Hiper reactividade bronquica

Incluem-se aqui as dificuldades respiratórias por obstrução dos brônquios: as bronquiolies e a asma. As bronquiolites por serem infecções virais estão agrupadas em "infecções respiratórias". Asma diagnostica-se quando existem crises de dificuldade respiratória por espasmo dos brônquios, que se repetem e que aliviam com broncodilatador. A causa é habitualmente alérgica, mas pode haver asma não alérgica

Hiper reactividade bronquica

Postby pipas on Wed Jan 14, 2009 3:14 pm

Boa tarde Drª Graça,
Antes de mais queria agradecer a sua disponibilidade em responder às nossas dúvidas.
Tenho um filho com 19 meses que apresenta sintomas de hiper reactividade brônquica (8 bronqueolites no 1º ano de vida, um internamento com principio de pneumonia, 9 otites, e umas tantas constipações....). Neste momento está a fazer alguns tratamentos preventivos com Fluxotaide (através do Baby Haler) e Nasomet, e fez a vacina da gripe (injectável) e a vacina bebível Ribomunyl no esquema de 8 dias em 3 meses. Mesmo com o tratamento preventivo, desde outubro já contamos com 2 bronqueolites, 2 gripes e uma infecção respiratória ao nível do nariz e garganta (mesmo assim está melhor que o ano passado!!!).
Já percebi que temos de ter alguma paciência com estes meninos que têm Hiper reactividade bronquica, e rezar para que a partir dos 3 anos tudo isto passe.
Nos seus posts de Novembro falou que ia frequentar um curso de homeopatia e que brevemente teria novidades. Já tem alguma novidade quanto a este assunto? Tenho alguma esperança que possa existir algum tratamento homeopático que não trate, mas que ajude na prevenção.
Muito obrigada,
P
pipas
 
Posts: 7
Joined: Tue Jan 06, 2009 2:35 pm

Re: Hiper reactividade bronquica

Postby pipas on Thu Jan 15, 2009 8:43 am

Bom dia Drª Graça,

Obrigada pela sua rápida resposta.
O meu filho faz 2 puf's de flixotaide de manhã e à noite.
Quanto a ter sido devidamente estudado.... acho que não....
Quando teve as 9 otites foi acompanhado por um otorrino, e aí sim fez alguns exames... e não se detectou nada de anormal. Conclui-se que eram otites derivadas das infecções respiratórias, e nada mais. A verdade é que este ano não voltou a ter mais nenhuma otite.
Quanto às bronqueolites e às constipações, não foi efectuado nenhum estudo em especial. A única coisa que fez foi análises ao sangue (numa ida à Urgência Pediátrica) e não se detectou nada de anormal.
Que tipo de estudo recomendaria?
Que tipo de doença poderia provocar estas crises frequentes?

Porque é que no Verão ele não tem nada e no Inverno anda sempre desgraçado? Se fosse alguma doença, daria tréguas nos meses quentes?

Muito obrigada,

P
pipas
 
Posts: 7
Joined: Tue Jan 06, 2009 2:35 pm

Re: Hiper reactividade bronquica

Postby pipas on Sat Jan 17, 2009 8:32 pm

Boa noite,

Pois, eu também acho que devem ser os tais 200 virus.... espero eu...
Entretanto lembrei-me que ele também já fez 2 ou 3 RX ao torax quando esteve internado e 1 no pós internamento. Não me foi relatado nada de anormal pelo pediatra....
As análises às alergias podem ser feitas nesta idade (19 meses)?
A dose de flixotaide é de 50. Acha que se pode aumentar?

Entretanto surgiu-me outra questão:
Na segunda feira passada tive de levar o meu filho ao pediatra porque estava bastante constipado e apresentava alguns sinais de dificuldade respiratória (pieira e alguma tiragem). Pela auscultação o pediatra concluiu que ele não tinha bronqueolite mas sim uma grande gripe (pelos sintomas que apresentava: olhos congestionados, febre alta, ranhoca líquida, rouquidão, dificuldade respiratória....). Receitou-lhe ventilan de 8/8h durante 3/5 dias, Actifed de manhã e à noite, aerossois de 12 em 12 horas com meia ampola de atrovente e ben-u-ron para baixar a febre.
Esteve a semana toda em casa com avós e ao fim de 3 dias estava sem febre e ao fim de 4 nem ranho tinha. Ontem dei o assunto por encerrado.... até que.... hoje voltou a tossir imenso e voltou a ter imensa especturação (liquida e branca). É normal a tosse e a especturação voltarem assim novamente? De repente? Quando o episódio de gripe já parecia ter terminado?

Durante o dia de hoje apenas fiz aerossois com soro e aspiração. Recomenda alguma coisa adicional? Ou isto é normal e espero que passe?
O que posso dar-lhe para a rouquidão?

Mais uma vez muito obrigada pela sua ajuda.

P
pipas
 
Posts: 7
Joined: Tue Jan 06, 2009 2:35 pm


Return to Dificuldade respiratória obstrutiva baixa

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron