PFAPA

PFAPA

Postby patricism on Sat Feb 21, 2009 11:15 pm

Boa noite, Dra Graça

O meu filho foi mais uma vez "de urgência" ao pediatra dele, que suspeita que o meu filho tenha PFAPA. Foi a primeira vez que ouvi falar nesta doença. Será que me pode dar alguma informação sobre esta doença?
Alguma mamã tem vivências com esta doença?

obrigada pela ajuda que nos tem prestado

Patrícia Macedo
patricism
 
Posts: 36
Joined: Tue Dec 04, 2007 11:40 pm

Re: PFAPA

Postby patricism on Tue Feb 24, 2009 11:36 am

Bom dia, Dra Graça

Já anteriormente coloquei um post sobre o facto de o meu filho (39 meses) ter as amígdalas com "pontinhos" brancos, com alguma frequencia; também já "pedi" que falasse um pouco sobre aftas (está sempre a queixar-se da boca); e também já referi que faz febre com alguma frequência; tem também adenites quando estas situações se conjugam...
no sábado levei-o ao pediatra, que disse que a situação dele n se trataria com antibiótico, e falou na tal PFAPA, que eu nunca tinha ouvido falar. Disse também que da próxima vez que isto acontecer, lhe vai dar um comprimido - que não decorei o tipo - para ele tomar. se em duas horas os sintomas desaparecerem, estará confirmado o diagnóstico. Nestes dias, ele teve comichão mais intensa (tem eczema atópico)

Será que me pode elucidar mais um pouco? Para meu mal, sou daquelas mães que sofrem por antecipação...

Obrigada

Patrícia Macedo
patricism
 
Posts: 36
Joined: Tue Dec 04, 2007 11:40 pm

Re: PFAPA

Postby patricism on Wed Feb 25, 2009 11:44 pm

boa noite, Dra

realmente o pediatra falou em corticóides, mas o comprimido não pertence a esta "classe". Tem uma denominação que eu desconhecia. O pediatra disse que os cortic. são um dos tratamentos habituais, mas como as "crises" são mt frequentes, o uso frequente faz com que acabe, mais tarde, por não responder ao tratamento...

Se/quando voltar a acontecer, eu venho dizer qual o comprimido.

esta deve ser mais uma situação à qual chamamos "modernices". espero q seja somente um conjunto de coincidências... já me habituei a ter um filho "vidrinho"

obrigada

Patrícia Macedo
patricism
 
Posts: 36
Joined: Tue Dec 04, 2007 11:40 pm

Re: PFAPA

Postby patricism on Fri Feb 27, 2009 10:31 pm

Obrigada, AnaV, pelo teu testemunho

vou tentar não pensar mais no assunto - até voltar a acontecer...

Patrícia Macedo
patricism
 
Posts: 36
Joined: Tue Dec 04, 2007 11:40 pm

Re: PFAPA

Postby patricism on Sat Feb 28, 2009 12:17 pm

bom dia

o que a doutora diz dos corticoides foi o que o pediatra disse
nao irá fazer tratamento com corticoides, caso seja cíclica a situação
a unica coisa q me parece é q ele quer saber se é ciclico, se há uma frequencia padrão, e dar o tal comprimido que revela se é ou não PFAPA, pois os sintomas desaparecem em poucas horas
disse que, mesmo q se confirme, n temos q nos preocupar, pois entretanto desaparece

acho q ele quer só chamar-lhe um nome, para eu ficar mais descansada, uma vez que o meu filho está seeeeempre doente".
e eu tb sei que com as crianças é mesmo assim, mas dfe cada vez que repete, tenho medo de facilitar e afinal não ser sempre a mesma coisa.... vemos e sabemos de casos que "afinal desta vez era diferente...." e custa ficarmos relaxados...

mas de forma alguma o peduiatra nos qui«s assustar, até pq ele é mt relaxado, antibióticos são rarissimos, as coisas devem fluir normalmente...

obrigada

patricia macedo
patricism
 
Posts: 36
Joined: Tue Dec 04, 2007 11:40 pm


Return to Outros temas

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron