Plagiocefalia

Plagiocefalia

Postby tortulia on Mon Mar 02, 2009 11:31 pm

Boa noite mamas e Drª Graça

Abri este tópico porque, anteriormente, escrevi no tópico de uma outra bloguista e não acho correcto e quero alertar para uma situação muito comum hoje em dia, que é a plagiocefalia posicional.

Desde que se descobriu que a posição de dormir de barriga para baixo aumentava a probabilidade de morte súbita os casos de plagiocefalia posicional aumentaram vertiginosamente. Quero salientar, que esta doença, pode também ser causada por torcicolos, posição dentro da barriga, etc. Os pediatras infelizmente, não dão muito valor a esta situação (nem todos :D ) que além do atraso motor que pode resultar há o problema estético que nos nossos dias é tão importante. Nesta longa pesquisa inclusivé escrevi-me com pessoas que psicologicamente têm sequelas por terem a cabeça deformada além de outras que seus bebes andam há longos meses em fisioterapia e têm atraso motor. Felizmente, há já grupos de pais a debaterem esta situação e a fazerem com que a plagiocefalia seja mais "ouvida"

Pois é, minha Laura nasceu de cezariana com forceps e tinha um torcicolo. Colocava-a, como me mandaram, de barriga para cima mas sinceramente não sabia que se tinha que ir virando a cabecita (também ela não a virava por causa do dito torcicolo). Havia e há uma vergonha de certos pais admitirem que não sabiam que frequentemente têm de virar a cabeça de seus filhos enquanto dormem. Fui ao pediatra e este reparou logo na cabeça achatada de um lado. Disse para virar o berço e fazer fisioterapia em casa. Nestes meses fiz isso e muito mais: comprei rolos da chicco, comprei a cadeirinha dumbo, etc. Ela melhorou um pouco mas, tem a cabeça deformada ainda. Sinceramente, ela não tem atraso motor (pelo menos acho que não) mas, não quero que fique feia esteticamente. Pelo menos fico tranquila ao saber que tentei tudo pela felicidade dela! Mas, também nunca a sujeitaria a uma cirurgia só por uma questão estética! Na última consulta com o pediatra, como ela esta bem ao nível físico ele desvalorizou o problema. No entanto, minha amiga e pediatra disse que era melhor ir a neurocirurgião. Confesso que achei um pouco exagerado mas, lá marquei (sem o pediatra da Laura saber :roll: ) Quero salientar também o seguinte: na pesquisa descobri que na Espanha há um tratamento para estes casos que é feito com um capacete. Sempre que falo isso com um médico olha-me como se fosse tola. Até esta minha amiga pediatra me dizia: Teresa por amor de deus não metas essas coisas na cabeça da gaiata :D

Bom, ainda bem que fui hoje à consulta! Adorei o médico. É o Dr. José Miguéis e dá consulta no Hospital da Luz. Também afirmou k ela parece estar bem ao nível motor mas, é melhor confirmar com ecografias (ás vezes há grandes surpresas). Mas, a melhor parte: ele e outro neurocirurgião português já fazem a correcção com o capacete! Senti-me tão aliviada pois, já pensava várias coisas como havia dinheiro em Portugal assim "por baixo" para não fazerem correcção ortopédica :shock: , que aquele tratamento era uma falcatrua, etc. Mas, sempre achando estranho o facto de várias familias portuguesas se terem deslocado ao estrangeiro para seus bebes fazerem a correcção. No entanto, a Laura vai primeiro tentar durante um mês outras duas alternativas a ver se melhora: durante 30 minutos por dia e quando estiver acordada vai ficar de barriga para baixo e começar a usar uma almofada anti sufoco. Temos que tentar isto primeiro porque, o tratamento ortopédico é caro e um pouco agressivo para os bebes (as vezes causa alergia, etc) mas, nunca esquecer que é só por pouco tempo e é preferivel do que o bebe vir a sofrer durante uma vida inteira!

Desculpem o testamento mas, acho muito importante divulgar a doença e melhor, que já há o tratamento em Portugal o que vai evitar a deslocação a outro país para realizar a correcção. Bjs
tortulia
 
Posts: 3
Joined: Mon Mar 02, 2009 10:18 pm

Re: Plagiocefalia

Postby tortulia on Wed Mar 04, 2009 1:22 am

Olá Dr.ª Graça

Sim, muitos a corrigem mas, o caso da Laura está muito dificil. Ela dorme virada para o lado correcto mas, coloca a cabeça toda para o lado e devia estar um pouco mais intermédia. Ela não consegue dormir para esse lado assim (mas no outro consegue). Vai fazer raios-x e vou rezar para k não seje preciso o tratamento ortopédico no entanto, os meses estão a passar e o craneo cada vez mais "duro" e nada de muitas melhoras :cry: Sinceramente, já não sei o que fazer. Com o cabelo crescido pouca a gente nota mas, se coloco um laço tenho de o tirar pk fica ridiculo e com o cabelho molhado aí sim nota-se muito k a bebe está mesmo deformada. Beijos
tortulia
 
Posts: 3
Joined: Mon Mar 02, 2009 10:18 pm


Return to Outras dúvidas

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron