laringite - celestone?!

As laringites são inflamações da região das cordas vocais. Manifestam-se por tosse "de cão" e rouquidão. Não são já consideradas infecções respiratórias altas e por isso as ponho aqui noutro tópico. Não porque sejam doenças graves que mereçam alguma preocupação de maior

laringite - celestone?!

Postby Guest on Mon Nov 26, 2007 3:02 pm

Olá!
O meu filho começou na sexta a ficar rouco (mas só quando tossia ou chorava pois a falar só se notava uma voz mais anasalada), com muita tosse nocturna (especialmente no inicio da noite, tendendo a melhorar com a passagem das horas de sono, com expectoração e nariz a pingar. Não fez febre todo o fim de semana, e comeu sempre bem, embora estivesse muito rabujento em geral. Tem tb uns dentinhos a saltar cá para fora.... Pareceu-me mais umas das viroses normais da época e não me ralei muito, limitei-me a dar.-lhe líquidos e aspirar o nariz. Mas no domingo numa das crises de tosse (quando dormia), saiu-lhe uma "massa" de espectoração rosada, pelo que me assustei a pensar que podia ser algum vasito que lhe tinha rebentado com a viloência da tosse, algures no aparelho respiratório e levei-o às urgências, pelo sim pelo não. Disseram que é, aparentemente, uma laringite e receitaram celestone (60 gotas de 12/12h, para 13k de peso - quase 18 meses) e aerossois só com soro 2x ao dia para manter a garganta mais húmida.
Enfim, tenho dado o celestone (mas no biberão de leite, que é a unica maneira de ele não cuspir tudo!, pelo que como deixa sempre um bocadinho de leite no fim, imagino que não deve beber todas as gotinhas, mas de outra forma não resultou - gastei quase um frasco a tentar dar-lhe com a colher, na seringa, etc, e nada).
No entanto, não questionei na altura mas em casa pus-me a pensar: o celestone é adequado para tratar este tipo de doenças?! Pensei que fosse um bronco-dilatador... mas a médica disse que ele estava com uma respiração e brônquios limpinhos, então, porquê o celestone, só por curiosidade? Enfim, é como digo, não questiono a terapêutica, não sou médica, mas já agora gostava de saber se a Drªa Graça me pode explicar porque se receita este medicamento em caso de afecções da laringe, se não for incómodo...entretanto disse para dar só durante 3 dias.
bjinhos e muito obrigada antecipadamente pela atenção
Guest

Re: laringite - celestone?!

Postby AnaeRodrigo on Mon Nov 26, 2007 4:46 pm

Olá
o celestone n é um bronco-dilatador, é um corticoíde e como tal tem elevado efeito anti-inflamatório.
Talvez pense q é bronco-dilatador pq é em geral receitado nas bronquiolites...mas não, um broncodilatador é por exemplo o ventilan.
Desta forma talvez seja receitado por ser anti-inflamatorio. Não posso ajudar mt q o meu filho teve uma vez laringite mas tomou antibiotico.
Regra geral o celestone n se deve fazer mts dias e deve-se fazer o chamado desmame, isto é, ir diminuindo a qt de gotas...no entanto, como só irá dar 3 dias talvez n haja necessidade. Tn nunca dei com leite mas parece-me logico q assim n faz a terapeutica como indicado...pq n poe só um nadinha de leite p garantir q bebe as gotas todas? como disse smp dei puro e nunca misturei com nada...
Dra Graça, n sei se disse alguma "asneira" mas tentei ajudar.
AnaeRodrigo
AnaeRodrigo

Re: laringite - celestone?!

Postby Guest on Tue Nov 27, 2007 11:25 am

gracabastos30344 wrote:Bom dia:
Nas laringites, quando a inflamação da laringe é grande, deve-se dar corticóides inalados ou orais. É mesmo a única terapêutica que funciona (para além dos aerossois de adrenalina mas esses não se podem fazer em casa e têm um efeito de duração curta). Eu, é também o que faço nas laringites: Celestone, 10 gotas por kg de peso, dividido em duas ou 3 tomas, durante 3 dias. Nesta dose e por este período curto de tempo não necessita de desmame.
Quanto ao misturar no leite, pois tem esse inconveniente de não se saber se toma todo. Tente fazer o que disse a outra mãe, dê-lhe pouquinho leite para ele beber tudo.

Ana Rosado: É raríssimo eu usar um antibiótico em situações de laringite porque são virais; a menos que esteja associada a outras queixas em que me pareça poder haver uma bactéria envolvida. Por isso o seu Rodrigo não deve ter feito antibiótico nesta situação :D .

Beijinhos

Graça Bastos

Bem já passaram os 3 dias, mas duvido que ele tenha tomado todo o celestone que deveria ter tomado... Culpa minha, devia ter arranjado um método mais eficaz de lhe dar...
Há algum inconveniente? Deveria prolongar o medicamento? Ou em alternativa deveria fazer as gotinhas no aerossol? Tenho o pediatra do meu filho de férias e não queria ter de voltar ao hospital... Mas é como digo, ele não fez nem faz febre e está bem disposto e comilão. Apenas dorme mal por causa da tosse nocturna.
Ele parece bem, mas continua rouco e com tosse muito expectorante (o que me parece bem pois assim está a libertar toda a "porcaria)...
Não sei bem o que faça...
bj e obrigada a todas

Last bumped by Anonymous on Sun Jul 03, 2011 6:24 am.
Guest

Return to Laringites