Brônquios

incluem as pneumonias, broncopneumonias e bronquiolites. Mas como há muitos tópicos sobre bronquiolites, criei um tópico separado para falar sobre elas

Brônquios

Postby TaniaC on Wed May 21, 2008 12:44 pm

Boa tarde Dr.ª Graça!
O que me traz aqui hoje é o facto do meu Rodrigo (3 anos e 3 meses) estar com os brônquios (em especial do lado esquerdo) muito atacados, de tal forma que está com a respiração ofegante e tem uma ligeira "pieira" em especial do lado esquerdo (fomos ontem ao CS...), em relação à febre, ontem teve mas baixa, agora como está mt medicado, não tem tido. Está medicado com Ceclor (8/8h), brufen (3x ao dia) e ben-u-ron (8/8h), mas o que eu queria mesmo saber era se podia fazer vapores, e se sim com o quê (para além do soro), se lhe posso dar actifed, para secar as ranhocas e se posso pôr no peito e costas transpulmina?
Há algum inconveniente em juntar algum destes medicamentes ao antibiótico?

Beijokas e obrigada!!

Tânia
TaniaC
 
Posts: 76
Joined: Wed Feb 13, 2008 7:00 pm

Re: Brônquios

Postby TaniaC on Thu May 22, 2008 9:20 am

Bons dias!

O médico não falou em nenhuma doença específica, disse apenas que o iriamos tratar com aquela medicação e ver para que lado evoluía, se melhorava ou se piorava e se piorasse (se eu ouvisse farfalheira ou percebesse que ele estava com falta de ar) para regressar ao CS de forma a que ele fosse encaminhado para o hospital da zona (o nosso CS é MUITO limitado...). Eu presumi que se piorasse seria para uma bronquiolite ou algo do género, já que qd ele o auscultou me perguntou se ele tinha asma (não tem)... Bem, o facto é que ele, aparentemente, está melhor... Tem alguma tosse, não muito frequente mas muito cheia de porcarias, e esta manhã já acordou com a respiração mais normalizada (continua ofegante mas menos compassada) e quase sem pieira. No entanto... acordou com os olhos, em especial do direito, hiper inchados... ele já tomou a medicação receitada, não acredito que seja uma reacção alergica, mas... acho que se não passar vou ao CS outra vez...
Bem, então acha importante fazer vapores... ok, vou experimentar, para ver se aquelas coisas todas que andam na tosse vêm para fora...
Obrigada pela prontidão de resposta, mesmo no feriado!!

Bom resto de feriado, beijokas,

Tânia C.
TaniaC
 
Posts: 76
Joined: Wed Feb 13, 2008 7:00 pm

Re: Brônquios

Postby TaniaC on Fri May 23, 2008 8:09 am

Bons dias!

Os olhos apenas estavam inchados, sem qualquer outra alteração. Acabamos por ir ao CS, com receio que se tratasse de alguma reação alérgica a algum dos medicamentos, ou à junção deles... fomos encaminhados para o hospital da zona pois o médico colocou a hipótese de ser alguma coisa renal (se bem que nunca notei nenhuma alteração no xixi). Lá chegados foram tirados R-x, foram feitas análises ao sangue e à urina e nada foi acusado, a não ser o que já se sabia, os pulmões muito congestionados, a médica disse mesmo que ele estava com falta de ar... ao contrário do que nos parecia, ele estava melhor, mas pior, pois na consulta do CS não tinha falta de ar... Quanto aos olhos, nada foi conclusivo... a hipótese apresentada foi uma picada de algum bichinho, mas sinceramente não me convenceu, pois ele tinha ambos os olhos inchados e sem qualquer indício de picada, mas pronto, deram-lhe atarax e o olho esta manhã estava normal... menos mal... quanto à medicação, temos uma nova lista, claro... a juntar ao ceclor, que mantemos, estamos a fazer vapores com ventilan de 8/8h, rosilan 1 x/dia e o atarax 8/8h.
Agora tenho uma nova dúvida, que se contextualiza no ambiente familiar... nesta situação pulmonar, o choro (provindo de uma grande birra) faz mal? No meu ponto de vista até acaba por ser benéfico, pois no meio da birra surge muita ranhoca no nariz que acaba por sair... claro que não é provocar birras, mas no caso de acontecerem... diga-me, esse esforço do choro faz mal aos pulmões congestionados? (desculpe a pergunta, mas é mesmo por uma quezila familiar...)

Obrigada e bom dia de trabalho!!

Bjk,
TâniaC
TaniaC
 
Posts: 76
Joined: Wed Feb 13, 2008 7:00 pm

Re: Brônquios

Postby TaniaC on Mon May 26, 2008 7:50 am

Bons dias!

Obrigada ;) Esclareceu uma "birra" familiar...

Bjks!
TâniaC
TaniaC
 
Posts: 76
Joined: Wed Feb 13, 2008 7:00 pm

Re: Brônquios

Postby TaniaC on Wed Jun 11, 2008 5:14 pm

Boa tarde Dr.ª Graça!
O assunto que me levou a escrever o primeiro post deste tópico foi resolvido, mas agora estamos noutra fase...
Eu apanhei uma grande constipação que, claro, transmiti ao Rodrigo (3 anos)... agora estamos melhores mas a gripe, ou constipação, culminou em tosse... eu tenho (o que, para mim, é normal... tenho quase sempre tosse) e o Rodrigo também tem... só que o pai do Rodrigo insiste que o leve ao médico e eu acho que só pela tosse e algum ranho muito líquido não vale a pena...
Estou a fazer-lhe vapores com ventilan 2 vezes por dia e, agora, bissolvon criança... já esteve 3 dias a tomar actifed e maxilase. Estou a medicá-lo bem? Acha que deve, de facto, ser visto pelo médico dele? Acha que o ventilan é excessivo? Ele não tem febre e anda com a mesma vitalidade de sempre, não vejo qualquer alteração nesse aspecto, excepto a tosse (raríssima nele) e a ranhoca...

Obrigada, bjs!!

Tânia C.
TaniaC
 
Posts: 76
Joined: Wed Feb 13, 2008 7:00 pm

Re: Brônquios

Postby TaniaC on Thu Jun 12, 2008 8:55 am

Bons dias!!

tive de me rir com a "terapia familiar"... lol... é que desde que engravidei do 2º filho (estou de 8 meses) que me transformei numa queixinhas insuportável e como o papá é hipocondriaco quando se trata do filho, geram-se confusões, lol... O facto é que, coisas à parte, queria mesmo era saber se estava a proceder correctamente, já avisei lá em casa (a avó) para deixar o ventilan de parte e continuar com o soro apenas...

Obrigada pela resposta, mais uma vez deu uma ajuda!!

Beijokas,
TâniaC.
TaniaC
 
Posts: 76
Joined: Wed Feb 13, 2008 7:00 pm


Return to Infecções respiratórias baixas

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests

cron