Perimetro Cefálico muito elevado?

Perimetro Cefálico muito elevado?

Postby cdoliveira on Tue Jul 01, 2008 10:27 pm

Boa noite Dra. Graça,

Este fórum foi recomendado por um familiar que também por aqui costuma esclarecer algumas dúvidas. Fico agradecido à Dra. Graça pela existência do fórum e espero que continue por muito tempo.
Escrevo esta minha primeira mensagem pois estou muito preocupado com o perímetro cefálico do meu filho que tem neste momento 9,5 meses. O meu filho nasceu com 3,46 Kg, 48,5cm de comprimento e 34,5cm de PC (percentil 25). Em relação ao peso passou depois a andar entre os percentis 75 e 90 e em relação ao comprimento entre os percentis 50 e 75. O problema (se é que existe) está no PC pois aumentou sempre bastante e desde os 5 meses que ultrapassou o percentil 95. Na última consulta de pediatria (9,5 meses), ontem, tinha um PC de 49,5cm (em casa, com a minha fita, medi 49cm), 73,5cm de comprimento e 10,85 Kg de peso.
Estou bastante preocupado com esta situação, pois não sei se o meu filho poderá ter algum problema.
Em relação ao desenvolvimento psicológico dele parece-me normal para um bebé de 9 meses.
Aos 7 meses o meu filho fez, a pedido do pediatra, uma ecografia encefálica trasnfontanelar, que revelou estar dentro dos parâmetros normais. No entanto constata-se que o crescimento acelerado do PC continuou. O pediatra disse para aguardarmos até aos 12 meses, mas acho demasiado tempo e a ansiedade é muita.
Em algumas fotografias minhas de bébé, parece que também tinha a cabeça ligeiramente grande. No entanto não é possível aferir do comprimento do PC. O meu PC actual é de 58,5 cm e o da mãe é de 56,5 cm.
Agradecia a opinião da Dra. Graça Bastos.

Muito obrigado.

Carlos Oliveira
cdoliveira
 
Posts: 3
Joined: Tue Jul 01, 2008 9:55 pm

Re: Perimetro Cefálico muito elevado?

Postby cdoliveira on Wed Jul 02, 2008 12:15 pm

Obrigado Dra. Graça pela pronta resposta. Ficamos muito mais descansados com a mesma.
Efectivamente penso que o meu filho tem a testa ligeiramente saliente e tem ainda na zona acima das orelhas os ossos também ligeiramente mais salientes.
Se não se importar, agradecia então que me enviasse as curvas de PC para o e-mail cdiogooliveira@tele2.pt.

Muito obrigado.

Carlos Oliveira
cdoliveira
 
Posts: 3
Joined: Tue Jul 01, 2008 9:55 pm

Re: Perimetro Cefálico muito elevado?

Postby cdoliveira on Mon Jul 07, 2008 8:09 pm

Boa noite Dra. Graça,

Se puder, envie-me por favor as curvas que referiu, para o e-mail cdiogooliveira@tele2.pt.

Obrigado.

Carlos Oliveira
cdoliveira
 
Posts: 3
Joined: Tue Jul 01, 2008 9:55 pm


Return to Percentis Perímetro Cefálico

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests

cron