Ansiedade

Ansiedade

Postby soniavieira on Tue Feb 10, 2009 12:14 pm

Boa tarde,

Mais uma vez cá estou a solicitar a sua opinião. O meu filho Guilherme (faz 4 anos em Março) entrou para o infantário em Setembro 2008, até então esteve em casa, com os bisavós e sempre foi uma criança muito comunicativa, alegre e que se desenvolveu bem. Acontece que desde a entrada para o infantário, não logo desde o inicio, mas de há um tempo para cá, a educadora dele tem demonstrado alguma preocupação em relação a alguns comportamentos dele. Acontece que quando é confrontado com situações novas, tipo, visitas, saidas em grupo, alguma actividade que exija dele alguma exposição, reage com alguma ansiedade, fica nervoso e não quer participar.
Ontem quando o fui buscar, mais uma vez, ela me disse que estava preocupada com este comportamento dele já que lhe parece que esta ansiedade que ele demonstra perante situações novas não é normal. Disse-me que estão a preparar uma canção para o dia do pai e que têm ido ao infantário 2 músicos ajudar a ensaiar os miudos. Ora o Guilherme reaje mal à presença deles, ao serem desconhecidos e fica assustado. Outra situação, é a seguinte, estão a preparar o carnaval e ele já me disse que não quer participar, não se quer mascarar, eu não insisti com ele, até a própria educadora me disse para não o forçar, que para o ano ele terá outra atitude e depois de ver como é, vai querer participar. Ele, em casa, não me parece alterado, sempre foi uma criança que não gosta de surpresas, temos sempre que lhe explicar cada situação nova que se avizinha e assim ele já encara as coisas com normalidade. A educadora diz que , se por um lado ele é uma criança muito comunicativa com um vocabulário e poder de argumentação fora de serie, por outro demonstra uma imaturidade, rópria da idade. Disse-me que temos que falar mais com ele, tentar ajuda-lo a ultrapassar esta ansiedade....o que lhe parece? A educadora, se por um lado me disse tudo isto preocupando-me, por outro deu-me o exemplo de uma menina que está lá pelo 2º ano e que no ano passado não queria participar em nada de novo e reagia mal ao desconhecido e este ano ultrapassou tudo isso e tem uma atitude normal uma vez que já sabe o que vai acontecer. O que me diz? terei que recorrer a algum psicologo? será uma atitude normal dele já que como é o 1º ano no infantário, para ele tudo é novo?
soniavieira
 
Posts: 8
Joined: Fri Oct 26, 2007 4:15 pm

Re: Ansiedade

Postby soniavieira on Wed Feb 11, 2009 4:11 pm

Obrigada pela sua opinião. A educadora deixou-me preocupada....não vou força-lo a participar no desfile de carnaval, sei que a ansiedade dele é pelo facto de não gostar de se expor acho que é mesmo feitio apesar de entender que a educadora gostasse mais que ele fosse mais participativo nesse tipo de actividades....talvez com o tempo ele vá lá!
soniavieira
 
Posts: 8
Joined: Fri Oct 26, 2007 4:15 pm


Return to Outras dúvidas

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 3 guests

cron