Asma

Incluem-se aqui as dificuldades respiratórias por obstrução dos brônquios: as bronquiolies e a asma. As bronquiolites por serem infecções virais estão agrupadas em "infecções respiratórias". Asma diagnostica-se quando existem crises de dificuldade respiratória por espasmo dos brônquios, que se repetem e que aliviam com broncodilatador. A causa é habitualmente alérgica, mas pode haver asma não alérgica

Asma

Postby TaniaC on Fri Nov 28, 2008 12:36 pm

Boa tarde Dr.ª Graça.
Ontem descobrimos que o nosso Rodrigo (3,5 anos) tem uma asma alérgica... além de ser alérgico a tudo o que anda no ar, é alérgico a alguns alimentos (clara de ovo, bacalhau, leite, amendoins e grãos de soja)... já temos marcada uma consulta numa alergologista indicada pela pediatra, que também já nos avisou que ele irá ter de tomar uma medicação para o resto da vida... O que me leva a escrever-lhe é o meu pouco conhecimento acerca do assunto, para além da falta de ar... a alergia ao que anda no ar, compreendo, agora não percebo é que como é que estes alimentos podem provocar uma reacção alérgica a nível da asma... ele sempre bebeu leite e nunca notei absolutamente nada... sempre comeu pão (feito com trigo...) e também nunca dei por nada... o mesmo se passa com a clara do ovo (na açorda, que ele adora) e com o bacalhau... fico a pensar que, então, ele não pode comer muita coisa... nem bolos, nem pão, queijo, iogurte... as coisas são assim a este nível? Deve variar de caso para caso, calculo... mas que tipo de reacções podem provocar?
E em relação à alergia ao "ar", acha que um purificador de ar é uma solução, ou é estar a "fecha-lo numa bolha"? Não sei como lidar com este assunto... é que ele nunca me pareceu ter faltas de ar, a única coisa que notei, e que me levou a falar com a pediatra dele (e até mesmo consigo) é que desde Maio que quando se constipa a sério, fica ofegante... foi "só" esse o sinal de alarme...
Ajude-me a perceber como funciona esta coisa da asma,pois o que leio não me chega...

Obrigada e beijinhos!!
TaniaC
 
Posts: 76
Joined: Wed Feb 13, 2008 7:00 pm

Re: Asma

Postby TaniaC on Mon Dec 01, 2008 6:47 pm

Obrigada pela resposta, nada confusa... pelo contrário, esclarecedora!!
Ainda não fomos à alergologista, vamos no próximo dia 10, nessa altura é que vamos mesmo saber a dimensão do "problema" mas, sinceramente, e alarmes iniciais à parte, não me parece muito grave, mas quem sou eu?? É que ele só fica ofegante quando se constipa e até Maio deste ano, altura em que isto começou, nunca tinha tido tosse... Será que ele fica mais sensível durante as constipações e é nesses momentos que a alergia ataca? É que nunca tinha visto qualquer sinal, qualquer sintoma, nada!! Daí a surpresa e choque... e passa-se o mesmo com os alimentos... nunca vi qualquer tipo de reacção... o leite bebe-o 2 a 3 vezes por dia, e acho que vai continuar a beber... não estou com vontade de lhe retirar nada (talvez os amendoins que nunca sequer comeu...)...
Bem, falta-nos ir à alergologista!! Obrigada, mais uma vez pelo esclarecimento!! Deixo-lhe apenas uma questão... estas coisas nascem com eles ou surgem em algum momento das suas vidas? Exposição demasiada aos agentes, sei lá... pergunto isto porque o quarto dele tem dois roupeiros cheios de roupa e tem o acesso às escadas do sótão, se bem que está tudo fechado e não há muito pó nos móveis... acho que estou a entrar na fase de auto-punição ou culpa...
Mais uma vez, obrigada!! Esclareceu-me mais do que a pediatra dele... Beijinhos!!
TaniaC
 
Posts: 76
Joined: Wed Feb 13, 2008 7:00 pm

Re: Asma

Postby TaniaC on Tue Dec 02, 2008 3:47 pm

Hum... ok... pois, realmente aquilo a que eu chamo de "constipação" não tem febre... é mesmo litros de ranho a sair pelo nariz e muitos espirros, daqueles que deixam os olhos cheios de lágrimas...
Ok, esclarecidíssima!! Só me falta a consulta na alergologista, para saber da gravidade da "coisa"... para saber se é mesmo necessário retirar todos os brinquedos de peluche, almofadas, puff e carpete do quarto (mete dó aquele quarto só com a mobília... :cry: )...

Mais uma vez obrigada Dr.ª Graça!! Aliviou-nos o pânico...
Beijinhos!!
TaniaC
 
Posts: 76
Joined: Wed Feb 13, 2008 7:00 pm

Re: Asma

Postby TaniaC on Wed Feb 25, 2009 12:43 pm

Bons dias!

Dr.ª Graça, o Rodrigo desde ontem está com tosse (mais persistente à noite) e agora apareceram-lhe umas borbulhinhas na cara... será uma reacção alérgica a algum alimento (terei de reconstruir tudo o que se comeu desde sábado...), já que ele tem, pelo menos alergias a 5 alimentos (que acho que não comeu últimamente... tirando o leite, que sempre bebeu...)?
Reparei hoje nas borbulhas e associei à tosse da asma alérgica...
O que lhe parece?

Obrigada!
TaniaC
 
Posts: 76
Joined: Wed Feb 13, 2008 7:00 pm

Re: Asma

Postby SaraB on Fri Feb 27, 2009 1:06 pm

Olá Tânia,

Penso que o esforço que fazem para tossir pode originar pequenas borbulhas...Mas vamos esperar pelo que diz a Dra...
As melhoras!
Sara
SaraB
 
Posts: 17
Joined: Wed Feb 18, 2009 11:32 pm

Re: Asma

Postby TaniaC on Sat Feb 28, 2009 6:57 pm

Levei-o ao "novo" pediatra, que também é imuno-alergoligista, e ele esclareceu-me uma série de coisas... entre as quais que o Rodrigo, tal como o irmão, também é atópico e por isso as borbulhas resultarem como uma reacção ao meio ambiente, nomeadamente, pólens e afins...
Pensei que só haviam atópicos relacionados com eczemas, mas pelos vistos o problema da asma alérgica vem mesmo do "ser atópico"... a produção excessiva dos anticorpos HIg (acho...) e blá blá blá, a Dr.ª deve conhecer a ladaínha, lol.
Por isso fiquei esclarecida, obrigada na mesma pela sua disponibilidade... Já estava a ver a minha vida a andar para trás e ter de lhe deixar de dar leitinho... :(

Beijinhos!!
TaniaC
 
Posts: 76
Joined: Wed Feb 13, 2008 7:00 pm


Return to Dificuldade respiratória obstrutiva baixa

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron