Sono alterado ou hiperactividade?

Sono alterado ou hiperactividade?

Postby suvieira on Mon Jul 07, 2008 6:11 pm

Olá,

Já muito foi dito neste site sobre alterações de sono nos bébés, e não querendo repetir o assunto, gostaria de saber a vossa opinião de outra perpectiva:
a minha bébé nunca gostou muito de dormir, e sempre fez grandes birras na hora de dormir. Tem dez meses e normalmente dormia 1 hora a seguir ao almoço, outra por volta da hora do telejornal, após o banho diário e adormecia por volta das 23h até às 07h30, umas vezes com pedido de biberon a meio da noite, após o que voltava logo a dormir, outras não.
Contudo, à cerca de quinze dias alterou o padrão do sono: não dorme durante o dia, sendo que tem muita actividade durante o dia e brinca imenso com as outras crianças, e à noite só adormece depois das 00h00 e mesmo assim a muito custo. Acorda por volta das 03h para brincar, fica por vezes "em pé" uma hora, volta a dormir, e por volta das 5h ou 6h repete a brincadeira, volta a dormir o máximo até 07h30/08h. Este período de descanço entre as brincadeiras nocturnas tem vindo a encurtar de dia para dia. Parece apenas dormir o suficiente para recuperar energias.
Esta fase coicidiu com a descoberta de se conseguir por em pé na cama e o gatinhar. Só quer estar em pé, e consegue estar horas seguidas nessa posição, mesmo perdida de sono. Faz o mesmo durante a noite. Já a vi levantar-se de olhos fechados e ficar na dúvida se está mesmo acordada ou não.
Não costumo reagir ou sorrir às brincadeiras dela. Vou ao pé, deito-a várias vezes, insisto para que durma, evito sempre que posso dar-lhe biberons de leite, e até já experimentei deixa-la a chorar. Nada resulta.
Na minha opinião, não acho normal que uma bébé desta idade durma tão pouco, e tenho receio que esta fase não ser apenas uma "hiperactividade passageira" e sim sinal de que ela será uma criança hiperactiva.
O que acham? Estarei a exagerar?
Dr.ª Graça existe algum médico da especialidade? Acha que devia pedir uma opinião?
Obrigada,
Susana
suvieira
 
Posts: 16
Joined: Tue May 13, 2008 7:55 pm

Re: Sono alterado ou hiperactividade?

Postby suvieira on Tue Jul 08, 2008 9:33 pm

Boa noite Dr.ª,

Obrigada pela resposta. Abusa mesmo! O que nos consola é que pelo menos a vivacidade dela é sinónimo de saúde :lol:
Ainda não tentei nenhum anti-estaminico e para ser sincera nem sei bem o que é, mas estou disposta a experimentar. O que me sugere?
No entanto lembrei-me de um pormenor que pode ser importante e relacionado. A Claúdia estava sempre doente (bronquiolite aguda, vários diagosticos de catarro, constipações, tosse, etc..). Todas as semanas tinha algo. Eu até pedi um conselho aqui no site sobre a existência de produtos naturais para reforço do sistema imunitário. Acabei por adquirir numa loja da especialidade umas gotas que ela apenas toma 1x dia (devia ser manhã e noite) e fiquei sinceramente rendida, pois dai para cá nunca mais ficou doente. Penso agora que poderá estar relacionado...irei perguntar junto do omeopáta que mas vendeu, ou suspender a toma, para verificar se melhora.
De qualquer forma, e para a eventualidade de não estar relacionado, agradecia a sua sugestão de antí-estaminico, pois não conheço nenhum.
P.S: não ressona, mas andava quase sempre com o nariz entupido. Agora oiço como se tivesse ranho nas narinas, mas ao aspirar não sai nada. Esta é uma questão que pretendia colocar à nova pediatra dela na consulta dos 12 meses, pois decidimos mudar. Já agora Dr.ª não dá consultas no algarve ;) ???
Um beijinho,
Susana
suvieira
 
Posts: 16
Joined: Tue May 13, 2008 7:55 pm


Return to Dorme pouco/acorda muitas vezes/sono agitado

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron