Comportamentos diferentes

Comportamentos diferentes

Postby elisa c.r. on Sun Sep 14, 2008 8:12 am

Bom dia, Dra Graça e mamãs

Desta feita, hoje venho pôr uma questão ácerca de bacio, sanitas e afins :D .

O meu piolho de 33 meses tem comportamentos diferentes, em relação ao desfralde, em casa e no infantário.

No infantário, vai direito á casa de banho para fazer o seu xixi ( tenho-me esquecido de perguntar se também lá faz cócó) nas sanitas pequenas, já nem quer o bacio - começou o desfralde mais ou menos em Março deste ano - com muitos acidentes, muita roupinha para a mãe lavar e passar, mas enfim. A questão de ir á casa de banho lá é coisa recente, só desde que começou o infantário, em Setembro. E a educadora diz que, quando ele quer fazer, vai para a casa de banho e faz, sem problemas e com muita festa - no 1º dia de infantário até batia palmas por ter conseguido, segundo me disse ela. Os acidentes já não são muitos, uma vez que anda com a roupa normal dele e não com a de reserva que lá deixei.

Pensei que conseguiria "continuar" o trabalho do infantário em casa, durante as férias de Agosto, mas não: além de não pedir, e mesmo quando eu via que ele estava aflito, a resposta é "não dá!!" :lol: o que ,com a expressão que ele faz, realmente só dá para rir. Quanto ao bacio, em casa só serve de enfeite :shock: pois, mesmo numa das raras ocasiões que ele pediu para fazer cócó, não houve quem o conseguisse sentar no bacio e olhem que sentei-me eu, o pai, o ursinho, toda a gente que me pude lembrar para ver se ele também ia, mas cada vez que o tentava lá pôr o resultado era um berreiro de todo o tamanho. Comprei um bacio para casa quando ele começou a fazer o desfralde no infantário porque sabia que ele, nessa fase, só ia ao bacio, tinha medo das sanitas(mesmo as pequenas), mas nunca consegui que ele fizesse lá nada - anda a passear a bacio pela casa, na brincadeira, mas sentar o traseiro que é bom, nada....

Porque será que ele reage assim? Será que, no nfantário age por imitação, e em casa, como não tem outras crianças, não queira? Até fiquei espantada, quando após as férias de Agosto, ele ainda se lembrava de alguma coisa do desfralde, pois, como disse, não consegui fazer nada nesse sentido durante as férias.

Como posso agir para alterar este comportamento? Eu e o meu marido já vamos á casa de banho de porta aberta, para ele se aperceber que ali e naquele sitio é que se faz o xixi e o cócó :lol: Não queria obrigá-lo, para não se perpetuar a situação, mas, já que ele até faz razoávelmente bem no infantário, porque não, também, em casa?

Agradeço desde já a disponibilidade e dicas que me possam dar

bjs

Elisa Santos
elisa c.r.
 
Posts: 46
Joined: Sun Jul 27, 2008 12:25 pm

Re: Comportamentos diferentes

Postby elisa c.r. on Sun Sep 21, 2008 5:43 pm

Boa tarde, Dra

Em primeiro lugar, obrigada pela resposta rápida, aliás, como sempre.

Estive a pensar com os meus botões e a consultar o resto do fórum e deparei-me com o sistema dos autocolantes como recompensa, o que acho extremamente interessante - poderia ser uma maneira de o "aliciar" em casa a fazer o mesmo que faz no infantário.

Só tenho um obstáculo: a fala dele, que está um pouco atrasada. Ele entende tudo (ás vezes mais do que aquilo que queremos ;) ), mas 70% do discurso dele ainda é aquele discurso rápido, que é preciso curso superior para o entender. Isto para dizer que, mesmo lhe explicando tudo, é dificil perceber se gosta, as perguntas que fizer eventualmente (pois ele pergunta muito, mesmo nós não percebendo nada do que ele diz....), se por exemplo não aceitar, o porquê dessa recusa, a dificuldade em se expressar realmente é uma "pedra no sapato"...se ele falasse melhor, penso que seria tudo mais fácil - poderiamos falar e explicar as dúvidas que ele tivesse.

Baseada na sua experiência e neste dado (a fala) acha que é uma boa ideia? Ou deixa-se como está espera-se que a "ficha" caia?

Obrigada desde já pela sua disponibilidade

bjs

Elisa Santos
elisa c.r.
 
Posts: 46
Joined: Sun Jul 27, 2008 12:25 pm


Return to Desfralde

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron