Ensino básico

Ensino básico

Postby SSM on Fri Oct 26, 2007 1:02 pm

Olá, bom dia :)
Descobri por acaso este fórum e aproveitei logo para me associar, porque como mãe sei que muitas vezes é a partilhar estas dúvidas e sentimentos que melhor conseguimos perceber que não estamos sozinhas :) ...
Gostava de pedir uma opinião:
A minha filhota tem 4 anos e está actualmente na pré-primária. Desde que entrou para o infantário que esteve sempre um ano adiantada, por indicações da educadora e, claro, acordo com os pais. Só que agora coloca-se-me uma decisão difícil: para o próximo ano lectivo ela deveria entrar no 1º ano do ensino básico. No entanto, como terá apenas 5 anos em Setembro de 2008, vai ter de ser feito um pedido à DRE, com avaliação de um psicólogo e pareceres da educadora e do pediatra. Neste momento, estes dois últimos são unânimes em afirmar que ela está perfeitamente adaptada e desenvolvida para poder prosseguir.
A minha questão é se não será exigir demais dela fazê-la passar por todo esse processo de selecção para entrar na 1ª classe... e, por outro lado, ao mantê-la "retida" na mesma escola, na mesma sala, para o ano, se não criará frustração e desinteresse. Sei que esta é uma área sensível e que cada caso é um caso, mas gostava de saber uma opinião totalmente isenta :) !

Obrigada por tudo, e desde já os meus parabéns à Drª Graça pela iniciativa!
Até breve,
Sandra
SSM

Re: Ensino básico

Postby MargaridaGaito on Mon Oct 29, 2007 1:03 pm

Aqui está uma questão sobre a qual tenho pensado muito.

A minha mais velha (Mariana) nasceu em Janeiro de 2003, por isso e normalmente, não poderá entrar nem em "condicional" em Setembro de 2008, visto que isso só está previsto para crianças que fazem anos até Dezembro de 2008.
Acontece que ela fará os 6 anos logo em Janeiro (2009), mas só vai para o 1º ciclo em Setembro de 2009, quase com 7 anos.
Acredito que quanto mais tarde for, mais maturidade terá e provavelmente aprenderá melhor, mas..... (há sempre um mas) tenho receio que se desmotive de tanto esperar para ir para a sala do Pré-Escolar (aquela em que fazem a preparação para o 1º ciclo)

Neste momento já identifica as letras todas, sabe contar até 30, sem se enganar, copia tudo o que são palavras que estão escritas em papeis, em garrafas, em pacotes de leite...tudo, tudo! É uma "cegueira" para aprender e fazer tudo.
Por isso o meu receio em que desmotive, porque não será no próximo ano que entra na escolinha, mas sim no seguinte (2009)

O que acha Drª Graça, pode ser um motivo de desmotivação para ela?
Obrigada
Margarida Gaito
MargaridaGaito

Re: Ensino básico

Postby MargaridaGaito on Mon Oct 29, 2007 5:00 pm

Muito obrigada pela resposta, Drª Graça

Também acho que tem tempo para estudar, agora deve é brincar, brincar...
A minha dúvida era mesmo sobre se a desmotivaria ou não...
Mas com o tempo se verá e no fundo tem razão "quanto mais se anseia uma coisa, mais valor tem quando a conseguimos".

Bjs
Margarida Gaito
MargaridaGaito

Return to Outras dúvidas