Desenvolvimento aos 27 meses

Desenvolvimento aos 27 meses

Postby Pat on Tue Oct 07, 2008 12:12 pm

Bom dia Dr. Graça e demais mamãs (ou papãs do forum)

Eu tenho uma filhota de 27 meses que teve sempre um ligeiro atraso (se é que se pode chamra assim ) a nivel motor. Ou seja devido a problemas que teve em recém nascida (atraso no crescimento intra uterino, internamento por Alte, refluxo moderado) foi pouco estimulada fisicamente nos primeiros meses. Assim só pelos 9/10 meses é que começou a sentar-se mesmo bem ,só rebolou pelos 11 meses, etc. Mas adiante o que hoje me deixa ainda algumas duvidas é o facto de ela continuar a ser tão "trapalhona" fisicamente ou seja ainda hoje anda sempre aos encontrões às coisas, no infantário dizem que cai muitas vezes, (por ex quando está sentada na cadeira como está sempre a mexer-se cai da mesma). A correr parece que se vai "desarticular toda" e corre apenas por mt curtas distâncias e pouco depois de andar no chão já quer colo. Nestesultimos dias tb parece-me que anda com ligeiros desiquilibrios (será pq anda constipada e segundo o otorrino com liquido nos ouvidos?) Talvez estas duvidas sejam disparatadas pq cada um tem o seu ritmo mas parece-me que a minha filhota está sempre um pouco atrasada fisicamente em relação aos aoutros meninos até mais novos que ela , coisa que se nota bastante nos parques infantis onde outras bébés mais novos sobem escadas e correm de um lado para o outro, sobem aos "cavalos de brincar e descem dos mesmos" coisas que a minha não faz sem ajuda.
Por outro lado em casa e coma familia próxima fala muito para idade, tem raciocinios mt bem feitos e já faz frases completas, perguntas e tudo mas no infantário (onde anda desde o inicio do mês) a educadora diz-me que não consegue que ela fale nada, sorri e brinca com os brinquedos mas não diz absolutamente nada , embora quando chegue a casa fala que brincou com meninos e diz que a Daniela(educadora) á amiga, será nomal esta reacção?
Ah e fora do infantário actualmente tb pouco fala até com pessoas que já conhece hà bastante tempo embora sem grande confiança com ela , coisa que dantes não acontecia. Será uma fase desta idade? Deverei preocupar-me com estas questões e falar à Pediatra?

Dr.ª obrigada desde já pela paciência de ler este testamento
:D
Pat
 
Posts: 9
Joined: Mon Nov 19, 2007 11:12 am

Re: Desenvolvimento aos 27 meses

Postby Pat on Wed Oct 08, 2008 2:37 pm

Dr.ª Graça obrigada pela sua sempre pronta resposta.

Ontem estive a falar com a minha a mãe e cheguei à conclusão que a minha pipocas herdou várias coisas da mãe pois segundo me foi dito tb eu era mt trapallhona em criança (aliás ainda hoje ando sempre a bater em alguma coisa e não sou mt habilidosa para actividades fisicas, embora partique algum desporto) e até aos 3 anos era bem preguiçosa e só queria era colo . De qq forma no infantário têm ginástica para os meninos da sala dela 1 vez por semana o que pode ser que ajude e vou tentar levá-la mais vezes ao parque para ver se se entusiasma mais :D . De qq forma o que ela gosta mesmo de pedir a mim ou ao pai para lhe mostrar os desenhos e para ler as histórias de livros (aliás já conhece e identifica de trás para a frente e para trás todas as imagens dos benditos livros de histórias do ruca, noddys e afins) e pedir para cantar músicas (que ela tb já canta connosco) . Ah e na timidez sai à mãe que ainda hoje o é, mas sinceramente espero que lhe passe pq eu bem gostava de ser menos timida. :oops:
Mais uma vez obrigada

Bjs
Pat
 
Posts: 9
Joined: Mon Nov 19, 2007 11:12 am


Return to Etapas de desenvolvimento

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests

cron