[phpBB Debug] PHP Notice: in file /includes/functions_visitors.php on line 24: Creating default object from empty value
SAUDINHA • View topic - Perimetro Cefálico muito elevado?

Perimetro Cefálico muito elevado?

Perimetro Cefálico muito elevado?

Postby cdoliveira on Tue Jul 01, 2008 10:27 pm

Boa noite Dra. Graça,

Este fórum foi recomendado por um familiar que também por aqui costuma esclarecer algumas dúvidas. Fico agradecido à Dra. Graça pela existência do fórum e espero que continue por muito tempo.
Escrevo esta minha primeira mensagem pois estou muito preocupado com o perímetro cefálico do meu filho que tem neste momento 9,5 meses. O meu filho nasceu com 3,46 Kg, 48,5cm de comprimento e 34,5cm de PC (percentil 25). Em relação ao peso passou depois a andar entre os percentis 75 e 90 e em relação ao comprimento entre os percentis 50 e 75. O problema (se é que existe) está no PC pois aumentou sempre bastante e desde os 5 meses que ultrapassou o percentil 95. Na última consulta de pediatria (9,5 meses), ontem, tinha um PC de 49,5cm (em casa, com a minha fita, medi 49cm), 73,5cm de comprimento e 10,85 Kg de peso.
Estou bastante preocupado com esta situação, pois não sei se o meu filho poderá ter algum problema.
Em relação ao desenvolvimento psicológico dele parece-me normal para um bebé de 9 meses.
Aos 7 meses o meu filho fez, a pedido do pediatra, uma ecografia encefálica trasnfontanelar, que revelou estar dentro dos parâmetros normais. No entanto constata-se que o crescimento acelerado do PC continuou. O pediatra disse para aguardarmos até aos 12 meses, mas acho demasiado tempo e a ansiedade é muita.
Em algumas fotografias minhas de bébé, parece que também tinha a cabeça ligeiramente grande. No entanto não é possível aferir do comprimento do PC. O meu PC actual é de 58,5 cm e o da mãe é de 56,5 cm.
Agradecia a opinião da Dra. Graça Bastos.

Muito obrigado.

Carlos Oliveira
cdoliveira

Re: Perimetro Cefálico muito elevado?

Postby gracabastos30344 on Wed Jul 02, 2008 7:03 am

Bom dia:

Garanto-lhe que é tudo normal.
As curvas de perímetro cefálico estão completamente desadequadas à nossa população. A maioria dos bebés tem uma grande desproporção entre o percentil do peso e comprimento e o do PC.
Aqui há uns anos atrás, eu tb pedia ecografias transfontanelares por isso... que eram todas obviamente normais. Se o seu filho até ecografia já fez, não pense mais nisso.
Quando a curva é para mim duvidosa, eu uso outras curvas, que são usadas na consulta de neurologia do hospital onde trabalhei. Nessas curvas passam logo a ser PCs normais.
Para além disso o PC depende do formato da cabeça. Bossas frontais grandes (a testa saliente) ou occipitais salientes, dão logo mediçães maiores. Se nós medíssemos outros perímetros do craneo, já dava valores menores.
Se quiser as curvas de PC que eu uso em casos que não me deixam tranquila, deixe aqui o seu endereço de mail, que eu digitalizo-as e mando-lhe. Estive a pôr os vossos valores nessa curva e o filho está exactamente no mesmo percentil que o pai! Quem sai aos seus...

Vá de férias descansado :)

Bjs

Graça Bastos
gracabastos30344
Site Admin

Postby cdoliveira on Wed Jul 02, 2008 12:15 pm

Obrigado Dra. Graça pela pronta resposta. Ficamos muito mais descansados com a mesma.
Efectivamente penso que o meu filho tem a testa ligeiramente saliente e tem ainda na zona acima das orelhas os ossos também ligeiramente mais salientes.
Se não se importar, agradecia então que me enviasse as curvas de PC para o e-mail cdiogooliveira@tele2.pt.

Muito obrigado.

Carlos Oliveira
cdoliveira

Postby gracabastos30344 on Thu Jul 03, 2008 6:02 am

Bom dia:
Hoje não estou na clínica (5ªfeira é o meu dia de folga, porque 4ª trabalho até às 22h) e em casa não tenho as curvas. Lembre-me amanhã outra vez, a ver se eu consigo que me digitalizem as curvas lá na clínica para lhas mandar.

Bjs

Graça Bastos
gracabastos30344
Site Admin

Postby cdoliveira on Mon Jul 07, 2008 8:09 pm

Boa noite Dra. Graça,

Se puder, envie-me por favor as curvas que referiu, para o e-mail cdiogooliveira@tele2.pt.

Obrigado.

Carlos Oliveira
cdoliveira

Postby gracabastos30344 on Tue Jul 08, 2008 6:47 am

Ok, vou pedir agora para mas digitalizarem (tinha-me esquecido)
gracabastos30344
Site Admin

Postby felip on Fri Dec 19, 2008 9:42 pm

Gostaria de saber sobre o perímetro cefálico da minha filha que mede 41 cm e que esta com 2 meses e 10 dias??
aguardo resposta.
felip

Postby felipe on Fri Dec 19, 2008 9:44 pm

será que teria como me mandar essa tabela tb??????
meu email lamegotauro@hotmail.com
felipe

Postby gracabastos30344 on Sat Dec 20, 2008 8:37 am

Olá:
Não lhe posso dizer nada do perímetro cefálico do seu bebé sem saber os valores à nascença, como tem evoluído, quais são os percentis dos pais, etc.
Mas mando-lhe a tabela, sim

Bjs

Graça Bastos
gracabastos30344
Site Admin

Postby rita21 on Fri Jan 02, 2009 11:54 am

Olá Dra. Graça, vinha aqui colocar-lhe uma questão acerca do desenvolvimento do meu filho de 20 meses e deparei-me com esta.
Ele nasceu com 37,5cm PC e rapidamente ultrapassou o P95. Tinha 3,765Kg e 46cm. Hoje, aos 20 meses tem 51cm PC, o peso ronda os 12Kg e a altura está nos 81cm. Ele sempre comeu muito bem e o peso estve sempre num percentil acima da altura.
A questão é: é normal ele ter a cabeça tão grande e ser tão baixinho? É normal ele estar a descer de percentil na altura? Andou sempre pelo P50, aos 18meses passou para o P25 e agora aos 20meses está no P10. Devo levá-lo ao médico?
Pode enviar as tabelas para mim também?

ritaponte21@gmail.com

(a irmã, com 3 anos e meio, tem 104cm, 16Kg e 51cmPC)

Obrigada
Rita Ponte
rita21

Next

Return to Percentis Perímetro Cefálico