Dificuldade em respirar

Incluem-se aqui as dificuldades respiratórias por obstrução dos brônquios: as bronquiolies e a asma. As bronquiolites por serem infecções virais estão agrupadas em "infecções respiratórias". Asma diagnostica-se quando existem crises de dificuldade respiratória por espasmo dos brônquios, que se repetem e que aliviam com broncodilatador. A causa é habitualmente alérgica, mas pode haver asma não alérgica

Dificuldade em respirar

Postby Jukinha on Fri Feb 01, 2008 10:00 am

Bom dia Dr Graça.
O meu filhote de 4 anos ha +- 15 dias esteve com dificuldades em respirar. Levei-o ao medico que me perguntou se ele tinha historico de bronquiolites ha qual eu respondi que nao sabia visto nunca me terem dado nomes para o que o Bernardo tem. Fez 2 inalaçoes no hospital e veio para casa com 12 gotas de ventilan com 5 ml de soro durante 3 dias.
Anteontem a noite quando chegamos a casa vi que se estava a repetir, mas como ainda nao era tao intenso como da outra vez, comecei com vapores so com soro e deixei a noite passar. Passou a noite a queixar-se muito de dores de barriga e so estava bem ate adormecer a fazer vapores. Ontem de manha voltou ao hospital. Fez 4 inalaçoes (ainda assustaram os meus sogros -que era quem estava com ele - de uma possivel necessidade de ele ficar la). Graças a Deus pode voltar para casa e trouxe a seguinte prescriçao:
1o dia - atrovent + 10 gotas de ventilan + 3 ml de soro
2o dia - atrovent + 10 gotas de ventilan + 3 ml de soro
3o dia - ventilan + 3 m de soro
4º dia - atrovent + 3 ml de soro
todos 4 vezes ao dia

Agora a minha duvida continua ca. O que ele tem é oque? Uma infecçao respiratoria ou uma bronquiolite? Quais sao as caracteristicas da bronquiolite? É que eu juro que pensava que Bronquiolite era o nome "fino" que se dava agora para este tipo de dificuldades respiratorias/infecçoes respiratorias. A medica do hospital disse que aquilo era um virus, mas como ele nao fez febre (tem a temperatura a rondar os 37/37 e pouco) nao lhe mandou antibiotico (com a recomendaçao de que se começasse com febre voltarmos la).
Eu tenho historico de bronquites (fiz ventilan xarope a minha infancia toda. so deixei de tomar +- aos 15 anos porque quando tomava deixava de conseguir fazer coisas como escrever. os meus musculos ficavam todos a tremer), tenho alergias ao po da casa e aos acaros.
Nao acha que 2 vezes em 15 dias é muita recorrencia? Nao seria melhor ele ser seguido por um medico especialista?
Ja agora: O Bernardo passa o inverno sempre com ranhito. Umas vezes transparente outras verde. É normal? Eu sei que é normal eles andarem constipados, mas ele é o inverno todo mesmo. SO quando o calor começa a vir é que ele melhora.

Obrigada desde ja pela sua atençao.
Bjos Joana Costa
Jukinha
 
Posts: 15
Joined: Wed Oct 24, 2007 9:01 am
Location: Lisboa

Re: Dificuldade em respirar

Postby Jukinha on Wed Feb 06, 2008 10:08 am

Bom dia Dr Graça!
Pois é... Os 4 dias de medicaçao passaram e apesar dele estar melhor, nao esta bom. Levei-o ontem ao hospital outra vez para ser reavaliado, e para alem de ter feito la 1 aerosol, viemos para casa com mais 6 dias de ventilan (o,5 ml), atrovent (1ampola) e soro(0.3) (3 dias de 8h em 8h outros 3 de 12h em 12h). A medica ainda disse que se ele nao ficasse bom nesses 6 dias que podiamos continuar a dar-lhe à noite nas mesmas quantidades.

Agora a minha duvida está aqui. Tenho uma prima que é enfermeira que me alertou para os perigos do ventilan e que ele nao deveria ser feito mais do que 5 dias. O que é que a Dra Graça diz disto?

Obrigada mais uma vez por tudo!

Bjos, Joana Costa
Jukinha
 
Posts: 15
Joined: Wed Oct 24, 2007 9:01 am
Location: Lisboa

Re: Dificuldade em respirar

Postby Jukinha on Thu Feb 07, 2008 10:19 am

Obrigada mais uma vez Dra Graça por toda a ajuda.

Bjos Joana Costa
Jukinha
 
Posts: 15
Joined: Wed Oct 24, 2007 9:01 am
Location: Lisboa


Return to Dificuldade respiratória obstrutiva baixa

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 0 guests

cron