sono intranquilo

sono intranquilo

Postby lmonteiro on Tue Mar 24, 2009 12:20 pm

Olá Dra. Graça (e mamãs)!
Tenho uma filha linda com 6 meses e meio, saudavel, come muito bem e tem um óptimo desnvolvimento tanto fisico como psicomotor. A única questão que me preocupa é o sono. Nunca dormiu uma noite inteira...Embora durma bastante e não tenha problemas para adormecer sozinha, últimamente não tem dormido um sono descansado (nem ela nem os papás). Antes adormecia por volta das 22h e acordava para mamar por volta das 4h, dormindo depois até às 8h +/-. Dormia sempre tranquila. Nas útlimas duas semanas, passou a adormecer entre as 21h - 22h e a partir da 1h30m começa a rabujar, faz sons, choraminga...Dou-lhe a chupeta e faço um miminho e sossega, mas alguns minutos depois recomeça. Já tentei ignorar, mas se não lhe der atenção, passado pouco tempo, começa a chorar mesmo e a gritar, demorando algum tempo a sossegar, mesmo ao colo. Por volta das 3h30 / 4h dou-lhe leite (só bebe aproximadamente 90 /120ml) e assim sossega, por mais 2h, depois reinicia a rabujice até às 7h, que é quando a acordo. O que se passa com a minha menina? Não houve mudanças na rotina. Já está na creche desde os 5 meses e, felizmente, adaptou-se muito bem. Também não deve ser calor porque passei a agasalhá-la menos, agora que o tempo aqueceu. Ainda não tem dentinhos e nem se sentem ainda a romper as gengivas. Já não sei o q hei-de fazer... Embora ela não chegue a acordar durante a noite (a não ser quando não lhe dou atenção) e acorde bem disposta, dorme muito irrequita e não me deixa dormir a mim, parece que acordo mais cansada do que quando me deito! Ainda dorme no meu quarto e já pensei mudá-la para o quarto dela, mas também me custa ter de me levantar tantas vezes para ir lá dar-lhe a chupeta. O que me aconselha? Sei que cada criança é única e que não há soluções milagrosas, mas se me puder dar alguma sugestão, agradeço.
lmonteiro
 
Posts: 4
Joined: Tue Mar 24, 2009 11:04 am

Re: sono intranquilo

Postby Mica on Tue Mar 24, 2009 1:51 pm

olá
Por volta dos 6 meses o meu bebé começou a fazer o mesmo. Dormia tranquilo até às 2 ou 3 horas e depois começava com essa rabugice por causa da chupeta, de meia em meia hora. :( Andava cansadíssima. Até que houve um dia que decidi não dormir mesmo e não lhe colocar a chucha, uma vez que ele nunca chegava a acordar. Foi assim dois dias e ele perdeu a mania. :D Penso também que o sono mais intranquilo relaciona-se com o facto de estarem no nosso quarto. Reparo que cada vez que me mexo, tusso... ele dá por isso.
Mas a verdade é que quem precisa do desmame sou eu e ainda não tive coragem de o mudar de quarto. ;) :D

bjs

Mica
Mica
 
Posts: 16
Joined: Tue Dec 16, 2008 12:05 pm

Re: sono intranquilo

Postby lmonteiro on Mon Mar 30, 2009 10:35 am

Obrigada pelas respostas! Vou seguir os vossos conselhos e mudar a Carolina para o quarto dela. Já estamos a tratar da decoração. Entretanto, já tem dormido melhor. Continua a acordar, mas já não tantas vezes.
Gostaria de colocar outra questão, relacionada com o leite durante o sono. Costumo dar um biberão com 180ml / 210 ml quando me deito, por volta das 24h, que ela bebe a dormir. Será que o leite das 4h lhe faz realmente falta, uma vez que mama depois às 7h, quando acorda? A Carolina é um bebé XL :D, já nasceu grande e tem acompanhado os percentis (pesava aos 6 meses 8,300 kg e media 72,6cm). Come muito bem a sopa, papa e fruta. Penso que poderia aguentar até às 7h sem mamar, sobretudo, porque às 4h, mama muito pouco e parece-me que acorda mais pelo prazer de mamar do que propriamente pela fome...A pediatra sempre me disse para lhe dar todo o leite que ela pedisse, mas será que está realmente a pedir leite? Fiz uma pesquisa na internet e decidi tentar uma "técnica" defendida por algumas mamãs, para eliminar a mamada nocturna, mas como foi sem conselho médico, não me sinto muito segura ao faze-lo. :roll: A "técnica" consiste em, progressivamente, ir reduzindo a quantidade de leite, tornando-o cada vez menos concentrado e em menor quantidade, i. é. 1º 90ml com 2 medidas de leite, 2º 60 ml com 1 medida de leite, dp 30 ml só agua. Se o bebé acordasse antes da mamada seguinte, dar-lhe água. Experimentei a "técnica" este fim-de-semana e a Carolina reagiu bem, não estranhou o novo sabor do leite e adormeceu até às 7h. O que acha desta "técnica"? Tem algum perigo associado: sub-nutição, intoxicação por água(!?) (a Carolina não gosta de água e durante o dia, apesar de eu insistir desde que começou a comer sólidos, nem 30ml bebe, mesmo que seja chá)? Poderei continuar a fazê-lo? Eu não quero que a minha filha passe fome, nem de forma alguma comprometer o seu desenvolvimento, mas gostava muito de ter uma noite de sono sem biberões...
lmonteiro
 
Posts: 4
Joined: Tue Mar 24, 2009 11:04 am

Re: sono intranquilo

Postby lmonteiro on Tue Mar 31, 2009 9:30 am

Bom dia!
Dou-lhe o biberão à meia-noite, porque quando não dou ela acorda por volta da 1h30 e depois às 5h30 / 6h. Se levantar-me uma vez para lhe dar leite já é complicado, levantar-me duas, sobretudo sendo a segunda muito próximo da hora a que me levanto, ainda é mais complicado...
Obrigada pela sua resposta. Fico mais descansada por saber que a técnica referida não é prejudicial.
Lurdes
lmonteiro
 
Posts: 4
Joined: Tue Mar 24, 2009 11:04 am

Re: sono intranquilo

Postby lmonteiro on Wed Apr 01, 2009 9:22 am

Bom dia!
Esta noite decidi não lhe dar o leite à meia-noite e esperar que o pedisse. Acordou à 1h30, mamou 180ml e depois acordou novamente às 6h30...Vou mudá-la para o quarto dela e ver como reage.
Bjs
lmonteiro
 
Posts: 4
Joined: Tue Mar 24, 2009 11:04 am


Return to Dorme pouco/acorda muitas vezes/sono agitado

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron