Sono e maneira de o habituar a adormecer

Sono e maneira de o habituar a adormecer

Postby Carlan on Mon Aug 25, 2008 11:48 pm

Boa noite Dra Graça.
Tive conhecimento deste site através de uma amiga e desde esse dia fiquei fã. É muito util e esclarecedor. Obrigado.

Neste momento gostaria de lhe colocar umas questões relativas ao soninho.
Sou mãe de 1.ª viagem e tenho um bebe que completou hoje 3 meses.
As minhas dúvidas são:
- dar-lhe de mamar de noite deitada na cama e ambos adormecermos e ele ficar a dormir comigo é prejudicial? ele acostuma-se?
- ou devo dar sempre sentada, para não adormecer e o colocar na cama dele?
- durante a manhã, normalmente ele dorme, mas de tarde só dorme ao colo. Caso o deite na caminha, no máximo em 20 minutos acorda...
- Como o habituo a adormecer sózinho, isto é, quando está sonolento deito-o na camita dele e como faço para ele adormecer?
- é defensora que muito colo lhes faz mal, ou pelo contrário é da opinião que se não damos colo agora, quando vamos dar??!!...

Obrigado por toda atenção dispensada e as maiores felicidades para si e todas as mamãs que participam :)

mamãs com mais experiência, partilhem comigo o vosso saber :) obrigado
Carla.
-
Carlan
 
Posts: 13
Joined: Thu Aug 21, 2008 4:07 pm

Re: Sono e maneira de o habituar a adormecer

Postby Carlan on Tue Aug 26, 2008 11:49 am

Muito obrigada Dra Graça, pela sua pronta resposta.

Nesta fase assolam-nos dúvidas que por vezes parecem sem sentido, no entanto devido à pouca experiência, fazem-nos pensar se estamos a fazer certo ou errado.

Quanto à questão de habituar o bebe a adormecer sozinho? Depende dele? Ou há algo que possamos fazer para ajudar ou habituar?

beijinhos e mais uma vez obrigado.

CArla.
Carlan
 
Posts: 13
Joined: Thu Aug 21, 2008 4:07 pm

Re: Sono e maneira de o habituar a adormecer

Postby elisa c.r. on Wed Aug 27, 2008 10:57 am

Bom dia

Tenho um piolhito com quase 3 anos que dorme na cama dele desde o 1º mês de vida - até essa data ele dormiu comigo na cama, mas quando li numa revista da especialidade que podia potencia a morte súbita, penso que nessa mesma noite foi dormir á cama dele :roll:

Ele começou por não gostar da ideia ;) ,mas, o que fazia era o seguinte:

-após o banho e a mama reforçada, deitava-o na cama dele - simplesmente deitava-o e vinha embora
-Quando ele chorava, ia ao pé dele, pegava-lhe ao colo, acalmava-o, mas assim que acalmava, punha logo na cama, sem adormecer ao colo - e isto de todas as vezes (chegou a ser 20 vezes)
-ao fim de 1 semana, mais ou menos, já só era preciso ir lá 1 ou 2 vezes antes de adormecer, até que, já não era preciso ir lá - bastava deixá-lo na cama com um beijo de boa-noite e bons sonhos e ele ficava quieto e adormecia logo.
-quando lhe dava de mamar a meio da noite, dáva-lhe também deitada, dava mais jeito, mas punha-o sempre de volta á caminha dele, assim que arrotava.

Isto tudo fez com que o meu filho ainda hoje goste muito de dormir sozinho, excepção feita quando está doente, que quer mesmo companhia.

O que descrevi em cima ainda há pouco tempo pus de novo em prática quando fiz a transição para a cama individual, com bons resultados, tal como relatei no meu post, que está em outro tópico.

Mas cada criança é um caso e sei de amigas minhas cujos filhos dormiram com os pais até aos 2 anos de idade (nunca dormiram 1 noite na cama de grades) e fizeram muito bem a transição para a cama individual - não são todos iguais.

Espero que tenha ajudado.

bjs

Elisa Santos
elisa c.r.
 
Posts: 46
Joined: Sun Jul 27, 2008 12:25 pm

Re: Sono e maneira de o habituar a adormecer

Postby lilianagodinho on Fri Oct 31, 2008 9:59 pm

Olá Suzana25!
A minha, e só minha, opinião é que puro egoísmo é deixá-los a chorar, para nosso futuro conforto, pois será mais fácil não termos de os adormecer. Mas como digo, é a minha opinião. Por isso é que o Kiko tem 9 meses e continua a ser adormecido ao colo e com muitos abanicos, enfim... tudo o que normalmente é condenável. É verdade que me custa imenso ter de "abanar" os seus mais de 10 Kg, mas eu também nunca fui capaz de sequer experimentar deixá-lo a chorar, só a ideia já me deixa triste. Eles já se vêem tão privados de nós por causa do trabalho, das nossas responsabilidades que não queria priválo de mais um miminho. Mas, mais uma vez, é só uma opinião.
Boa sorte,

bjs
Liliana Godinho
lilianagodinho
 
Posts: 34
Joined: Mon Mar 10, 2008 12:56 pm

Re: Sono e maneira de o habituar a adormecer

Postby Catarina Fadigas on Tue Nov 04, 2008 4:51 pm

Olá Suzana25,

Vou só partilhar a minha experiência, mas sabendo que cada bebé é um bebé diferente. Tenho um filhote com 27 meses e outro com 4 meses. O primeiro só adormeceu ao colo até bem tarde e mesmo hoje em dia não adormece sem estarmos ao pé dele.Foi muito difícil, pois quer de noite quer de dia só queria estar ao colo. Graças a Deus agora dorme a noite completa. O irmão que tem agora 4 meses adormece muitas vezes sozinho, na sua caminha com um mobile a tocar. A verdade é que às vezes tinha que o pôr na caminha para acudir ao mais velho e ele foi-se habituando a estar lá e adormecer. Às vezes chora um bocadinho, nada de muito grave nem de muito tempo, pois quando isso acontece vou logo lá, mas se é só um pouquinho deixo e ele acaba por adormecer. E não é por não lhe querer dar colo, pois quando ele está acordado dou-lhe muito colinho, é que acho que é melhor habituar-se a dormir assim, pois também reparei que quando adormece ao colo quando o deito facilmente acorda outra vez. Mas como disse no inicio cada bebé é um bebé :)

Bjs

Catarina
Catarina Fadigas
 
Posts: 15
Joined: Thu Oct 23, 2008 3:11 pm


Return to Dormir sozinho ou com os pais

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron