 pm

SaraB wrote:Olá!!

Acho que a Dra.Graça não gosta de inibidores da tosse, como é o caso da oxolamina e do codipront, em bebés pequenos. A tosse é um mecanismo de defesa, na grande maioria das vezes, e se está lá, é porque é útil porque se não tossirem afogam-se nas secreções....
O codipront já tomei para tosse seca e irritativa que tinha, e aquilo é uma bomba....ALém de dar um sono incontrolável...
As melhoras deles!
Sara

Pois! Acho que a Sara tem toda a razão!
Por isso o meu instinto de mãe disse-me para NÃO dar... e depois de (mais) um episódio de vómito... fui com ele para o hospital!
A médica foi peremptória em afirmar: "Bronquiolite!" :,(

Desabafo: Dra. Graça perdoe-me... mas estou tão desapontada com os Pediatras... a primeira não ligava nenhuma ao bebé e mal o examinava... o actual, apesar de lhe ir relatando que a tosse não passava, que teve episódios de febre, que o nariz continuava entupido, que teve episódios de vómito... auscultou-o sem o despir e foi incapaz de me dizer para verificar se apareciam as famosas "covinhas" entre as costelas e a barriga! Agora já sei o que são e não as vou deixar escapar!!!

Vamos dar aerosol com ventilan e atrovent até melhorar, com o respectivo "desmame".
Image
cssl
 
Posts: 13
Joined: Sun Mar 01, 2009 2:50 pm


Return to Infecções respiratórias altas

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests

cron