Birras

Birras

Postby lilianagodinho on Tue Aug 19, 2008 7:29 pm

Boa noite Dra Graça,

escrevo-lhe hoje para lhe perguntar o que fazer quanto às birras de um bebé de seis meses apenas. Pode parecer um pouco brusco da minha parte, mas estes últimos dias têm sido um pouco complicados no que toca a birras. O Kiko de seis meses parece ser um daqueles bebés em fase de afirmação só que com três anos. Atira brinquedos para o chão de propósito (enquanto está a berrar), contorce-se todo, esfrega-se, "descabela-se" e grita tanto a francos pulmões que fica roxo e deita a língua de fora, tudo isto sem derramar uma única lágrima e qualquer distracçãozita pára logo. Tenho tantado não ceder aos seus caprichos (se assim se podem chamar), só quando se acalma é que falo com ele e dou mimos, enquanto faz a birra não falo, não olho para ele, simplesmente ignoro-o. Não sei se será a maneira correcta de lidar com esta situação sendo ele tão pequenino. E já agora, gostaria de saber se este é um padrão comportamental normal para esta idade. Coisas que mudaram: passou para o seu quartinho há duas semanas e tem estado mais tempo só comigo (ficou o mês de Julho inteiro com o pai, pois eu estava a trabalhar, agora tem ficado comigo as tardes, pois é o pai que tem de trabalhar). Sei que outras mães têm colocado a mesma questão quanto às dificuldades em disciplinarem os seus filhos, mas não tenho visto nada com seis meses e não sei como proceder.

Obrigada pela preciosa ajuda,
Liliana Godinho
lilianagodinho
 
Posts: 34
Joined: Mon Mar 10, 2008 12:56 pm

Re: Birras

Postby lilianagodinho on Wed Aug 20, 2008 8:36 pm

Boa noite Dra
geralmente com o pai não faz estas birras, a não ser que seja algo muito extremo, mas nunca por sistema, como comigo. Normalmente estas birras acontecem com maior frequência quando o contrariamos em alguma coisa ao mesmo tempo que está com sono, pois ele combate imenso o sono. Se não o pego ao colo é uma birra descomunal, até ficar roxo, se o pego ao colo contorce-se todo e continua a berrar ainda mais alto. Já experimentei nesta situação colocá-lo na caminha dele e dar-lhe miminhos até que ele se acalmasse mas o Kiko é daqueles meninos que quanto mais o tentamos reconfortar, mais ele grita. Outras situações pode ser o entrar dentro do carro, sentá-lo no carrinho de passeio (ele não gosta de andar sentado, nem preso). Sempre foi muito bom para comer, agora até nem isso funciona bem, às vezes até papa voa pela cozinha! Esfrega-se todo, enfim... é um desespero. O que eu faço normalmente é esperar que ele acabe de berrar para o poder pegar, dar mimos e acalmar, contudo às vezes ainda é pior se o ignoro, ele faz pior. Outro exemplo é que quando estamos os dois (pai e mãe) em casa e o colocamos no parque para brincar, ele fica uns bons minutos, quando estou sozinha com ele, assim que viro costas, desata a berrar!!!
Ainda hoje de manhã estive mais de 10m à espera que ele se acalmasse no carro! Depois lá adormeceu de tão cansado que estava e esteve sempre a soluçar durante o sono, de tanto ter chorado.
Tenho perfeita noção que este problema é maioritariamente comigo, mas não entendo o que possa ter desencadeado esta situação e muito menos como lidar com ele, sendo ele tão pequenino. O maior problema é que vou começar a trabalhar daqui a duas semanas e depois não sei como será... Talvez até melhore, vai ficar com a avó... A verdade é que me sinto cansada e sem capacidade para estar com ele sozinha, pois sinto que há qualquer coisa que não está a funcionar bem.

Obrigada
bjs
Liliana Godinho
lilianagodinho
 
Posts: 34
Joined: Mon Mar 10, 2008 12:56 pm


Return to Birras/Desobediência

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron