Será que dorme pouco?

Será que dorme pouco?

Postby Paty on Wed Sep 24, 2008 3:11 pm

Boa tarde Dra. Graça,

A minha menina está quase a fazer três meses e está a dormir cada vez menos. Na verdade, ela nunca dormiu muito e, mesmo quando era recém-nascida, era bem capaz de estar umas boas horas acordada, a querer atenção ou a querer comer (na altura fazia cerca de doze refeições por dia e agora faz, em média, oito). Actualmente, ela adormece cerca da uma da manhã e acorda às seis para comer; depois adormece por volta das sete e dorme até às nove; a partir daí e até chegarmos novamente à uma da manhã, vai fazendo uns mini-soninhos de, no máximo, quinze ou vinte minutos! Ou seja, no total, volta a dormir umas duas horas durante o dia. Ora, isto tudo somado dá cerca de nove horas... E toda a gente me diz que num bebé de três meses é muito pouco!

Já falei com a pediatra sobre este assunto na consulta dos dois meses, e foi-me dito que o pouco sono se deve provavelmente ao facto dela estar muito desenvolvida do ponto-de-vista psico-motor e que, por isso, era como se fosse uma bebé mais velha, que já não gosta tanto de estar deitadinha na cama. Naquela altura, ela já conseguia pôr e tirar a chucha, pegar em objectos e ficar a brincar com eles, virar-se para ambos os lados, reagir com uma gargalhada aos nossos estímulos, ficar entretida com o mobile, enfim, uma série de coisas que a médica disse não serem habituais naquela idade. Agora ela já fica deitada no ginásio a brincar durante muito tempo, diverte-se imenso a tocar nos sítios para ouvir as diferentes músicas. Quando está num sítio que não conhece ou quando vê alguém novo, fica a observar, com um ar muito atento (as pessoas acham piada e dizem sempre que ela é muito cusca :lol: ). Agora dormir...

Faz sentido que ela durma pouco por causa disto? E não é prejudicial? Não pode afectar o crescimento? Ah, é importante dizer que ela faz esses soninhos de quinze ou vinte minutos e acorda toda sorridente e bem-disposta, como se tivesse dormido quatro ou cinco horas...

Obrigada pela ajuda! :)

Bjs,

Patrícia
Paty
 
Posts: 23
Joined: Fri Aug 22, 2008 9:57 pm

Re: Será que dorme pouco?

Postby Paty on Fri Oct 03, 2008 12:37 pm

Dra. Graça, obrigada pela ajuda! Nem imagina como foi bom ter esta resposta na ponta da língua no fim-de-semana passado... Assim pude responder a todas as pessoas que disseram que era melhor ir ao médico com a bebé, porque não era normal dormir tão pouco. Acho que não me chateiam tão cedo! :lol:

Bjs,

Patrícia
Paty
 
Posts: 23
Joined: Fri Aug 22, 2008 9:57 pm


Return to Dorme pouco/acorda muitas vezes/sono agitado

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron