quando começam a entender o 'não'?

quando começam a entender o 'não'?

Postby ana&carlota on Wed Feb 11, 2009 1:51 pm

Bom dia Drª. Graça e mamãs!

Venho fazer-lhe uma pergunta relacionada com algumas atitudes que me parecem revelar o feitio da nossa filhota de 6 meses e meio.
Em suma: tem de ser tudo à maneira dela :) é claro que eu entendo que isso seja normal, visto estar em casa e não ter regras do infantário, por exemplo. Quando contrariada guincha, grita, chora, fica vermelha, esperneia, eu sei lá :lol:

A minha questão é: quando é que ela começa a perceber que não pode fazer? E já agora: qual a melhor forma de lhe mostrar que 'não é não' e que, infelizmente, nem tudo na vida é como nós queremos? :D

Entendo que ela é ainda pequenina e não sei até que ponto compreende as nossas atitudes de 'stop' e quais devem ser, quais são eficazes e funcionam realmente.

Isto também porque penso no futuro e arrepia-me a ideia de ter uma menina mimada, na qual não tenha qualquer 'controlo'... e como é de pequenino que se torçe o pepino, acredito que se estamos neste momento a criar bases sólidas onde ela está a formar a sua personalidade (ambos os pais muito presentes no seu dia-a-dia, com mimos e mais mimos e brincadeiras sem fim), então alguma coisa já devemos poder fazer em relação ao seu 'quero, posso e mando' eheheh.

Muito obrigada.
bjs
Ana
ana&carlota
 
Posts: 11
Joined: Wed Dec 03, 2008 12:03 pm

Re: quando começam a entender o 'não'?

Postby hveiga on Wed Feb 11, 2009 5:09 pm

Olá!

Não querendo desanimar-te ... acho que nunca! Ou melhor, eles entendem o "não" talvez a partir dos 9/10 meses; mas aceita-lo ou perder um oportunidade de fazer uma bela birra isso já é outro assunto! :D :D :D

A partir talvez dos 12/14 meses podes ir aplicando algumas estratégias para ela entender que nem que berre até o mundo acabar te convence das suas razões/manias/teimosias! Uma delas é não dar demasiada importância a berreiros desmedidos, nem a comportamentos de chatagem com os pais. O resto ... bom a experiência vai-vos ensinado como é que lidam com a criança para a irem educando nos vossos padrões; mas vão ceder algumas vezes, até porque nem sempre temos razão e às vezes vale mais ceder para depois de todos calmos ser possível "conversar" sobre o que se passou. Enfim... sobre isto há muitas teorias mas a prática é sempre unica para cada caso.

A/O pediatra também pode dar uma boa ajuda nas consultas de rotina. O boletim de saúde também vai dando uns tópidos sobre a evolução deles em cada fase.

Boa sorte.

Lena.
hveiga
 
Posts: 45
Joined: Tue Nov 06, 2007 10:40 am

Re: quando começam a entender o 'não'?

Postby ana&carlota on Thu Feb 12, 2009 12:55 pm

Bom dia,

Eu refiro-me a situações como por exemplo: ela está a mudar a fralda e quer brincar com os tubos de creme. Eu tiro da mão, com gentileza, coloco outra coisa na mão dela para a distrair da anterior... mas no entretanto, por ter sido contrariada, naqueles segundos, a reacção dela é logo fechar os olhos e gritar :) e o mesmo se passa quando lhe tiramos um bocado de pão fica pendurado na boca dela, coisas deste género. E por vezes começa a empurrar-nos e bater quando a contrariamos... Talvez não seja bem o 'não' (eu bem disse que ela era muito pequenina e daí as minhas dúvidas em como agir), talvez seja algo diferente nesta fase, mas que acho que tenho de a contrariar em algumas coisas, isso tem de ser... não é?

bjs
Ana
ana&carlota
 
Posts: 11
Joined: Wed Dec 03, 2008 12:03 pm

Re: quando começam a entender o 'não'?

Postby ana&carlota on Sun Feb 15, 2009 12:09 pm

Ok, muito obrigada Drª. Graça e Lena, pelas vossas respostas.
Acho que se devia abrir um tópico de: porque é que as mães têm tantas dúvidas e pensam em tanta coisa em relação aos seus filhotes?!? :D Mas tenho cá para mim que mais vale procurar as respostas, conversar, desabafar, do que acumular tensões desnecessárias e macaquinhos no sótão! Só espero um dia ter coragem de ter um segundo filho... acho que serei muiiiito mais relaxada!! :lol:

bjs e óptimo fds para todas
Ana
ana&carlota
 
Posts: 11
Joined: Wed Dec 03, 2008 12:03 pm


Return to Birras/Desobediência

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests

cron