Adaptação à irmã

Adaptação à irmã

Postby csimao on Tue Nov 06, 2007 1:21 pm

Bom dia Drª Graça,

A Maria tem 31 meses e sempre foi uma menina muito feliz e bem disposta. Neste momento tem uma irmã com 3 meses e, como seria de esperar, senti grandes alterações no seu comportamento. A minha preocupação deve-se, principalmente, ao facto de ela, quando se sente contrariada, bater na irmâ e até mesmo em nós, pais. E anda muito desobediente.
Acho que já tentamos de tudo, desde falar com ela, gritar com ela, dar-lhe uma palmada, ignorar e desviar a sua atenção para outra coisa, mas ela continua na mesma. Por vezes em lugares públicos, grita imenso, só para chamar atenção, se está em qualquer lugar em que estejam outras crianças mais novas, temos que estar sempre atentos, porque ou se agarra a elas e dá-lhes beijinho ou lhes bate.
Hoje telefonei para o infantário, para falar com a educadora, para saber como ela estava e ela disse-me que tem sentido a Maria triste, mas que é uma reacção normal, uma vez que ela sente que eu fico em casa com a irmã.
Ela dorme cerca de 11 horas por noite, mas quando acorda, parece que ainda não dormiu tudo, encosta-se muito, rabuja mais e hoje, a caminho do infantário, adormeceu no carro, o que não é nada normal.
É um comportamento normal? Já pensei em ir a uma consulta de psicologia, mas a educadora disse-me que era um pouco exagerado, será?
Alguém mais tem uma opinião acerca deste assunto?

Bjos e obrigada
csimao
 
Posts: 6
Joined: Fri Nov 02, 2007 4:19 pm

Re: Adaptação à irmã

Postby csimao on Tue Nov 06, 2007 2:05 pm

Obrigada pela sua resposta Drª,

Quanto ao brincar só com ela, já o fazemos com alguma fequência, uma vez que a Ana já não mama e é relativamente fácil ela ficar, de vez em quando com os avós, mas também tenho um pouco de receio que a Maria sinta que quando a irmã não está presente é que é divertido.
Quanto, ao facto, de a fazer sentir que ela é a irmã mais velha, alimentar-lhe o ego, não é fácil, porque muitas vezes ela pede colo e diz "mamã a Maria também é bebé".
Eu tento, sempre que possível, envolvê-la nas tarefas da irmã, como tirar a fralda, ir buscar outra fralda, lavar a irmã no banho, etc.

Fico aguardar um comentário da Drª Débora.
csimao
 
Posts: 6
Joined: Fri Nov 02, 2007 4:19 pm

Re: Adaptação à irmã

Postby deb.psi on Sun Nov 25, 2007 4:52 pm

Olá mãe da Maria:

Desculpe só responder agora mas... computadores, bichos estranhos!

Infelizmente a maior parte das crianças sofre imenso com o nascimento dos irmãos. Alguns conseguem disfarçar melhor do que outros! :D Depende muito da idade da criança a quando do nascimento do irmão e da relação que estabeleceu (anteriormente) com os progenitores.

A Maria segundo pude perceber está a sofrer bastante, tal como afirma e bem "ainda é um bebé" e precisa da mãe dela.
A melhor forma de lidar com essa situação, é "perder" algum tempo com a Maria. Voltarem a fazer programinhas juntas e namorarem-se uma à outra como dantes. Aposto que também sente falta de estar com ela!? Deixe a bebé com a avó ou com o pai durante algum tempo. A bebé sente menos falta de si do que ela! Por muito que ela queira gostar da irmã é dificil aceitar que uma estranha vinda não se sabe bem de onde, esteja agora a ocupar o seu lugar na cabeça, no coração e nos braços da mamã, que até à bem pouco tempo era só dela. Só pode ser castigo! :P
Tem de lhe dar tempo para se adaptar. Os irmãos demoram a ganhar forma dentro de nós.

Muito importante:
-repetir vezes sem conta o quanto a Maria é importante para si!
-confessar-lhe em segredo que a gaveta que ela ocupa dentro do seu coração é maior do que a gaveta da irmã, porque ela mora lá há muito mais tempo!
-fazê-la sentir-se importante e valorizada por ser crescida e não dar "tanto" trabalho como o bebé, que é chato, só chora e nem consegue conversar consigo. ;)
- Nunca se zangar com ela por causa da irmã, (pode chamá-la à razão, mas sempre sem referir que é má, e que não gosta dela) ou vai comprometer a relação delas para sempre. :| Ex: "A mamã sabe que tu és linda e que gostas muito da ... e que provavelmente não querias fazer-lhe mal, não é?", "a mana gosta muito de ti, e a mamã também".

Faça um esforço para perceber que pela primeira vez na vida, o amor que os pais têm pela Maria é posto em causa e ela está muito assustada e com muito medo de perder a vossa admiração e o vosso carinho. Sente que perdeu a "exclusividade" junto de vós e nem soube como, nem porquê! Na cabecinha dela, julga que já não é suficientemente boa e o facto de a chamarem a atenção confirma-lhe os medos. Definitivamente, pensa a Maria:- " a mamã e o papá já não gostam de mim".

Se depois de um "banho" de amor e carinho, atenção e alguma exclusividade, a Maria continuar a choramingar e a fazer disparates, deixar de comer ou de dormir, nada como consultar um psicólogo.
deb.psi
 
Posts: 1
Joined: Sun Nov 25, 2007 3:59 pm


Return to Ter um irmão

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron