3 anos e ainda na cama dos pais? A minha experiência.

3 anos e ainda na cama dos pais? A minha experiência.

Postby Sonia on Tue Dec 04, 2007 10:48 am

A Joana, minha primogénita, sempre adormeceu sozinha lindamente, mesmo quando nem 1 mês tinha Dava-lhe de mamar, metia-a na cama com um beijo, fechava a luz e saía. ela refilava durante uns 30 segundos e caía no sono. Maravilha. Aos 6 meses mudou para o quarto dela. Aos 7 começou a adormecer na mama. Não é que eu a embalasse, era ela que se deixava dormir ali. Claro que depois, ao deitá-la, saltava-lhe uma mola no rabo e ela ficava de pé a chorar. De partir o coração, é o que tenho a dizer. Desde essa altura que foi incapaz de adormecer sem me ter ao lado. A coisa piorou quando, aos 18 meses, a passei para uma cama de criança (para reservar o berço para o irmão que ia nascer no mês seguinte). Verdade seja dita que deixei de ter de me levantar a meio da noite mas apenas porque ela já era capaz de sair sozinha e meter-se na nossa cama. E foi aqui que deixámos de ter esta só para nós. Até ao seu 3º aniversário. "Já chega!", dissemos, e a mãe tratou de começar à procura de uma forma de a levar a ficar na sua cama sozinha e por uma noite inteira.

É que eu não sou muito adepta de deixar uma criança a chorar apenas porque às vezes tem mesmo de ser; as minhas 2 regras na maternidade (seguir o coração e educar da forma que me deixa confrotável e com que mais me identifico - em oposição a teorias de 3ºs) já me estavam a fazer arrancar os cabelos mas, a propósito da prenda dos seus sonhos, lembrei-me de a usar como moeda de troca. E por muito boa que me parecesse a ideia de recompensa por bom comportamento, dizer "se te portas mal não tens a prenda" soava mais a castigo.

Para não me alongar muito mais ( :mrgreen: ) vou apenas relatar o método que utilizei, saltando a parte do caminho até acertar com ele. A técnica é a dos autocolantes (muito vista em filmes norte-americanos a propósito das tarefas domésticas e também visitada em livros de treino do bacio): por cada acção cumprida a criança cola um autocolante. Neste caso a boa acção é dormir sozinha na sua cama e ficar lá a noite toda, o prémio é trazido pelo Pai Natal e o quadro de acção um Calendário do Advento. Como não encontrei os autocolantes fiz eu prórpria um calendário em cartolina, comprei umas tintas brilhantes e pronto. Comecei no dia 1 (dia que ficou vazio porque ela não dormiu na sua cama) e vai funcionar até ao dia 24. Os dias 2, 3 e 4 já têm lá o desenho que ela fez (método que subsititui a colagem dos autocolantes) para o Pai Natal ver que ela se portou bem. Já lhe mostrei a foto do brinquedo que ela quer dizendo que o Pai Natal queria confirmar que era aquele o presente que ela gostava de ter. Todos os dias de manhã lhe dou os parabéns, bato palmas, abraço e digo que estou muito orgulhosa e feliz (e ela também fica com a minha reacção). Todos os dias ela eprgunta se pode ir fazer o desenho.

É verdade que dorme com a luz da mesa de cabeceira acesa (felizmente o irmão não se tem importado muito com isso). É verdade que o rádo também fica ligado muito baixinho. Também é verdade que estas duas cosias só são desligadas na manhã seguinte. É verdade que vou lá de 5 em 5 minutos para lhe dar um beijo (e que aviso sempre que volto dali a 5 minutos para o fazer) até ela cair no sono. E é verdade que às vezes pede para dormir com coisas estranhas como máquinas fotográficas de brincar ou guarda-chuvas. É verdade que deixo. Mas, acima de tudo, é verdade que sem lágrimas e alimentando os seus sonhos consegui que ela começasse a dormir (e sozinha!) na sua cama.

E sempre que acorda a meio da noite levo-a de novo para a sua cama, deito-a com um beijo e digo-lhe baixinho que volto dali a 5 minutos. Já não volto mas ela também adormece imediatamente. Com a luz e o rádio ligados.

Resultou comigo. Espero que possa ajudar.

Sónia
Sonia
 
Posts: 1
Joined: Mon Oct 22, 2007 10:20 am

Return to Dormir sozinho ou com os pais

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests

cron