pieira, sibilos e "gatinhos"

Incluem-se aqui as dificuldades respiratórias por obstrução dos brônquios: as bronquiolies e a asma. As bronquiolites por serem infecções virais estão agrupadas em "infecções respiratórias". Asma diagnostica-se quando existem crises de dificuldade respiratória por espasmo dos brônquios, que se repetem e que aliviam com broncodilatador. A causa é habitualmente alérgica, mas pode haver asma não alérgica

pieira, sibilos e "gatinhos"

Postby patricism on Sun Dec 07, 2008 10:15 am

Bom dia, Dra Graça

Gostava de saber a sua opinião sobre um conjunto de situações que foram acontecendo ao longo dos 36 meses de vida do meu filho. Algumas destas situações foram descritas aqui no fórum, pois fui recorrendo à ajuda da Dra Graça conforme elas foram surgindo.

Apesar de tomar leite da maminha (em exclusivo), antes dos 3 meses o G. já estava com nebulizações por tosses e muita raconha. Aos 11 meses faz pulmicort em aerochamber durante uns mesitos porque a tosse e a ranhoca nao passavam com nada. Isto foi-se repetindo... "gatinhos" e pieiras e mais pulmicort e atrovent; nebulizações e aerochamber e lá foi o tempo passando (ainda não tinha entrado do infantário). Pelo meio aparece o eczema atópico e umas manchas que aumentavam e em poucas horas desapareciam (pareciam queimaduras de cigarros, empoladas, e que seriam "urticária"). Entrou o ano passado para o infantário e como era de esperar, continuou tudo a aparecer - a tosse e a "ranhoca" eram constantes, mas acalmavam com pulmicort, etc. Pelo meio apareceu "eritema multiforme", amigdalites (com e sem torcicolo), aftas e mais aftas, pieiras e sibilos. Recentemente esteve com uma tosse diferente de todas - tossia de 15 em 15 segundos, durante uma tarde inteira, e parecia ficar com falta de ar. Voltou a fazer atrovent e pulmicort, que faziam espaçar a tosse um pouco, mas de manhã parecia novamente ter dificuldade em respirar.(Repete as análises às alergias). Entretanto a tosse foi acalmando conforme os dias foram passando, mas a tosse volta e aparece febre durante 5 dias. Inicialmente o pescoço inchado,as amígdalas vermelhas e com pontinhos brancos. Dou brufen 3 dias e a garganta normaliza. A febre continua, a tosse aumenta e a dificuldade respiratória aumenta. Faz atrovent e pulmicort novamente e a febre não passa. Ao 5º dia de febre é auscultado pelo pediatra e está com sibilos. Atrovent para continuar mais uns dias e pulmicort para prolongar. Sai o resultado das análises: negativo às alergias - óptimo.
O pediatra diz que é bom sinal, pois a asma dele não é alérgica - há meninos mais propensos às infecções do foro respiratório e passará lá prós 4 anos.
O pai é asmático e por isso tínhamos receio que acontecesse o mesmo ao nosso filho.
Mas se a asma dele não é alérgica, então é provocada pelo quê? E o eczema? Fiquei tão contente por não ter alergias que só reflecti quando cheguei a casa.

Qual a opinião da Dra Graça sobre estes 3 anos?

Obrigada mais uma vez.

Patrícia Macedo
patricism
 
Posts: 36
Joined: Tue Dec 04, 2007 11:40 pm

Re: pieira, sibilos e "gatinhos"

Postby patricism on Mon Dec 08, 2008 9:50 pm

Obrigada, Dra Graça, pela sua resposta

Bem, parece que só nos resta espera e continuar as prevenções e tratamentos...
Vamos esperar que a asma do meu filho seja "passageira"...

Obrigada pela explicação

Patrícia macedo
patricism
 
Posts: 36
Joined: Tue Dec 04, 2007 11:40 pm


Return to Dificuldade respiratória obstrutiva baixa

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron