A chegada de um/a maninho/a

A chegada de um/a maninho/a

Postby Flora on Wed Feb 11, 2009 9:47 pm

Boa noite Dra Graça e a todas as mães e pais!
Venho por esta forma pedir a opinião à DRa Graça e todas as mamãs que já tiveram na minha situação, ou seja, estou grávida de 12 semanas e tenho um pimpolhito com 3 anitos. Como e quando lhe damos a boa nova? ESpero q a barriga cresça? Levo-o a uma consulta? (...)
Já o abordei sobre o assunto, ele diz sempre q quer uma maninha e q até vai ajudar a mamã a trocar a fralda e dar biberão, mas se vê algum bebé na TV ou ao vivo não liga nenhuma, e ele tem um feitio mto reservado e timido. Calculo q deva de haver mtos livros sobre este tema, mas aconselhavam-me algum pra faixa etária do meu 'querrucho?
Há outra situação q me está a deixar um pouco apreensiva, a chegada do bebé tá prevista pra finais de Agosto e o meu GÚ entra pro novo infantário no início de Setembro, acertei em cheio no timing, não? Duas situações novas pra mesma altura, como devo fazer pra q não haja um grande retrocesso no desenvolvimento comportamental do meu Gú?
Obrigado
Bjos
Flora+meu GÚ+pequeno botão
Flora
 
Posts: 8
Joined: Sun Aug 03, 2008 8:46 am

Re: A chegada de um/a maninho/a

Postby Flora on Thu Feb 12, 2009 11:11 am

Bom dia Dra,
obrigada pelas dicas, vamos esperar mais um pouco, se bem q a barriguita já começa a querer "sair"!
Um bom dia a sempre c mto SOL (q saudades)!!!! BJO
Flora
 
Posts: 8
Joined: Sun Aug 03, 2008 8:46 am

Re: A chegada de um/a maninho/a

Postby mariapeca on Thu Feb 12, 2009 2:04 pm

Bom dia

Quando fiquei gravida pela segunda vez o mais velho tinha 2 anos, têm uma diferença de 2 anos e 8 meses. Só lhe começamos a falar no bebé quando a barriga se começou a notar e sempre de forma leve sem entrar em grandes explicações. Ele nunca deu grande importância ao facto e raramente falava no assunto. De vez em quando perguntava-lhe se ele queria sentir o bebé a mexer mas ele nunca quis e eu nunca insisti. Mais para o fim da gravidez começou a demonstrar mais interesse fazia festinhas, pousava a cabeça na barriga e dizia que ouvia a mana a falar com ele :D

Levamo-lo a uma das ecografias, ele ouviu o coração e adorou, quando lhe perguntavamos como fazia a mana ele dizia logo "pum, pum..."

Como ele ainda dormia na cama de grades, quando faltavam +/- 3 meses para a bebé nascer passamo-lo para uma cama normal e a de grades desapareceu da vista para ele se esquecer dela e não pensar que lhe tiramos as coisas para dar à irmã.
Quando a bebé nasceu e ele foi ver-nos à Maternidade recebeu uma prenda que a irmã lhe "trouxe", dica da pediatra que eu recomendo porque funciona muito bem.

Foi tudo calmo e ele reagiu bem à chegada da irmã, teve os ciumitos normais mas nada de grave.

Felicidades e tudo de bom para vocês.

Maria
mariapeca
 
Posts: 11
Joined: Wed Oct 22, 2008 8:00 am

Re: A chegada de um/a maninho/a

Postby Flora on Thu Feb 12, 2009 10:30 pm

Olá Claúdia e Maria,
mto obrigado pelos vossos conselhos!
Tento sempre falar com o meu GÚ antecipadamente sobre qq assunto, às vezes não só para lhe explicar algo q vá acontecer, para o preparar, assim como, para evitar umas birras, dado q ele tem um feitio pro birrento (agora já n tem tanto!!!! :roll: ). Mas realmente pensando melhor, deve ser dificil pra uma criança tão novinha ainda perceber estas coisas, devem ser mto abstratas pra eles. Vamos esperar q corra tudo bem e q venha a bela barriga pra dizer tudo calmamente ao rapaz!
Mto,mto obrigado mais uma vez e a dica da prenda q o bebé oferece ao mais velho é mto boa.
Bjo
Flora+meu GÚ+ pequeno botão
Flora
 
Posts: 8
Joined: Sun Aug 03, 2008 8:46 am

Re: A chegada de um/a maninho/a

Postby veram on Fri Mar 20, 2009 7:12 pm

Olá!
Este tema da chegada de um maniho ou de uma maninha é muito complexo e penso que depende muito do feitio do filho mais velho. Eu tenho uma filha com 2anos e 8 meses e um bebé com 3 meses. Nunca tentei chamar a atenção da Clara para a minha gravidez, fui falando quando a barriga se começou a notar que íamos ter um bebé e que ia ser muito giro para ele pois ia poder ajudar-me a mudar as fraldinhas como faz com os bonequitos dela. A verdade é que ela ignorou a minha gravidez toda, nunca sequer teve curiosidade pela minha barriga embora às vezes lhe explicasse que estava um bebé lá dentro e que ela podia o podia sentir com a mãozinha. Levei-a a ver a última eco mas ela não ligou nenhuma. Quando o irmão nasceu foi um choque e a primeira reacção foi agressiva, era impossível tê-la por perto quando dava de mamar ao irmão porque assim o francisco era um alvo fácil e eu pouco podia fazer pois estava ocupada. Para ela, depois do irmão nascer o mais importante é que eu já iria poder brincar de gatinhas e a correr atrás dela. 3 meses depois ainda continua a ser agressiva para o miúdo e de por vezes quando o bebé dorme ela acorda-o com uma estalada. Eu não sei se hei-de rir se hei-de chorar. Já tentei apróximá-la e fazê-la participar nas actividades, mas ela não quer. Já ralhei, já dei palmadas, já expliquei, já ignorei mesmo com o outro a levar com os dedos dela nas bochechas ou com apertões nas pernas. Já tentei tudo. Neste momento estamos numa de castigo. Bate fica sem chupeta, resulta, ela chora fica sem chupeta por umas largas horas, mas no dia a seguir volta tudo ao mesmo. O mais pequeno chora às vezes quando a vê. Bom....resumindo. Conto a minha experiência porque reacções há-as de todos os géneros. Neste momento faço como a dra. diz e vou gerindo cada dia e cada situação conforme calha. Pode ser que passe!!

Beijinhos

Vera Miranda
veram
 
Posts: 6
Joined: Tue Nov 06, 2007 10:15 pm

Re: A chegada de um/a maninho/a

Postby Flora on Wed Apr 08, 2009 9:07 pm

Boa noite a todas/os

Cá estou eu novamente e com a mesma temática... Estou de 20 semanas e ainda não disse nada ao meu Gú (filho mais velho c 3 anitos), na próxima segunda-feira vou fazer a ecografia morfológica e a Ginecologista/obstetra, que me está a acompanhar, disse q era uma eco gira pro maninho ver... Teoricamente estarei de 5 meses mas ainda faltam 4 pro bebé nascer, mto tempo pra cabeça de uma criança com 3 anos... Gostaria de saber a opinião da Dra Graça, dado q é a pediatra do meu Gú e sabe q ele tem um feitio mto tímido e é mto agarrado à SUA mãe!!! Espero mais uns tempos? Começo já a falar-lhe q vem ai um maninho sem grandes insistências e deixo a eco pra outro mês? A minha barriga já se nota, mas como sou cheinha, não tenho aquelas barrigas empinadas, mas sim uma barriga larga, que não desperta muita atenção do meu pequenote...
Obrigado pela atenção
Aguardo conselhos...
Uma santa e doce Páscoa
Flora+meu Gú+pequena flor
Flora
 
Posts: 8
Joined: Sun Aug 03, 2008 8:46 am


Return to Ter um irmão

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron