Nascimento 2º Filho

Nascimento 2º Filho

Postby pral100 on Wed Apr 01, 2009 4:40 pm

Boa tarde,

Em primeiro lugar os meus Parabéns pelo site. É fabuloso ter um local onde podemos esclarecer duvidas com alguém profissional. Obrigada!!

Em segundo lugar peço desculpa pelo meu testamento e dúvidas se calhar básicas...As questões são as seguintes.:

Em meados deste mês nascerá a minha segunda filha. A minha primeira filha tem 28 Meses. Sei que todas as crianças tem fases que passam naturalmente e que todas se habituam aos irmãos, mas mesmo assim gostaria de ouvir a sua opinião de forma a atenuar o impacto...

1. Durante o tempo que eu estiver no Hospital gostaria que o meu marido ficasse comigo de noite. No entanto a Pediatra aconselhou na consulta dos 2 anos, que o meu marido devia ficar em casa com ela e outra pessoa ficar comigo no Hospital. Eu até acho que em muitos casos isso faz sentido. No entanto, a minha filha adora ambas as avós e a minha cunhada que ficam com ela desde bebe. Alem disso estou em gravidez de alto risco desde as 12ºSemana, deitada em casa. Ela passa o dia comigo e com as avós e Tia que vem "tratar de nós". O meu marido está 4 dias por semana fora deslocado e a minha filha está habituadíssima a ele não estar e a ser deitada pelas avós ou Tia. Tem uma relação muito próxima e cúmplice com as 3 e delira com a Tia. Como antes de eu estar de baixa ela ficava na casa das avós durante o dia pede muitas vezes para lá ir e diz que tem saudades inclusive dos gatos que ambas tem. Foi lá meia dúzia de vezes desde que estou de baixa e delira. O Pai acha que deve ficar com ela em casa. Eu que estou com ela todos os dias acho que era melhor ela dormir um dia na casa de uma avó e no outro na casa da outra. Acho que estranhará menos a minha ausência e dependência porque vais estar feliz e absorvida com avós, avôs e Tia. Saímos todos de casa no mesmo dia e voltamos todos no mesmo dia. As Avos e Tias são da mesma opinião que a minha, mas o Pai acha que devemos fazer o que a Pediatra sugeriu. Existe ainda uma outra hipótese que é ela dormir na nossa casa e as avós e Tia virem para cá dormir (recordo que ela está muito habituada a isso porque como o Pai está fora e eu não posso ficar sozinha elas dormem cá). Gostaria de saber a sua opinião sobre este assunto.

2. Independentemente de quem ficará com ela, será aconselhável ela ir ao Hospital?

3. Eu não pego nela ao colo desde 12º semana. Ela entende que a Mãe tem um “doi dói” e que um dia ficará boa para lhe pegar. Fala muito do "futuro", que depois a mãe ficará boa e vai passear com ela, leva lá à praia, pegar-lhe ao colo, tratar dela, etc. Vê se que entende mas que tem muitas saudades e até fala nisso com uma certa tristeza. A minha questão é, eu vou pegar na irmã quando ela nascer e nela não vou poder por causa do peso e dos pontos da cesariana. O que posso fazer para atenuar o impacto? Acho que ela não vai entender...

4. A minha filha dorme sozinha e sem qualquer problema no quarto dela desde o 6 Mes. Nunca faz birra para dormir e entende que tem o quarto dela e nos o nosso. Quando a irmã nascer esta ficará no nosso quarto até perto dessa idade. Já lhe falei sobre isso, e ela diz-me "A Mana depois vai para a casa dela" e se eu insistir na conversa ela disfarça e começa a falar de outra coisa ignorando o que lhe digo. apesar disto, ela fala muito na Mana, dá beijinhos e festinhas na minha barriga e por vezes até fala com ela...mas acho que a reacção não vai ser das melhores. Como se deve reagir se ela chorar? Manter a rotina? Obriga-la a dormir no quarto dela? Impor algo? Ceder? Sei que devemos tentar manter as regras, mas quanto a este assunto especifico não sei como reagir.

5. A minha filha tem muito pouco contacto com outras crianças e bebes e só em Setembro irá para a creche. No entanto tenho uma amiga muito próxima que tem uma bebe de 1 ano. Ela desde que nasceu que tomou contacto com ela e gostava muito dela. Inclusive tinha uma foto no quarto dela que ela adorava. Fazia-lhe festinhas e até lhe emprestava os brinquedos. No entanto, ultimamente tem reagido de forma diferente e assusta-me muito se a vê chorar ou palrar alto, inclusive uma vez abraçou-se a mim, completamente em pânico a chorar e dizia que a bebe estava a gritar. Não foi uma birra, mas sim um ataque de pânico. Não me pareceram ciúmes até porque eu não estava a falar directamente nem a tocar na bebe. E tenho sempre o cuidado de quando estão juntas de fazer com que ela não sinta os ciúmes, falando e brincando com a bebe, mas estar sempre a falar com ela e dar-lhe sempre muito "mimo". Sempre que vê na Tv ou noutro lugar um bebe a chorar fica em pânico. Já lhe explicamos varias vezes que eles não sabem falar, que é a voz deles, etc...mas tem sempre a mesma reacção. Deixou também de lhes tocar como acontecia antigamente e nem quer estar na mesma sala que ela. Assim, o meu receio é que seja mais uma agravante com a irmã. Além de todas as questões normais de ciúmes dos primeiros filhos sempre que ela chorar tenho receio que ela entre em pânico...Como reagir nessa situação? Devo força-la? Afasta-la?

6.Quando a irmã nascer e ela a vir pela primeira vez, vamos dar-lhe uma prenda que é a mana que lhe oferece. Está correcto este procedimento?
Como devo reagir se ela vir a irmã e começar a chorar?

7. Ela é uma criança calma, muito alegre e obediente dentro do normal nestas idades. Só faz "birras" quando tem sono e mesmo assim conseguem-se controlar distraindo-a com algo ou explicando o motivo da nossa atitude. Em termos cognitivos é uma criança acima da média (comprovado pelo pediatra de acordo com certas atitudes dela), até porque tem 2 avós professoras primárias já reformadas que puxam muito por ela. No entanto e apesar de ser muito calma e alegre com as pessoas que conhece, com estranhos reage muito mal e chora em pânico. Aos poucos se as pessoas começarem a falar com ela e a distrai-la passa-lhe rapidamente e ao fim de algum tempo já brinca com elas. Mas para isso é preciso que alguém que ela se sente segura a acalme e explique primeiro.
A minha 2ª filha nascerá em meados de Abril e a minha primeira filha ira para o colégio em meados de Setembro (com 33Meses e Meio). Alem deste feitio dela com estranhos ser devastador para mim porque a vejo em completamente em pânico só de ouvir uma voz que não conhece à porta, também tenho muito receio porque depois ficarei ainda mais 1 mes com a irmã em casa antes de ir trabalhar e ela ira para o colégio...J
Em primeiro lugar já ando só a pensar na reacção dela quando lá ficar com estranhos, do meu virar de costas com ela a chorar sem a acudir e no trauma que isso lhe possa causar. E depois o facto de ela saber que eu fico em casa com a irmã e ela é deixada num local sozinha com estranhos e ambientes totalmente desconhecidos para ela. Alem disso ela nessa altura já esteve 1 ano sempre comigo, e inclusive após período de ferias (com os pais). Gostaria de lhe perguntar quais devem ser as atitudes dos pais perante estes comportamentos no colégio...deixo-a a chorar e possivelmente em pânico? Como lhe explicar que tem que lá ficar? e quanto à irmã?

Peço muita desculpa pelo testamento, mas de facto neste momento estou a ficar muito preocupada com tudo isto e que confesso está afectar o meu estado de ansiedade e "nervoso"...o que na situação de risco em que me encontro é completamente contra indicado...

Antecipadamente grata pela atenção que me possa dispensar.
Com os meus melhores cumprimentos.
pral100
 
Posts: 9
Joined: Mon Mar 23, 2009 12:01 am

Re: Nascimento 2º Filho

Postby pral100 on Mon Apr 06, 2009 2:34 pm

Olá

Em primeiro lugar muito obrigada pela tua experiência. É sempre muito bom e confortante ouvir outras pessoas que já passaram pelo mesmo.

Gostei da ideia da minha filha mais velha também oferecer uma prenda à bebe e não só ao contrario : - ))

Relativamente ao que dizes do colegio...pois...falta ainda muito tempo, mas o dia vai chegar...vou tentar nestes tempos que estiver em casa, sair muito com ela a locais onde estejam muitas crianças para ela interagir...Quando for ao colegio fazer inscrição também a levo, para lhe mostrar tudo e para a ir mentalizando. As ferias também lhe deverão fazer bem porque vamos para hoteis com animação de crianças onde ela poderá ter mais contacto com estas. Mas tenho plena consciência que nada disto a vai preparar o suficiente...vamos ver.

A maior boa sorte para ti também.
Bjs
pral100
 
Posts: 9
Joined: Mon Mar 23, 2009 12:01 am

Re: Nascimento 2º Filho

Postby pral100 on Mon Apr 06, 2009 3:14 pm

Cara Drª Graça

Antes de mais muito obrigada pela paciência para ler o meu testamento e responder-me :)

Relativamente à sua resposta, tenho um pouco a filosofia que cada criança é uma criança e Tudo (ou quase tudo) é normal nas crianças. As minhas dúvidas existenciais : - ) são mais como posso atenuá-las ou fazer o que é melhor para elas...sei que tudo são fases e passarão...mas às vezes tenho medo que essas fases tragam marcas significativas para a minha filha... (tontices minhas ja sei... :lol: )

Como diz uma grande amiga minha, estou em casa desde a 12ª semana de gravide por alto risco, deitada...e logo tenho tempo para pensar em tudo o que devo e o que não devo... :oops:

Agradeço a disponibilidade e concerteza que aproveitarei a sua ajuda SEMPRE que for possível ;)

Quanto à maternidade...em principio o Pai de facto ficará comigo na maternidade e ela dormirá na casa das Avós. Ontem falei com ela e disse-lhe que depois vou ter que ficar uns dias na doutora para ficar melhor (ve me na cama ha 6 meses) e que o pai vai ter que me ajudar. E ela diss logo sem eu dizer nada que ficava na casa das avós : -). Fiquei feliz com a reacção. Vamos ver...se correr mal a primeira noite na segunda altera-se. Também já temos uma prenda para a bebe lhe dar e vice-versa, de acordo com a sugestão da sol13.

Relativamente à Cesariana é uma história longa, mas posso tentar abreviar. Antes de estar gravida a 1ª vez, e depois de uma grande queda em desportos de neve, foi-me diagnosticado espondiloartopratia e por sugestão da reumatologista fiz cesariana para grande desgosto meu porque sempre quis um parto normal. Antes de engravidar fiz muitos tratamentos para ultrapassar as dores no coxis e no nervo ciatico (quase durante 1 ano).
A cesariana correu bem, mas o pos operatorio foi muito dificil e o meu marido ter ficado comigo no hospital foi maravilhoso e muito confortante.

Durante as 2 gravidezes fui a vários especialistas e depois de muitos exames foi anulado o diagnostico de espondiloartopatia. No entanto nunca se entendeu o que me tinha acontecido ao coxis e região lombar depois da queda que ainda de vez em quando me dói. Desta gravidez, tive 1º descolamento da placenta, a partir da 12º semana contrações constantes, as 22 semanas placenta baixamente inserida no colo do utero, as 28 placenta previa total estando esta "esfarrapada" como disse a minha medica para eu entender : -) e diabetes gestacionais, às 32 a placenta incrivelmente deixa de ser previa, mas as contracções mantem-se e daí eu estar de cama. Pedi à minha médica para ser parto normal, mas ela não "me deixa" porque diz que tive muitos problemas durante a gravidez e que já tive uma cesariana anterior com 2 anos e 4 meses de diferença e que é muito arriscado. E que além disso tenho diabetes (na ultima eco a bebe estava no percentil 50%). Diz ainda que como não se sabe o que tive no coxis e que poderá ter sido uma luxação mal curada que o risco de ir para parto normal é muito para essa zona específica...tenho ainda um lobo acessorio posterior que a Obestetra diz que é melhor retirá-lo na cesariana do que num parto normal. Tenho mesmo muita pena de não ter um parto normal até porque como a recuperação da outra cesariana não foi nada fácil tinha esperanças que desta vez não tivesse que o fazer. Se fosse parto normal também seria melhor porque muito mais rapidamente pegaria na minha filha mais velha ao colo...

Quanto ao infantário, já falei na resposta da sol13. Continuo com muito receio, mas não posso fazer nada a não ser esperar e ter esperança que o choque não seja dos piores :cry: :cry:

Confesso que da primeira vez estava muito mais tranquila e que sempre fui uma mãe muito calma e sempre a contar com o meu instinto. Também tive sorte porque a minha filha nunca teve cólicas, mas também dizem que isso tem a ver com a tranquilidade da mãe, por isso... Sempre ouvi dizer que seria ao contrário... mas os meus medos são todos em relaçao à mais velha e não à bebe...além disso 6 meses de cama fechada em casa também não ajudam (calculo eu...), e eu sou uma pessoa que não sabia o que era estar quieta um segundo .... :cry:

Muito obrigada mais uma vez.
Melhores cumprimentos
pral100
 
Posts: 9
Joined: Mon Mar 23, 2009 12:01 am


Return to Ter um irmão

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron